Reiki

Quanto tempo numa sintonização de Reiki

Por vezes um aluno de Reiki questiona – quanto tempo será a sintonização? Pois essa mesma questão poderá ter o próprio Mestre de Reiki.

O tempo de uma sintonização de Reiki

No sistema tradicional e outros de base semelhante, a iniciação de nível 1 é bastante diferente das de nível 2 e 3. No nível 1 o aluno recebe quatro sintonizações, que o Mestre optará pela melhor forma de as dar. Poderão ser as quatro todas juntas, uma a uma em tempos separados ou duas a duas em tempos separados. Não há uma regra rígida, é uma opção do Mestre.

Factores que podem fazer depender o tempo

Existem várias condições que poderão fazer alongar o tempo de uma sintonização. Aqui ficam alguns exemplos:

  • A condição energética do aluno –  a uns parece correr muito depressa, a outros extremamente lento. Tem mesmo a ver com o seu canal energético e algumas situações a serem desbloqueadas;
  • O Mestre sente-se a perder a noção do tempo e do espaço – No caso do nível 1 é ainda mais notório, podendo esquecer-se em que sintonização está. 2ª, 3ª? É comum isto acontecer, poderá ter como causa o desenraizamento ou a comunicação energética entre aluno e mestre;
  • O aluno indica algumas reacções físicas à sintonização, tais como movimentos dos olhos, afastamento da cabeça, movimentos do corpo, entre outras, que poderá ter a ver com a sua sensibilidade à energia e a resposta que o seu próprio corpo energético dá, ao corpo físico. No caso de pessoas com questões emocionais e mentais mais profundas, o Mestre deve também ter o seu tempo em atenção, para que a intensidade da energia;
  • O Mestre sente situações energéticas, físicas, mentais ou emocionais do aluno – poderá acontecer o Mestre ter uma percepção de algumas situações a serem resolvidas pelo aluno e isso poderá levar algum tempo mais a fazer a sintonização pois pode resolver algumas delas com o processo.

Só nestes quatro exemplo podemos encontrar muita matéria de reflexão. Uma sintonização não é um processo mecânico mas um acto de profundo respeito pelo Reiki e por todos os intervenientes. Não deve haver pressa mas sim serenidade.

Como ajudar os alunos a lidar com o tempo

Para que não seja desconfortável para os alunos, no caso do nível 1, porque não ensiná-los a meditar, esvaziando a mente? Sem dúvida que a sua elevação da consciência irá ajudar em todo o processo. Muitas vezes é a mente que bloqueia.

Se tem outro nível de Reiki, melhor ainda. Porque não fazer o Joshin Kokyu Ho? Irá sem dúvida auxiliar na acumulação da energia vital, ou então a meditação Gassho.

Após a sintonização, incentivá-los a colocarem as mãos onde sentirem mais necessidade e não ficarem somente com as mãos no coração e plexo solar.

O tempo de uma sintonização de Reiki pode ser muito variável. O Mestre não pode fazê-lo a correr, cada coisa demora o seu tempo, até com a energia é assim.
O tempo de uma sintonização de Reiki pode ser muito variável. O Mestre não pode fazê-lo a correr, cada coisa demora o seu tempo, até com a energia é assim.

 

 

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.