Reiki

Só por hoje, trabalho honestamente – os cinco princípios de Reiki

Trabalho honestamente é um dos pilares da integridade de qualquer ser humano e faz parte de uma ética interior, independentemente de crenças, estratos sociais ou geografias.

Kyo dake wa, Gyo wo hageme – Só por hoje, trabalho honestamente

O trabalho e a honestidade são dois pares inseparáveis, se queremos construir-nos como seres humanos íntegros e elevados, compassivos e bondosos. O trabalho tem a ver com toda a acção que façamos, seja ela mecânica ou meditativa, física, mental, emocional, energética ou espiritual. A honestidade é a verdade e transparência que brota do nosso coração, para a acção que estamos a realizar.

Gyo wo hageme – trabalho honestamente na prática de Reiki

O trabalho honesto no Reiki remete-nos para o nosso trabalho exterior e interior. Leva-nos às seguintes reflexões:

  • Cuido de mim praticando o autotratamento?
  • Aplico os cinco princípios, tentando transformar-me e tornar-me uma pessoa melhor?
  • Aplico em mim o que aplico aos outros, quer seja tratamento ou filosofia de vida?
  • Se ensino Reiki, estou a fazê-lo em plena consciência e conhecimento?
  • Acompanho os meus alunos permitindo-os crescer?
  • Se cobro, sou justo para comigo e para com os outros? Sei reconhecer o meu valor e a necessidade de quem não pode?
  • Aceito apenas o que é meu e o que o universo me dá, justamente e em honestidade?

Trabalho honestamente, no Reiki, pede-nos que sejamos verdadeiros no que sentimos e no nosso percurso. Quando pratico o autotratamento, o que escuto, o que sinto? Ligo-me e deixo verdadeiramente a energia fluir para a cura? Ser verdadeiro traz-nos leveza e alegria. De certa forma, mesmo cheios de problemas no mundo, não ter problemas interiores é incrivelmente importante. Ser honesto traz-nos essa liberdade.

Gyo wo hageme – trabalho honestamente no dia-a-dia

O quarto princípio de Reiki fala-nos sobre brio e rectidão. Ter gosto e cumprir diligentemente o trabalho que fazemos, seja ele qual for. Ter alegria na nossa acção e fazê-la com um coração compassivo e verdadeiro. Tudo o que fazemos pede isto mesmo – diligência e honestidade. Tudo o que deres, retorna a ti de alguma forma. Tudo o que retirares, também a ti será retirado. São muitas as formas pelas quais o universo se manifesta, para que tudo se mantenha em equilíbrio. Vale a pena praticar o trabalho honestamente em todos os momentos da nossa vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.