Reiki

Como te preparares para um curso de Reiki – o nível 1

Reiki é simples mas cada curso é um curso, ou melhor um per”curso” que fazemos, único e íntimo. A verdadeira preparação, quer para o nível 1 de Reiki ou para qualquer outro nível, só mesmo o Mestre da escola onde irás aprender é que pode dar. Estas são apenas partilhas para os meus alunos, ou para qualquer futuro praticante que procure alguma perspectiva, informação, sobre o tema.

Como te preparares para um curso de Reiki, nível 1

Antes de mais, tens que te descontrair e retirar da mente os preconceitos e ideias que possas ter sobre Reiki. Muito se pode explicar mas só mesmo com a prática é que percebemos realmente o que é e o efeito que possa ter em nós e nos outros.

Pela minha perspectiva, Reiki não é religião, seita ou clube espiritual. É prática energética e desenvolvimento pessoal através de uma filosofia de vida simples, assente em cinco princípios. Os conceitos sobre o que é espiritualidade, são próprios do indivíduo e dependerá de Mestre para Mestre a passagem desses conceitos.

Não precisas saber japonês. Apesar de algumas técnicas serem ditas em japonês, têm também a sua tradução para português. Como se diz, o saber não ocupa lugar e conhecer um pouco do sabor da origem do Reiki é também interessante. Ouve aqui o Mestre Inamoto Hyakuten a recitar os cinco princípios de Reiki.

Não te esqueças de pedir informações sobre horários do curso e se tem acompanhamento ou não. O acompanhamento é o que te permite praticar, expor as questões e sentir a prática de uma forma completamente diferente.

Compreende como será o teu percurso no Reiki. Quantos níveis, que prática, que condições para crescimento e envolvência com outros praticantes. Tenta conhecer os valores de todos os níveis. Dá valor à tua formação, não desvalorizes uma aprendizagem que te pode trazer uma grande transformação, elevação da consciência e ainda vivência com mais equilíbrio e qualidade.

Tenta compreender qual a tua intenção na aprendizagem de Reiki. É para ti? É para resolver alguma questão em concreto? Quanto menos preconceito e expectativa mais aberto estarás às experiências e ao sentir. Reiki requer primeiro sentir, depois sim, poderás racionalizar sobre o que sentes.

Durante a semana antes do curso, tenta reflectir, como está a tua vida, que situações têm surgido para resolveres. Talvez seja um reflexão interessante, poderá ajudar-te na transformação com Reiki.

Para o dia do curso, leva roupa confortável, meias quentes ou chinelos. A cor da roupa não é tão importante quanto isso (para mim). Se por exemplo não te sentires bem de branco e tiveres que forçosamente ir de branco, isso poderá criar alguma limitação em ti. Temos que também respeitar as opções de cada um e de que forma se sentem bem. Reiki é para ser praticado em alegria, por isso, tens que estar como te sentes melhor.

Não te esqueças da água, é muito importante a hidratação. Como temos muita energia a circular no nosso interior e exterior, podemos ter sinais muito evidentes de desidratação, muito mais rapidamente que o normal.

Coloca uma intenção para a energia que vais receber. Poderá ajudar-te, pensa para que seja para o teu bem supremo e com serenidade. O Reiki pode ajudar-te bastante, a definir um rumo para a vida mas isso somente se te fizer sentido a elevação da consciência com os cinco princípios. Pensa neles – Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Reiki é simples, incrivelmente bom e traz-nos uma outra percepção da vida. Que o teu caminho seja rumo à felicidade, em harmonia.

Lê sobre a vida do Mestre Mikao Usui, o fundador do Usui Reiki Ryoho, a base de todo o Reiki que existe hoje. Se quiseres depois ler alguns livros sobre Reiki, podes ver aqui os livros que recomendo, sobre Reiki e não só. A leitura ajuda-te a ter perspectivas e ensinamentos mas nada substitui a prática, primeiro em ti e depois nos outros.

Kanji do Reiki - é composto pelos kanji Rei e Ki, a energia que vem de cima e a energia vital que se armazena em nós.
Kanji do Reiki – é composto pelos kanji Rei e Ki, a energia que vem de cima e a energia vital que se armazena em nós.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.