O terceiro princípio de Reiki, ditado pelo Mestre Mikao Usui é “Sou grato”. Incluir a gratidão nos pilares fundamentais da filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho – os cinco princípios de Reiki – foi uma forma do Mestre trazer uma das maiores transformações em nós mesmos – o reconhecimento de que tudo vem para o nosso caminho de felicidade.

Kyo Dake Wa, Kansha shite – Só por hoje, sou grato

Quando estamos no meio da tempestade de uma situação dolorosa, os princípios pouco ecoam em nós. Faz parte da nossa humanidade esquecer os valores fundamentais quando o stress, a dor, a indisposição nos assolam e retiram o equilíbrio precário que temos. Com a prática e reflexão constantes, vamos apercebendo que  as situações surgem para que possamos despertar – observar o que ainda nos falta para crescer e assim mudarmos para que possamos ser felizes. Na serenidade, confiando na vida, encontramos o espaço para a gratidão. Assim encontramos os princípios interligados, como tudo nesta vida.

Kansha shite – sou grato, na prática de Reiki

Quando sentimos o Reiki a fluir em nós e ele encontramos obstáculos, então devemos estar gratos. Por um lado, fomos capazes de identificar um bloqueio, por outro, podemos usar a energia para trabalhar essa situação. Quando nos sentimos equilibrados ou em sintonia com a vida, sentimos gratidão, algo interior que expressa a nossa felicidade por estarmos em uníssono.

A gratidão na nossa prática de Reiki é tão importante quando o termos o coração predisposto para a acção compassiva. Ao sermos gratos na partilha da energia, estamos a ligar-nos e a trazer o que há de mais maravilhoso no universo. É um sentimento muito próprio, que ecoa pela vida.

Podemos reflectir sobre a nossa gratidão na prática de Reiki:

  • Sou grato a mim mesmo pelo meu caminho de Reiki?
  • Sou grato pelos ensinamentos que tive na partilha com o/a Mestre e os meus colegas?
  • Sou grato cada vez que a energia flui em mim para trazer harmonia?
  • Sou grato quando descubro alguma situação de bloqueio ou desarmonia em mim?

Kansha shite – sou grato, na dia-a-dia

Os cinco princípios de Reiki aplicam-se no nosso dia-a-dia, transformando e elevando a consciência. A sua prática não se limita somente ao momento de reflexão mas sim, e principalmente, aos momentos de intensidade que vivemos. Quando nos sentimos importunados por colegas, por situações na empresa, ao invés de nos deixarmos atropelar pelos pensamentos e emoções, porque não retirarmo-nos para a casa de banho e recitar, ligados ao Reiki:
Só por hoje,
Sou calmo
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

Vale a pena pois esses dois minutos de retiro, permitem-nos salvar horas de mente e coração perturbados. A gratidão no dia-a-dia traz-nos também a reflexão sobre como conseguimos relativizar as situações. Cada um tem o seu universo de dor e isso não deve ser menosprezado, procurar ajuda e partilhar o que se sente é sempre muito importante e tudo isso faz parte da gratidão. É a gratidão que nos permite estar em uníssono com a vida.