Nembutsu – a prática de mindfulness na recitação de buda
Nembutsu (ou nianfo) é a recitação em meditação do nome de Buda. É uma prática do Budismo da Terra Pura e serve para o despertar espiritual e alcance do estado desperto (buda). Este artigo é uma partilha da visão oriental que serve de reflexão às práticas de repetição ou meditação para a atenção plena.
Terra Pura relaciona-se com três aspectos – a purificação deste mundo onde vivemos, através das boas práticas e elevação da consciência (jobukkokudo); A Terra Pura que existe na mente de cada um (jojakkodo); A Terra Pura da próxima vida (raisejodo). Este último conceito refere-se à Terra Pura eventualmente alcançada após a vida(s).
No Nembutso, a repetição do nome de Buda Amida auxilia o praticante a atingir o seu estado desperto. Em chinês diz-se Namo Amituofó 南無阿彌陀佛 e em Japonês Namu Amida Butsu 南無阿弥陀仏. Esta recitação é como uma entrega à compaixão de Buda Amida. Amida representa a luz e vida imensurável.
No pressuposto que Shakyamuni se tornou um buda, então qualquer ser humano pode tornar-se um buda e que em si tem uma natureza de buda, segundo a tradição Mahayana, então todos somos iguais. Buda e um pedinte, Buda e um académico, Buda e um ladrão. A única diferença é o grau da compreensão da verdade. Shakyamuni atingiu a sabedoria máxima através da sua prática e é esse o percurso que cada um de nós vai fazendo, à sua forma, no seu caminho e tempo. É por isso que o budismo é considerado também como humanista, pois tem uma abordagem de igualdade na obtenção do estado de buda (desperto).
Segundo Shakyamuni, a Paz duradoura no mundo e na pessoa será alcançada quando cada ser se libertar da ignorância e do apego, que são os causadores do sofrimento. Podemos relembrar as palavras de buda quando dizia que “não há luta entre o bem e o mal mas sim entre a sabedoria e a ignorância”. São muitos os caminhos para lá chegarmos, cabe a cada um sentir qual o que lhe faz mais sentido.
O nembutsu pode ser recitado de três formas. Uma em qualquer altura do dia e a isso chama-se Jinjo Gyogi. Outra num lugar, data e hora pre-determinados, chamado Betsuji Nembutsu e o terceiro, chamado Rinju Gyogi que é entoado no momento de falecimento do crente como boas vindas à Terra Pura (Jodo).
Como recitar o Nembutsu
Antes do Nembutsu deve primeiro colocar-se as mãos em gassho, pois é um acto de respeito no budismo. Pode ser realizado de pé ou sentado. Um juzu (mala) pode estar a envolver as mãos e a recitação não deve ser nem demasiado alta nem demasiado baixa ou sem energia. O nosso acto deve ser consciente e não meramente mecânico.
Recitação Junen
Namu Amida Butsu (em japonês) é recitado dez vezes. No sutra Muryoju-Kyo, sutra da vida imensurável, está escrito que quem recitar o nembutsu dez vez será salvo. Namu Amida Butsu é recitado oito vezes num único fôlego, sem recitar o “tsu”. Depois faz-se uma inspiração profunda e recita-se totalmente “Namu Amida Butsu”, o que perfaz nove vezes. O décimo nembutsu é cantado com o “tsu”, quase silencioso.
Recitação Nembutsu Ichie
Pode ser recitado quantas vezes se queira, o tempo que se queira.
Recitação Sanshorai
“Naam Ami Daau” é recitado três vezes, muito lentamente, finalizado com uma flexão muito profunda. É repetido numa série de três vezes.
Os budistas da Terra Pura dizem que se experimenta uma profunda paz nesta recitação, principalmente quando se abandona o ego, pela reflexão da nossa própria ignorância, fazendo-nos elevar à compaixão do Amida Buda. O Nembutsu pratica-se conscientemente para o alcance da sabedoria.
[youtube_sc url=”http://youtu.be/ITQBkHZXRtg”]
Um comentário
Filipa Gonçalves
Obrigada Joao