Só por hoje, sou grato – os cinco princípios de Reiki

Kansha shite 感謝して sou grato – o terceiro princípio de Reiki. A gratidão é um estado de paz e reconhecimento vivido por quem encontra a sabedoria das coisa e da vida. “A paz vem de dentro de ti mesmo. Não a procures à tua volta” ~ Buda. 

Buda falava da interioridade, da necessidade de nos voltarmos para o interior e encontrarmos aí o tesouro escondido que nos leva à felicidade. De certa forma, era exactamente isso que o Mestre Usui dizia nos Gainen, nos seus preceitos «… o método secreto para convidar a felicidade».

Kyo dake wa, Kansha Shite – Só por hoje, sou grato

A gratidão é uma virtude, um sentimento. É um valor interior que se sente, que nos eleva a consciência e faz brilhar. Este sentimento de gratidão espelha paz e serenidade e isso acontece pela clara compreensão das coisas, do sentido da vida.

Quando falamos da gratidão, falamos da maior expressão do nosso coração – é profundo, é um acto de amor. É por esta razão que o Mestre Usui incluiu a gratidão nos cinco princípios do Usui Reiki Ryoho.

Kansha Shite – sou grato na prática de Reiki

Os cinco princípios de Reiki trazem-nos a mudança, transformação de consciência que nos permite ser melhores. Quando olho para mim e me observo à luz destes princípios, descubro o que tenho a mudar, a transformar em mim mesmo. Esse momento é único, pois é uma tomada de consciência e daí advém a gratidão. Grato por descobrir o que há a mudar em mim, grato por o poder fazer, demore o tempo que demorar.

A gratidão vem também pela energia com a qual aprendi a trabalhar – Reiki. E vem por poder usar essa mesma energia para me equilibrar e ajudar a equilibrar os outros. No momento em que me trato, o coração fica cheio – sou capaz de cuidar de mim mesmo, sou grato. No momento em que trato os outros, agradeço, estou ligado ao universo e deixo fluir a harmonia e energia que a pessoa necessita para a sua condição.

A gratidão está intimamente ligada a cada momento da prática de Reiki.

Kansha Shite – sou grato no dia-a-dia

No dia-a-dia, a gratidão espelha o que os cinco princípios nos ensinam. Ser bondoso, ser calmo, ter confiança. Não é simples pois os nossos tempos estão recheados de desafios. Agradecer pelas situações difíceis, dolorosas e que à primeira vista nos são prejudiciais é uma verdadeira acção interior de crescimento e sabedoria.

Os cinco princípios de Reiki não se fundamentam e crescem num só dia. Requerem prática, vivência, reflexão. Até por este tempo necessário devemos dar gratidão.

Gratitude

Kansha – Gratidão

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

1 Comment

  1. Linda mensagem.
    Serei sempre grata.

    Post a Reply

Deixe um comentário