Meditação,  Tao

Nembutsu – a prática de mindfulness na recitação de buda

Nembutsu (ou nianfo) é a recitação em meditação do nome de Buda. É uma prática do Budismo da Terra Pura e serve para o despertar espiritual e alcance do estado desperto (buda). Este artigo é uma partilha da visão oriental que serve de reflexão às práticas de repetição ou meditação para a atenção plena.

Terra Pura relaciona-se com três aspectos – a purificação deste mundo onde vivemos, através das boas práticas e elevação da consciência (jobukkokudo); A Terra Pura que existe na mente de cada um (jojakkodo);  A Terra Pura da próxima vida (raisejodo). Este último conceito refere-se à Terra Pura eventualmente alcançada após a vida(s).

No Nembutso, a repetição do nome de Buda Amida auxilia o praticante a atingir o seu estado desperto. Em chinês diz-se Namo Amituofó 南無阿彌陀佛 e em Japonês Namu Amida Butsu 南無阿弥陀仏. Esta recitação é como uma entrega à compaixão de Buda Amida. Amida representa a luz e vida imensurável.

No pressuposto que Shakyamuni se tornou um buda, então qualquer ser humano pode tornar-se um buda e que em si tem uma natureza de buda, segundo a tradição Mahayana, então todos somos iguais. Buda e um pedinte, Buda e um académico, Buda e um ladrão. A única diferença é o grau da compreensão da verdade. Shakyamuni atingiu a sabedoria máxima através da sua prática e é esse o percurso que cada um de nós vai fazendo, à sua forma, no seu caminho e tempo. É por isso que o budismo é considerado também como humanista, pois tem uma abordagem de igualdade na obtenção do estado de buda (desperto).

Segundo Shakyamuni, a Paz duradoura no mundo e na pessoa será alcançada quando cada ser se libertar da ignorância e do apego, que são os causadores do sofrimento. Podemos relembrar as palavras de buda quando dizia que “não há luta entre o bem e o mal mas sim entre a sabedoria e a ignorância”. São muitos os caminhos para lá chegarmos, cabe a cada um sentir qual o que lhe faz mais sentido.

O nembutsu pode ser recitado de três formas. Uma em qualquer altura do dia e a isso chama-se Jinjo Gyogi. Outra num lugar, data e hora pre-determinados, chamado Betsuji Nembutsu e o terceiro, chamado Rinju Gyogi que é entoado no momento de falecimento do crente como boas vindas à Terra Pura (Jodo).

Namu Amida Butsu
Namu Amida Butsu

Como recitar o Nembutsu

Antes do Nembutsu deve primeiro colocar-se as mãos em gassho, pois é um acto de respeito no budismo. Pode ser realizado de pé ou sentado. Um juzu (mala) pode estar a envolver as mãos e a recitação não deve ser nem demasiado alta nem demasiado baixa ou sem energia. O nosso acto deve ser consciente e não meramente mecânico.

Recitação Junen

Namu Amida Butsu (em japonês) é recitado dez vezes. No sutra Muryoju-Kyo, sutra da vida imensurável, está escrito que quem recitar o nembutsu dez vez será salvo. Namu Amida Butsu é recitado oito vezes num único fôlego, sem recitar o “tsu”. Depois faz-se uma inspiração profunda e recita-se totalmente “Namu Amida Butsu”, o que perfaz nove vezes. O décimo nembutsu é cantado com o “tsu”, quase silencioso.

Recitação Nembutsu Ichie

Pode ser recitado quantas vezes se queira, o tempo que se queira.

Recitação Sanshorai

“Naam Ami Daau” é recitado três vezes, muito lentamente, finalizado com uma flexão muito profunda. É repetido numa série de três vezes.

南無 阿彌陀佛 Namo Amitabha
南無 阿彌陀佛 Namo Amitabha. A representação da suástica é um símbolo oriental que representa a luz, iluminação.

Os budistas da Terra Pura dizem que se experimenta uma profunda paz nesta recitação, principalmente quando se abandona o ego, pela reflexão da nossa própria ignorância, fazendo-nos elevar à compaixão do Amida Buda. O Nembutsu pratica-se conscientemente para o alcance da sabedoria.

 

[youtube_sc url=”http://youtu.be/ITQBkHZXRtg”]

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.