
Quando não sinto nada a fazer Reiki
Quando não sinto nada a fazer Reiki não é motivo para desistir mas sim para perceber e crescer em alegria.
Quando não sinto nada a fazer Reiki o que fazer?
O não sentir nada pode dividir-se em vários momentos:
- Sempre foi assim – acontece desde o momento da sintonização, nunca senti;
- É ocasional – em determinadas alturas ou durante algum tempo não sinto e ocasionalmente volto a sentir.
Nunca senti
O não sentir não tem propriamente a ver com uma sintonização mal realizada ou com o mestre não estar sintonizado. Por vezes tem a ver com a capacidade da pessoa ter uma percepção sobre si mesmo e a capacidade de se permitir sentir. É o mesmo que pedirmos a alguém para fechar os olhos e perguntarmos para explicar o que está a ver e ela nos dizer “nada”. Por vezes temos que ir mais profundo à forma como observamos e comunicamos. Podemos ver escuridão e temos que o saber comunicar. Ou seja, nesta situação a pessoa tem que “aprender” a sentir-se e a exprimir-se.
Isto pode acontecer com o desenvolvimento da prática de exercícios tão simples como:
- Como está a minha mão, o que sinto? Como está o meu pé, o que sinto? Como está a parte de trás da minha cabeça, o que sinto?
- Esfregar as mãos, depois afastá-las ligeiramente e sentir o espaço entre elas, as sensações entre as pontas dos dedos, as palmas das mãos. O que se sente? Ir gradualmente afastando cada vez mais para aumentar a percepção.
Os casos do “nunca senti” devem ser acompanhados com proximidade pelo mestre, daí ser importante haver acompanhamento e o aluno também transmitir essas situações. Novas sintonizações ou Reiju, podem auxiliar bastante nesta situação mas, o mais importante de tudo, será o praticante entregar-se à reflexão e ao desenvolvimento do seu sentir.
Por vezes deixo de sentir
Há alturas em que o praticante deixa de sentir a energia. Isso é normal e pode acontecer por uma série de razões. Aqui ficam algumas delas:
- Não está com a atenção plena ao momento e por alguma razão desliga-se do processo;
- Pode estar com muita preocupação;
- Pode estar com imensos pensamentos;
- A falta de prática pode levar à ausência de “sentir”;
- Pode ter ficado com demasiada energia densa dentro de si (e nesse caso não deve fazer Reiki a outros);
- Pode a energia da pessoa entrar em “conflito” com a sua própria e criar uma espécie de sensação de bloqueio;
- Pode a pessoa não querer a energia ou sentir-se invadido;
Para quem deixa ocasionalmente de sentir, convém sempre colocar a pergunta interior – porquê? Porque não sinto? O que se passou? Quando sentia e quando deixei de sentir?
As coisas são simples, não vale a pena mistificar mas sim observar como estamos na altura e se realmente estávamos de mente limpa e coração predisposto. Também não podemos esperar muito se não praticarmos.
Como mudar o não sinto nada a fazer Reiki para sinto a fazer Reiki
Acima de tudo temos que estar conscientes da expectativa que criamos. A expectativa é destrutiva e bloqueadora. Se espero sentir mãos quentes porque todos sentem mãos quentes, posso ter uma surpresa.
Para sentir a energia mais facilmente há uma “batota” muito importante, o nosso corpo deve estar pleno de energia. Se não estiver, poderá ser mais difícil (isto no caso de estar a fazer Reiki a outra pessoa). Para preenchermos o corpo de energia, devemos praticar (por exemplo) o Hatsurei-ho.
A nossa limpeza é também importante, por isso há que cumprir o banho seco e a chuva de Reiki, auxiliará a limpar o excesso de energia e a nossa aura. Sem esse peso de energia densa, torna-se mais simples focarmo-nos no que há a sentir, sem bloqueios.


2 comentários
Marcella
Olá João, como vai?
Eu tenho uma dúvida… sou nível 1, eu conseguia sentir a energia Rei quando eu fazia a conexão, e sentia uma energia saindo das minhas mãos ao aplicar Reiki. Porém pouco depois dos 21 dias após a iniciação eu parei de sentir. Continuo me auto aplicando, mas não vejo resultados e não sinto nada.
Eu suspeito que meu canal tenha fechado, mas meu mestre diz que isso não acontece dessa forma.
Vc tem alguma sugestão do que posso fazer além do quem está no texto? Pois eu já faço tudo isso
Obrigada
João Magalhães
Olá Marcella, muito possivelmente a energia está a funcionar, mas nada como haver prática com outros. Experimenta por exemplo com um familiar ou amigo muito próximo, para ver o que sentes. Por vezes sentimos mais ao praticar com outros, leva-nos a perceber como é connosco.
Muito obrigado!!