O caminho que esclarece

Todos nos perguntamos, qual o caminho? Por onde vou, para onde vou, como vou? Será este o caminho ou aquele que outro percorre? O caminho é o percurso que vamos vivendo com uma chegada muito concreta. Mas como veremos esse caminho e de que forma vamos aproveitando os momentos de paragem?

O caminho que esclarece

No livro dos sábios da floresta, o aluno pergunta ao Mestre:

– Então mestre, o que é o Caminho?
– O Caminho é um conceito do homem.
– Mas como é esse Caminho?
– Ah! Agora, você finalmente fez a pergunta correta: o nosso Caminho é o Estudo. O nosso Caminho é a Educação;

O nosso caminho, seja ele qual for, deve ser enriquecido com estudo, com educação. O estudo alimenta a mente e a alma, cultiva a sabedoria; a educação coloca em prática a nossa constituição. Se queremos um caminho mais feliz, temos que procurar um caminho de sabedoria, que nos seja esclarecedor, para que também possamos esclarecer os outros, lembrando sempre a necessidade de desapego e a compreensão da impermanência das coisas. Tudo muda, inclusive nós mesmos.

学人
xue ren – estude o ser humano
做仁
zuo ren – faça o humanismo
儒教
ru jiao – o ensinamento dos estudiosos
天道
tian dao – [é] o caminho do céu

Um monte taoísta escreve no chão com água, um princípio do desapego e da impermanência das coisas.
Um monte taoísta escreve no chão com água, um princípio do desapego e da impermanência das coisas.

Revê constantemente o teu caminho. Nunca encares algo como tempo perdido mas sim como uma aprendizagem, se realmente sabes tirar daí lições, nem que seja para o que não deves fazer, para o que não queres mais fazer. Escuta os outros com mente e coração, escuta-te a ti mesmo e ouve o sussurro do universo, quer num dia cinzento, quer num dia solarengo. Aprende a encontrar o caminho e a aproveitar cada momento. O fim, ninguém sabe como é e só tu viverás o teu.

2 thoughts on “O caminho que esclarece”

  1. Um belo texto de reflexão e que vou tomar a liberdade, João Magalhães, de partilhar, (lembrando-me sempre de mencionar a fonte) com os meus amigos não Reeikianos. Sou Grata

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.