Reiki,  Reiki - Elevação da Consciência

Seishin Toitsu – a mente pura e como alcançar com Reiki

Estar no aqui e agora, com mente focada é um dos significados profundos e práticos de Seishin Toitsu. Podemos encontrar esta prática como parte do Hatsurei-ho. No Reiki pode também significar “Mente Una” –  o estar ligado com a fonte, o fluir, o momento presente em que se é com Reiki.

Seishin Toitsu no Reiki

A prática de Seishin Toitsu é muito importante em vários momentos do Reiki. Podemos, devemos, ter esta atitude em:

  • Autotratamento
  • Tratamento a outros
  • Prática meditativa como Gassho
  • Reiji-ho, no desenvolvimento da sensibilidade
  • Hatsurei-ho

Seishin Toitsu no Hatsurei-ho

Quando fazemos o hatsurei-ho devemos ter uma mente limpa e sentir a ligação com o Reiki, percepcionando como estamos e a nossa fusão com a energia. Na prática, podemos fazer o seguinte:

  1. Mãos em posição Gassho
  2. Levar a atenção da respiração como se fosse feita pelas mãos – concentrar nas mãos em posição gassho
  3. Visualiza a inspiração a entrar pelas mãos, como se Reiki fluisse das mãos para o hara e lá se acumulasse a energia
  4. Quando expirares, visualiza o Reiki acumulado no hara a sair em direção das mãos e a sair por elas
  5. Repete várias vezes esta respiração, irá ajudar a purificar a energia vital e a desenvolver a atenção plena. Mantém-te focado em todo o processo.

Seishin Toitsu – estar focado na acção

Na verdade, devemos desenvolver, cada vez mais, a atenção plena em todos os momentos da nossa vida. Será esta serenidade que nos permitirá observar melhor, desenvolver com mais alegria e percorrer um caminho pleno e harmonioso para a felicidade.

Estar no aqui e agora, com a atenção plena no que temos que fazer, permite-nos ser, não só, mais produtivos como também dispendermos menos energia com a acção. Geralmente, a nossa dispersão leva a grandes perdas de energia. Basta fazerem um exercício simples, se tiverem três ou quatro emails abertos à vossa frente e o telefone a tocar ao mesmo tempo, o que acontecerá? No final de um dia, tudo isso somado representa a nossa exaustão.

Uma coisa de cada vez permite que a nossa energia esteja focada, que nos mantenhamos unos com o universo, compreendendo as necessidades e de que forma a energia poderá fluir para nos auxiliar e auxiliar os outros. Manter a mente focada é manter a mente una, é trazer uma paz duradoura para nós e para os que nos rodeiam.

Cada acção que faças com Reiki, coloca nela toda a tua atenção, verás como tudo será diferente.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • maria filomena Franco de almeida Pessanha Isidoro

    Mente focada é dizer para tudo há um tempo ,saboreandoo dia,como sendo uma vida inteira.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.