Só por hoje, trabalho honestamente – os cinco princípios de Reiki
Trabalho honestamente é um dos pilares da integridade de qualquer ser humano e faz parte de uma ética interior, independentemente de crenças, estratos sociais ou geografias.
Kyo dake wa, Gyo wo hageme – Só por hoje, trabalho honestamente
O trabalho e a honestidade são dois pares inseparáveis, se queremos construir-nos como seres humanos íntegros e elevados, compassivos e bondosos. O trabalho tem a ver com toda a acção que façamos, seja ela mecânica ou meditativa, física, mental, emocional, energética ou espiritual. A honestidade é a verdade e transparência que brota do nosso coração, para a acção que estamos a realizar.
Gyo wo hageme – trabalho honestamente na prática de Reiki
O trabalho honesto no Reiki remete-nos para o nosso trabalho exterior e interior. Leva-nos às seguintes reflexões:
- Cuido de mim praticando o autotratamento?
- Aplico os cinco princípios, tentando transformar-me e tornar-me uma pessoa melhor?
- Aplico em mim o que aplico aos outros, quer seja tratamento ou filosofia de vida?
- Se ensino Reiki, estou a fazê-lo em plena consciência e conhecimento?
- Acompanho os meus alunos permitindo-os crescer?
- Se cobro, sou justo para comigo e para com os outros? Sei reconhecer o meu valor e a necessidade de quem não pode?
- Aceito apenas o que é meu e o que o universo me dá, justamente e em honestidade?
Trabalho honestamente, no Reiki, pede-nos que sejamos verdadeiros no que sentimos e no nosso percurso. Quando pratico o autotratamento, o que escuto, o que sinto? Ligo-me e deixo verdadeiramente a energia fluir para a cura? Ser verdadeiro traz-nos leveza e alegria. De certa forma, mesmo cheios de problemas no mundo, não ter problemas interiores é incrivelmente importante. Ser honesto traz-nos essa liberdade.
Gyo wo hageme – trabalho honestamente no dia-a-dia
O quarto princípio de Reiki fala-nos sobre brio e rectidão. Ter gosto e cumprir diligentemente o trabalho que fazemos, seja ele qual for. Ter alegria na nossa acção e fazê-la com um coração compassivo e verdadeiro. Tudo o que fazemos pede isto mesmo – diligência e honestidade. Tudo o que deres, retorna a ti de alguma forma. Tudo o que retirares, também a ti será retirado. São muitas as formas pelas quais o universo se manifesta, para que tudo se mantenha em equilíbrio. Vale a pena praticar o trabalho honestamente em todos os momentos da nossa vida.
Um comentário
Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro
Ser honesto traznos alegira.Muit bom Joao Magalhaes.
Obrigada