Tao

Construir um hanko

Ao longo dos anos fui sempre construindo o selo que me identifica, ou resume de forma única e criativa quem sou e o meu nome. Antes de partir para uma nova idade e seguindo a tradição oriental iniciei a construção de um Hanko, um selo pessoal.

Tudo começa por comprar um selo em bruto, de pedra e pigmento vermelho. Dentro da comunidade chinesa que conheço, consegui todos os materiais.

Depois, a construção do desenho. Usei um sistema de grelha dentro do limite do selo quadrado, para que o conjunto fosse harmonioso.

A pedra foi lixada, para que ficasse lisa, sem imperfeições (2ª imagem da esquerda) e depois fui testando o equilíbrio com tinta.

Passei à parte de transportar o desenho para a pedra, como o tinha bem em mente foi simples fazer, mesmo sendo em espelho (muito importante, caso contrário a imagem ficará invertida). Usei um formão para escavar mas apercebi-me que terei que comprar outro tipo, caso queira fazer um selo positivo.

Após algum tempo a esculpir, o hanko ficou pronto e testei com dois tipos de pressão.

A pedra é encimada com um dragão esculpido, sinal de força e sabedoria. O que esculpi é um signo do meu nome. Foi uma experiência muito interessante visto que só estava habituado a esculpir em linóleo.

A construção de um Hanko
A construção de um Hanko

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.