Reiki,  Tao

O que é ser praticante de Reiki

Ser praticante de Reiki só pode ser algo tão simples quanto o Reiki. É essa viagem de descoberta sobre aquele que pratica que proponho fazermos neste artigo

Reiki é praticado por muitas pessoas, com as mais variadas personalidades, profissões e crenças, sem limites de idade. Hoje, temos conceitos, práticas, vivências e praticantes muito diferentes do que havia nos anos 80, 90 e 2000 em Portugal.

Escrever sobre o que é ser praticante de Reiki não faz muito sentido, por várias razões. Ser é-se interiormente e o que se espelha é apenas um fragmento do todo que se é; É uma perspectiva muito pessoal e única; É abrangente e chega a todos, como tal não tem propriamente formas identificativas rígidas.

O que é ser praticante de Reiki

Por isso, ser praticante de Reiki é ser alguém que vivencia o Reiki, que o aplica no seu quotidiano e deixa a transformação que ele faz em si, chegar também aos outros.

No Reiki não há conceitos de rigidez e obrigatoriedade por si. O sistema de prática é ensinado pelo Mestre e esse sim é que indica o que será necessário o aluno fazer para atingir determinados objectivos.

Os objectivos a atingir como praticante de Reiki

Cada pessoa entra no Reiki por uma razão muito pessoal e os seus objectivos são também próprios. Acredito que esses objectivos devem ser partilhados com o/a Mestre para que um percurso mais pessoal e eficaz seja delineado (essa é a minha perspectiva, não quer dizer que tenha que ser assim, ou seja obrigatório).

No entanto, dentro da prática de Reiki temos objectivos muito simples, colocados pelo Mestre Usui:

Atingir o satori, a iluminação

Através da prática dos preceitos, deixando-os realizar a transformação em nós com reflexão e elevação da consciência, vamos “convidar a felicidade”.

A prática terapêutica vem muito depois dos princípios, se bem que durante algum tempo, Reiki era mais o autotratamento e tratamento a outros que propriamente o desenvolvimento da filosofia de vida e prática dos cinco princípios.

Tendo isto tudo em perspectiva, podemos dizer que praticante de Reiki é aquele que aplica e cresce com os preceitos do Reiki, que aplica regularmente o seu autotratamento para harmonia da mente e do corpo e, sentindo o apelo a isso, partilha e doa Reiki a outros.

Reiki é espectacular, vale a pena praticarmos.

Foto © Bob Stockfield

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

  • Cidália Abreu

    “praticante de Reiki é aquele que aplica e cresce com os preceitos do Reiki, que aplica regularmente o seu autotratamento para harmonia da mente e do corpo e, sentindo o apelo a isso, partilha e doa Reiki a outros.” Estas são as palavras do João, que faço minhas por tão bem traduzirem o conceito. Grata por mais esta partilha

  • Carolina Mota

    Tenho lido atentamente todas as suas reflexões. A sua disciplina para todos os dias nos lembrar os pontos fulcrais do nosso desenvolvimento interior e da filosofia de vida subjacente são notáveis. Era um pouco este acompanhamento que lhe falava há tempo. Obrigada João
    Carolina Mota

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.