Inspirador,  Reiki

Parar para recomeçar, com Reiki

Quando vivemos continuamente os mesmos processos e vamos acumulando com outros que surgem, acabamos por nos atolar num pântano de decisões, pensamentos, emoções. Se queremos ter força para criar, temos que saber parar para recomeçar.

Saber parar

A Onda
Num momento tempestuosa
No outro, calma
A onda do oceano
É na verdade
Tal qual a existência humana
Imperador Meiji

Muitas vezes queremos parar, dizemos que vamos parar mas tal não acontece. É a cabeça que não pára, ainda assente nas questões e nas acções que estão pendentes. É a ligação contínua pelas formas habituais de contacto, os emails, facebook, sms, etc. É o não conseguir aceitar o momento presente para si, para o descanso ou para a sua própria atenção. Reiki traz-nos algumas lições valiosas para o saber parar.

Quando recitamos os cinco princípios, começamos por “Só por hoje“. Não quer dizer que é algo apenas para este dia mas sim a atenção que temos no momento presente. É atingir a atenção plena com Reiki. Saber parar é isso mesmo, é conseguir convergir para o momento presente, libertando a mente dos pensamentos e o coração das emoções que surgem com essas ideias e memórias. Ao colocarmos as mãos em gassho, centrados na respiração e no entoar dos cinco princípios, compreendemos a importância do vazio, do espaço da mente limpa que nos ajuda a recriar.

Saber parar é também dizer que neste momento precisamos de nós mesmos e que nos vamos dedicar a outras coisas que não o habitual. Se precisamos desse momento, precisamos também indicar que o mesmo seja respeitado, assim como devemos respeitar quem decide tirar um momento para paragem.

Se precisas para, então começa por preparar esse momento com uma semana de antecedência. Vai mudando as rotinas e preparando a tua própria predisposição para tal.

Sabe parar para que te reencontres.
Sabe parar para que te reencontres.

Saber recomeçar

O Céu
Azul claro e sem nuvens
O grande céu
Também eu gostaria
De ter um espírito assim
Imperador Meiji

O momento de paragem, quando o conseguimos alcançar, permite-nos criar um céu claro, límpido, dentro de nós. Como quem diz, conseguimos que o nosso espírito encontre a serenidade que tanto precisa. Na serenidade, na tela branca da nossa mente e coração, temos o espaço que precisamos para criar e recriar. Ao ver coisas diferentes, sair da rotina, encontrar outras pessoas e reencontrando-nos ficamos com uma outra energia e vitalidade, que nos permite recomeçar.

Mas recomeçar é também uma arte. Não podemos cair novamente nas mesmas rotinas que nos embaraçavam nem nas mesmas situações com a mesma mentalidade e energia. O parar deve servir para vermos as coisas de outra perspectiva e com uma outra elevação de consciência. Recomeçar significa recriar. Não voltamos ao mesmo ponto nem somos a mesma pessoa, então porque insistimos nas mesmas soluções?

Se recomeças, recria-te e tem perspectivas inovadoras para ti mesmo e para as questões. Centra-te um momento, pratica nentatsu. Que resposta encontras?

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Monica

    ola sou reikiana de 2 nível e a muito que deixei de praticar talvez por motivos sem logica ,e gostava de voltar a iniciar acha que posso a qualquer altura ou tenho de voltar a refazer os níveis ,obrigada Monica

    • João Magalhães

      Olá Mónica
      podes voltar a qualquer altura, o Reiki está sempre em ti. É só mesmo uma questão de retomares os 21 dias de autotratamento, os princípios e tudo começa a acontecer 🙂
      tem força e muito Reiki

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.