Reiki,  Tratamentos de Reiki

A plena atenção no autotratamento de Reiki

Mesmo num autotratamento de Reiki conseguimo-nos perder em mil e uma coisas e isso é normal porque o corpo está em repouso e a mente procura alimento. Podemos até adormecer porque sentimos conforto. A energia não se perde mas a nossa atenção sobre o que há a tratar fica reduzida ao período de consciência.

Para realmente percebermos como estamos, o que sentimos, qual o efeito da energia, onde e como precisamos, temos que estar focados, atentos. A plena atenção deve também ser desenvolvida no autotratamento para que possamos ter consciência dos nossos processos, para a melhoria da mente e do corpo, como dizia Mikao Usui.

auto-tratamento de Reiki
Algumas posições para o autotratamento. Poderá mudar com o tipo de sistema ou de ensino do Mestre.

A plena atenção no autotratamento de Reiki

Para atingires a plena atenção no que estás a fazer, considera o seguinte:

  1. Esvazia a mente, como se fosse uma sala. Vai ajudar-te a ter uma intuição mais apurada – mente limpa;
  2. Aprende a observar os pensamentos e não os deixes interferir com o que estás a fazer, eles terão o seu tempo, o agora (só por hoje) é para o autotratamento;
  3. Liberta-te das crenças limitadoras e permite-te sentir, faz esse trabalho interior, descobre como és interiormente;
  4. Gere as expectativas – elimina as expectativas. Cada autotratamento é diferente, cada percepção poderá ser diferente;
  5. Faz numa posição em que não te faça adormecer, compreende que é importante fazer um autotratamento completo para que possas perceber como estás e o que tens a tratar;
  6. Antes de começar, sente como estás no geral – bem, mal, mais ou menos como?
  7. Em casa posição tenta perceber:
    1. O que sentes nas mãos;
    2. O que sentes no corpo;
    3. De que forma isso te faz sentir (sentimento);
    4. Ou que emoções e pensamentos surgem (serão emoções e pensamentos a serem tratados);
  8. No final do autotratamento permite-te sentir como um todo. Como estás? Que diferenças?

Este trabalho de percepção faz aumentar a tua capacidade de trabalhar com a energia. Isso é também possível porque atinges e praticas a plena atenção.

A plena atenção, o foco, é muito importante na prática de Reiki - Mente limpa e Coração predisposto. Quanto mais atenção (mas sem expectativa) mais percepção.
A plena atenção, o foco, é muito importante na prática de Reiki – Mente limpa e Coração predisposto. Quanto mais atenção (mas sem expectativa) mais percepção.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.