Ensino e Cursos,  Nível 1 Shoden,  Reiki

O que queres do Reiki e o que farás com o que aprendeste?

Se iniciaste agora o teu percurso no Reiki ou és até um praticante de longa data e profissional ou voluntário, pergunta-te – O que quero do Reiki, o que farei e faço com o que aprendi?

Reiki é, sem dúvida alguma, em primeiro lugar para o nosso próprio desenvolvimento pessoal por isso o centro da nossa aprendizagem é a prática dos cinco princípios de Reiki. Em paralelo, temos a prática do autotratamento e só depois, o tratamento a outros.

O Mestre Usui responde – O que é o Usui Reiki Ryoho

Graciosamente recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar física e espiritualmente, andar por um caminho certo como um ser humano, em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.

Em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável.
Em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável.

A questão central – A cura de mim mesmo

Muitos são os que procuram o Reiki para poder curar os outros. Não é uma motivação errada, faz parte de um princípio humanizador e uma expressão da compaixão e amor incondicional. Mas, querer curar os outros sem fazer esse caminho para si mesmo, poderá revelar uma série de fragilidades que colocarão o praticante em condições menos positivas – poderão aparecer situações para as quais não está anímica e energeticamente preparado; a sua experiência poderá não ser suficiente; poderá sentir descompensação quando não compreende como deve ser o envolvimento com a outra pessoa e quais os seus limites; poderá não compreender se as reacções que sente são da sua própria energia ou da energia de outrém.

O Mestre Usui respondia também a esta questão central quando lhe perguntaram – “Se eu posso curar os outros, posso curar-me?”, a sua resposta foi simples e muito esclarecedora – “Se não pode curar-se a si mesmo, então como pode curar os outros?“. O caminho da cura é longo, com isto o Mestre Usui não queria dizer que somente após se curar é que pode curar os outros mas sim que se não fizer esse caminho, como o poderá fazer com os outros. Por isso, um praticante deve sempre realizar o seu autotratamento e reflexão nos princípios.

Para onde vou

Se praticas os cinco princípios e o autotratamento, o que queres realizar com Reiki, além do caminho para a felicidade?

Tu és o rosto do Reiki, quando cuidares de alguém, tu és Reiki e representas o Reiki, isso requer consciência, coração, responsabilidade.

Sabes que em primeiro lugar Reiki é para ti, o que farás com o que aprendeste?
Sabes que em primeiro lugar Reiki é para ti, o que farás com o que aprendeste?

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.