Reiki

Só por hoje, sou grato – os cinco princípios de Reiki

Kansha shite 感謝して sou grato – o terceiro princípio de Reiki. A gratidão é um estado de paz e reconhecimento vivido por quem encontra a sabedoria das coisa e da vida. “A paz vem de dentro de ti mesmo. Não a procures à tua volta” ~ Buda. 

Buda falava da interioridade, da necessidade de nos voltarmos para o interior e encontrarmos aí o tesouro escondido que nos leva à felicidade. De certa forma, era exactamente isso que o Mestre Usui dizia nos Gainen, nos seus preceitos «… o método secreto para convidar a felicidade».

Kyo dake wa, Kansha Shite – Só por hoje, sou grato

A gratidão é uma virtude, um sentimento. É um valor interior que se sente, que nos eleva a consciência e faz brilhar. Este sentimento de gratidão espelha paz e serenidade e isso acontece pela clara compreensão das coisas, do sentido da vida.

Quando falamos da gratidão, falamos da maior expressão do nosso coração – é profundo, é um acto de amor. É por esta razão que o Mestre Usui incluiu a gratidão nos cinco princípios do Usui Reiki Ryoho.

Kansha Shite – sou grato na prática de Reiki

Os cinco princípios de Reiki trazem-nos a mudança, transformação de consciência que nos permite ser melhores. Quando olho para mim e me observo à luz destes princípios, descubro o que tenho a mudar, a transformar em mim mesmo. Esse momento é único, pois é uma tomada de consciência e daí advém a gratidão. Grato por descobrir o que há a mudar em mim, grato por o poder fazer, demore o tempo que demorar.

A gratidão vem também pela energia com a qual aprendi a trabalhar – Reiki. E vem por poder usar essa mesma energia para me equilibrar e ajudar a equilibrar os outros. No momento em que me trato, o coração fica cheio – sou capaz de cuidar de mim mesmo, sou grato. No momento em que trato os outros, agradeço, estou ligado ao universo e deixo fluir a harmonia e energia que a pessoa necessita para a sua condição.

A gratidão está intimamente ligada a cada momento da prática de Reiki.

Kansha Shite – sou grato no dia-a-dia

No dia-a-dia, a gratidão espelha o que os cinco princípios nos ensinam. Ser bondoso, ser calmo, ter confiança. Não é simples pois os nossos tempos estão recheados de desafios. Agradecer pelas situações difíceis, dolorosas e que à primeira vista nos são prejudiciais é uma verdadeira acção interior de crescimento e sabedoria.

Os cinco princípios de Reiki não se fundamentam e crescem num só dia. Requerem prática, vivência, reflexão. Até por este tempo necessário devemos dar gratidão.

Gratitude
Kansha – Gratidão

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.