Honshazeshonen é o terceiro símbolo de Reiki, aprendido no Okuden, nível 2. Tipicamente considerava-se este símbolo como o símbolo da distância mas o seu uso vai muito além disso.

 Não sabemos porque o mestre Usui escolheu uma combinação de Kanji para criar o Hon Sha Ze Sho Nen 者是念 como símbolo para a distância e tratamento mental. No entanto, ao contrário da caligrafia ocidental, a chinesa/japonesa é uma escrita inspirada pelo Céu, pelos Kami, logo é sagrada. Quando vemos um mestre calígrafo na sua arte, ele eleva o pincel primeiro ao céu, como que a trazer a energia de um kami para o seu trabalho. Também ele deve estar cheio de ki e em equilíbrio, pois a energia irá reflectir-se na sua arte… uma lição interessante para um praticante de Reiki.

Significado de Hon Sha Ze Sho Nen

Ao longo do tempo, fomos tendo várias interpretações deste conjunto de kanji, desde «sem passado, sem presente, sem futuro» a uma interpretação mais correta e contemporânea que diz «Pensamento correto é a essência de Ser» ou ainda «Esta (Hon) pessoa (Sha) justamente (Ze) corrige/ajusta (Sho) pensamentos/sentimentos (Nen)».

Sobre o nome dito do símbolo, há quem chame a isso um kotodama ou quem chame um jumon. Kotodama pode significar a alma da palavra e jumon é um encantamento, típico do budismo esotérico.

Leitura de Kanji

Os kanji  têm duas formas de pronunciação, no Japão. «On yomi» leitura chinesa e kun yomi, leitura japonesa. Por exemplo Este tem o kanji 東, que em on yomi lê-se tō mas em japonês kun yomi, lê-se higashi.

Significado kun yomi on yomi kanji
Raiz, Origem, Essência, Base, Verdadeiro, Real, Livro moto, mato Hon

Alguém, Pessoa Mono Sha

Isto, Justamente, Próprio kore shi,
Ze

Correcto, Justo, Certo, Exacto Tada.shii, tada.su, masa, oo, kuni, ma, tadashi masashi Sei,
Shô

Atenção Plena, Desejo, Sentido, Ideia, Pensamento, Sentimento, Desejo, Atenção Nen

A aplicação do Hon Sha Ze Sho Nen

Como é chamado nas correntes mais tradicionais japonesas, o terceiro símbolo, serve para iniciarmos o envio de Reiki à distância mas, observando a sua tradução, percebemos que há muito mais nele – atitude correta, mudança de pensamento, atenção plena, conexão, unidade.

Melhor que qualquer descrição, é a prática do símbolo.

Hon_Sha_Ze_Sho_Nen