Quase todos passamos pela experiência de ao fazer Reiki sentirmos uma intensificação da dor, mau estar ou surgimento de alguma dor ou impressão “nova” num outro sítio do corpo, num autotratamento. Surge a questão – Reiki faz mal ou provoca dores?

A melhor resposta a esta questão tem que ser feita na base de pressupostos.

Pressupostos ao fazer Reiki

  1. É uma energia universal e vital;
  2. Auxilia a harmonia e equilíbrio de todos os nossos corpos;
  3. É uma energia passiva, nada acontece se a pessoa não estiver receptiva;
  4. O corpo dá sinais perante a energia, indicando o que há a tratar;
  5. O equilíbrio, a homeostase, atinge-se apenas se tal for possível para o corpo;
  6. Muitas das nossas questões são psicossomáticas;
  7. Reiki actua no corpo e na mente.

Estes sete pontos principais, indicam-nos alguns pressupostos sobre o Reiki e o que sucede ao fazer Reiki. A disponibilidade da energia e o facto de ser algo que nos dá vitalidade, permite o conjunto do nosso corpo atingir a homeostase. Pensa no teu corpo como um ecosistema – tudo tem que estar em equilíbrio. A mente, o coração, o corpo.

Ao fazer Reiki, enviamos a energia para o corpo e ela irá para onde é mais precisa. Não criará excessos ou deficiências e dará um feedback. Geralmente, sentimos esse feedback nas mãos e, no Reiki, é chamado de byosen. O feedback pode também revelar-se no nosso corpo físico, mental e emocional.

No corpo físico, podemos ter sensações como calor, frio, dor, na parte que está a ser tratada ou até noutra. Se sentirmos noutra parte, quererá dizer que além da zona que estamos a trabalhar, devemos ainda tratar a zona onde se revelou a nova sensação, elas estão interligadas. Sobre a dor, nada há de extraordinário. Por vezes estamos com a energia estagnada e inflamada e isso poderá provocar dor. De qualquer forma, convém não esquecer que Reiki é uma terapia complementar, consulta o teu médico. Lembra-te deste pormenor, se tens uma parte de ti cheia, se tentas lá colocar mais energia, ela dará sinais. Aprende a escutar o que o corpo te diz.

Faz fluir Reiki em ti sempre com serenidade e amor incondicional, como se ele fosse acompanhado pelos cinco princípios. Se uma zona te é desconfortável, então afasta mais as mãos e vais tratando dos limites confortáveis para o centro da dor. O corpo vai habituando-se à energia, a sua questão vai-se harmonizando e tu irás sentir-te melhor. Tudo leva o seu tempo.

Como resumo, o Reiki não faz mal nem provoca dores. São apenas as respostas do teu corpo. Escuta-te e deixa fluir, ultrapassa as tuas próprias questões, esvazia-te do peso ou da ausência, para que te possas preencher com equilíbrio.

Com a prática, os reikianos compreendem melhor o que o seu corpo lhes fala e agem perante esse diálogo. Cuidar de nós mesmos implica uma atenção plena e grandes doses de bondade.

Kanji para harmonia - A prática de Reiki deve ser realizada em harmonia, quer no envio quer na recepção.

Kanji para harmonia – A prática de Reiki deve ser realizada em harmonia, quer no envio quer na recepção.