O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Como te preparares para um curso de Reiki – o nível 1

Reiki é simples mas cada curso é um curso, ou melhor um per”curso” que fazemos, único e íntimo. A verdadeira preparação, quer para o nível 1 de Reiki ou para qualquer outro nível, só mesmo o Mestre da escola onde irás aprender é que pode dar. Estas são apenas partilhas para os meus alunos, ou para qualquer futuro praticante que procure alguma perspectiva, informação, sobre o tema.

Como te preparares para um curso de Reiki, nível 1

Antes de mais, tens que te descontrair e retirar da mente os preconceitos e ideias que possas ter sobre Reiki. Muito se pode explicar mas só mesmo com a prática é que percebemos realmente o que é e o efeito que possa ter em nós e nos outros.

Pela minha perspectiva, Reiki não é religião, seita ou clube espiritual. É prática energética e desenvolvimento pessoal através de uma filosofia de vida simples, assente em cinco princípios. Os conceitos sobre o que é espiritualidade, são próprios do indivíduo e dependerá de Mestre para Mestre a passagem desses conceitos.

Não precisas saber japonês. Apesar de algumas técnicas serem ditas em japonês, têm também a sua tradução para português. Como se diz, o saber não ocupa lugar e conhecer um pouco do sabor da origem do Reiki é também interessante. Ouve aqui o Mestre Inamoto Hyakuten a recitar os cinco princípios de Reiki.

Não te esqueças de pedir informações sobre horários do curso e se tem acompanhamento ou não. O acompanhamento é o que te permite praticar, expor as questões e sentir a prática de uma forma completamente diferente.

Compreende como será o teu percurso no Reiki. Quantos níveis, que prática, que condições para crescimento e envolvência com outros praticantes. Tenta conhecer os valores de todos os níveis. Dá valor à tua formação, não desvalorizes uma aprendizagem que te pode trazer uma grande transformação, elevação da consciência e ainda vivência com mais equilíbrio e qualidade.

Tenta compreender qual a tua intenção na aprendizagem de Reiki. É para ti? É para resolver alguma questão em concreto? Quanto menos preconceito e expectativa mais aberto estarás às experiências e ao sentir. Reiki requer primeiro sentir, depois sim, poderás racionalizar sobre o que sentes.

Durante a semana antes do curso, tenta reflectir, como está a tua vida, que situações têm surgido para resolveres. Talvez seja um reflexão interessante, poderá ajudar-te na transformação com Reiki.

Para o dia do curso, leva roupa confortável, meias quentes ou chinelos. A cor da roupa não é tão importante quanto isso (para mim). Se por exemplo não te sentires bem de branco e tiveres que forçosamente ir de branco, isso poderá criar alguma limitação em ti. Temos que também respeitar as opções de cada um e de que forma se sentem bem. Reiki é para ser praticado em alegria, por isso, tens que estar como te sentes melhor.

Não te esqueças da água, é muito importante a hidratação. Como temos muita energia a circular no nosso interior e exterior, podemos ter sinais muito evidentes de desidratação, muito mais rapidamente que o normal.

Coloca uma intenção para a energia que vais receber. Poderá ajudar-te, pensa para que seja para o teu bem supremo e com serenidade. O Reiki pode ajudar-te bastante, a definir um rumo para a vida mas isso somente se te fizer sentido a elevação da consciência com os cinco princípios. Pensa neles – Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Reiki é simples, incrivelmente bom e traz-nos uma outra percepção da vida. Que o teu caminho seja rumo à felicidade, em harmonia.

Lê sobre a vida do Mestre Mikao Usui, o fundador do Usui Reiki Ryoho, a base de todo o Reiki que existe hoje. Se quiseres depois ler alguns livros sobre Reiki, podes ver aqui os livros que recomendo, sobre Reiki e não só. A leitura ajuda-te a ter perspectivas e ensinamentos mas nada substitui a prática, primeiro em ti e depois nos outros.

Kanji do Reiki - é composto pelos kanji Rei e Ki, a energia que vem de cima e a energia vital que se armazena em nós.

Kanji do Reiki – é composto pelos kanji Rei e Ki, a energia que vem de cima e a energia vital que se armazena em nós.

Previous

Os cinco princípios segundo Thich Nhat Hanh

Next

Reiki para mãos e pés frios

1 Comment

  1. eu sou um praticante de reiki nivel um

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén