O que é ser praticante de Reiki

Ser praticante de Reiki só pode ser algo tão simples quanto o Reiki. É essa viagem de descoberta sobre aquele que pratica que proponho fazermos neste artigo

Reiki é praticado por muitas pessoas, com as mais variadas personalidades, profissões e crenças, sem limites de idade. Hoje, temos conceitos, práticas, vivências e praticantes muito diferentes do que havia nos anos 80, 90 e 2000 em Portugal.

Escrever sobre o que é ser praticante de Reiki não faz muito sentido, por várias razões. Ser é-se interiormente e o que se espelha é apenas um fragmento do todo que se é; É uma perspectiva muito pessoal e única; É abrangente e chega a todos, como tal não tem propriamente formas identificativas rígidas.

O que é ser praticante de Reiki

Por isso, ser praticante de Reiki é ser alguém que vivencia o Reiki, que o aplica no seu quotidiano e deixa a transformação que ele faz em si, chegar também aos outros.

No Reiki não há conceitos de rigidez e obrigatoriedade por si. O sistema de prática é ensinado pelo Mestre e esse sim é que indica o que será necessário o aluno fazer para atingir determinados objectivos.

Os objectivos a atingir como praticante de Reiki

Cada pessoa entra no Reiki por uma razão muito pessoal e os seus objectivos são também próprios. Acredito que esses objectivos devem ser partilhados com o/a Mestre para que um percurso mais pessoal e eficaz seja delineado (essa é a minha perspectiva, não quer dizer que tenha que ser assim, ou seja obrigatório).

No entanto, dentro da prática de Reiki temos objectivos muito simples, colocados pelo Mestre Usui:

Atingir o satori, a iluminação

Através da prática dos preceitos, deixando-os realizar a transformação em nós com reflexão e elevação da consciência, vamos “convidar a felicidade”.

A prática terapêutica vem muito depois dos princípios, se bem que durante algum tempo, Reiki era mais o autotratamento e tratamento a outros que propriamente o desenvolvimento da filosofia de vida e prática dos cinco princípios.

Tendo isto tudo em perspectiva, podemos dizer que praticante de Reiki é aquele que aplica e cresce com os preceitos do Reiki, que aplica regularmente o seu autotratamento para harmonia da mente e do corpo e, sentindo o apelo a isso, partilha e doa Reiki a outros.

Reiki é espectacular, vale a pena praticarmos.

Foto © Bob Stockfield

3 thoughts on “O que é ser praticante de Reiki”

  1. Cidália Abreu

    “praticante de Reiki é aquele que aplica e cresce com os preceitos do Reiki, que aplica regularmente o seu autotratamento para harmonia da mente e do corpo e, sentindo o apelo a isso, partilha e doa Reiki a outros.” Estas são as palavras do João, que faço minhas por tão bem traduzirem o conceito. Grata por mais esta partilha

  2. Tenho lido atentamente todas as suas reflexões. A sua disciplina para todos os dias nos lembrar os pontos fulcrais do nosso desenvolvimento interior e da filosofia de vida subjacente são notáveis. Era um pouco este acompanhamento que lhe falava há tempo. Obrigada João
    Carolina Mota

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.