Artigos,  Reiki

Fazer mal com Reiki – uma questão pertinente com uma resposta óbvia

A questão de pode-se fazer mal com Reiki surge não só na mente de quem não é praticante mas também de quem é praticante de Reiki. Q questão é tão pertinente que merece ser olhada com todo o cuidado e respeito, apesar da resposta ser muito óbvia.

Reiki é energia, esse é um princípio básico que todos aceitamos. A prática do Usui Reiki Ryoho, envolve cinco princípios – só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso. Cada um destes princípios é por si também uma determinada frequência, expressa no Reiki. É como o arco-iris. O branco representa a junção de todas as cores mas, quando difracionado, as cores surgem, cada uma com as suas devidas propriedades.

Quando pensamos em Amor, todos compreendemos o que isso significa e sabemos que o mesmo se divide em vários tipos de “amor” mas, Amor é Amor e este não causa uma acção errada.

Qualquer tipo de acção errada ou mal, é próprio da inconsciência e ignorância do ser humano. Nós sim, desvirtuamos as qualidade, os conceitos, as práticas. Se observamos a peça “Romeu e Julieta” de Shakespeare, temos o Amor entre duas pessoas, incrivelmente belo e vivido mas impossível pela condição social de ambos e daqueles que os rodeiam. A opção de terminar com as suas vidas não foi do Amor mas sim deles mesmos. O Amor não pede suicídios mas vida e felicidade, as situações e incapacidade de as compreender é que nos leva a nós a tomar as piores decisões.

Pode-se fazer mal com Reiki

Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente. ~ Mikao Usui (Usui Reiki Ryoho Hikkei)

Somente a ignorância de um praticante de Reiki poderia levar a esta afirmação. Lendo a frase do Mestre Usui, vemos que é um método para auxiliar, cuidar, curar (dentro do possível) a doença do corpo e da mente. Com uma filosofia de vida que está orientada para a iluminação (satori) e elevação da consciência, o Reiki tem tudo o que a energia vital corresponde – vida, criação.

Toda a existência tem um poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insectos, mas especialmente os humanos, como o senhor da criação, têm um poder considerável. Usui Reiki Ryoho materializa o poder curativo que o humano tem. ~Mikao Usui (Usui Reiki Ryoho Hikkei)

Se alguém afirmar que pode fazer mal com Reiki, naturalmente está num caminho de ignorância. Ele sim e a sua mente poderão fazer mal a alguém mas nunca Reiki ou o Usui Reiki Ryoho. É como se alguém tentasse dar amor a alguém através da violência – nunca seria amor!!! Fazer mal com Reiki, nunca será Reiki!!!

Mikao Usui sintonização de cura
“Eu gostava de lançar este método para o público para benefício de todos e esperança para a felicidade de todos” ~ Mikao Usui

É muito importante que os praticantes se perguntem “O que estou eu a fazer no Reiki?”, “Para que quero o Reiki na minha vida?”, “Compreendo verdadeiramente os princípios de transformação no Reiki?”. Só colocar as mãos não basta. Achar que se tem poderes é absurdo. Promover o medo e ignorância é atroz.

O caminho do Reiki é o da transformação e desenvolvimento pessoal, num caminho para a felicidade. Temos a possibilidade de nos tratar e de tratar os outros mas, a verdadeira charneira, é a nossa própria transformação.

Fazer mal com Reiki é uma questão que nem se coloca, assim como fazer mal com Amor. Os praticantes devem sim, rever a sua mente e coração, as suas acções. O caminho para a transformação é longo e talvez termine no final da vida. Até lá, temos que Só por hoje, sermos um pouco melhores.

 

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.