Undo significa exercício, em japonês. Reiki Undo é uma forma de nos ligarmos ao Reiki e sentir, de forma livre, a energia a percorrer o nosso corpo, levando-o aos movimentos que ele requer. Esta parece ter sido uma técnica criada por Kimiko Koyama, sexta presidente da Usui Reiki Ryoho Gakai (faleceu em 1999). Encontra-se este tipo de técnica em várias práticas orientais, como por exemplo o chi kung, kunlun, etc…

Reiki Undo serve, essencialmente, para desbloquear energia yin (mais densa) que esteja no nosso corpo, auxiliando a libertar vários bloqueios que possam estar nas articulações e canal energético.

Para este exercício, convém que tenham um espaço amplo, para se poderem movimentar à vontade.

Como praticar Reiki Undo

  1. Coloca as mãos em gassho e liga-te ao Reiki. Sente a energia fluir dentro de ti e coloca a intenção de deixar o teu corpo se mexer como necessitar, para se desbloquear
  2. Inspira Reiki, mantendo essa intenção
  3. Expira totalmente e com força, deixando a energia fluir para todo o teu corpo. Entrega-te ao sentir e aos movimentos que sentes – liberta-te e deixa-te ir
  4. Inspira Reiki
  5. Expira e deixa-te ir

Após o exercício intuitivo, vê como te sentes. Se necessário faz o banho seco e a chuva de Reiki. Se te sentires um pouco descentrado, realiza o enraizamento.