Outras perspectivas do Daikomyo – Shikin Haramitsu Daikomyo
No Shinpiden é-nos apresentado o Daikomyo (大光明) – o quarto símbolo de Reiki, que representa a grande luz brilhante. Segundo Hiroshi Doi, este símbolo servia como lembrança para o grande objectivo da vida – atingir a iluminação, a elevação da consciência. O que de início era uma chamada ao caminho, tornou-se uma ferramenta presente para os praticantes de de nível 3 nas suas várias práticas.
O Daikomyo – 大光明
Daikomyo, a grande luz brilhante, é um termo carregado de simbolismo para o budismo e xintoismo. Traz-nos a referência a Dainichi Nyorai e ao caminho que temos de trilhar para ultrapassar a ignorância que escurece a nossa existência. Daikomyo representa a luz suprema da iluminação, a luz que brilha na nossa essência. Sendo um símbolo tão importante, ele pode ser encontrado em algumas religiões japonesas, além do budismo e xintoismo, como é o caso do Sekai Kyusei Kyo que mais tarde originou o Johrei. No Sekai Kyusei Kyo, têm sempre um Daikomyo ou “pergaminho da luz” para onde se viram em oração.
Esta imagem de 1934 é representada como Dai Komyo Nyorai (Tathagata) – A Grande Luz Brilhante Nyorai
Assim, no budismo, encontra-se a necessidade de procurar a Grande Luz Brilhante, para que ela ilumine a nossa escuridão interior e exterior.
No Reiki, Daikomyo é a grande luz brilhante, é a fonte do Reiki que nos ilumina com a sua pureza e nos ajuda a ser uno com ela, através da elevação da consciência.
Nas artes marciais também encontramos a busca a essa Luz, através do mantra Shikin Haramitsu Daikomyo, recitado no Bujinkan.
Shikin Haramitsu Daikomyo 四拳 波羅蜜 大光明
“Possa a luz no nosso coração trazer consciência da harmonia entendida pelo nosso despertar espiritual e que traga sinceridade, lealdade e fé no que queremos atingir”
O ritual
No início de uma aula de Bujinkan, é realizada um pequeno cerimonial. Este não tem tanto uma conotação religiosa mas sim um momento sagrado de respeito para com a escola, o mestre e todos os participantes, onde se encontra uma oportunidade para atingir a iluminação. Neste ritual, a turma e o instrutor ajoelha-se, na direção do Kamiza, o lugar de honra do dojo. É feita uma genuflexão e ficam durante algum tempo em contemplação, até o instrutor dizer “Shikin Haramitsu Daikomyo”, que é repetido pelos alunos.
Todos batem as mãos duas vezes e curvam-se. O instrutor vira-se para a turma e os alunos mais graduados dizem “Sensei ni rei”. Todos curvam-se perante o sensei e dizem “onegaishimasu” (por favor, instrui-me). A cerimónia é repetida no final da aula, mudando a frase final para “Domo Arigato Gozaimasu” (muito obrigado).
O significado de: “SHIKEN HARAMITSU DAI-KO-MYO”
copyright ©2002 James Deacon
“Shiken Haramitsu Daikomyo” é um mantra budista de nove sílabas. É (conceptualmente) traduzido como:
“Possa a luz no nosso coração trazer consciência da harmonia entendida pelo nosso despertar espiritual e que traga sinceridade, lealdade e fé no que queremos atingir”
Ou, se preferires:
“A sabedoria dos quatro corações que nos guiam à Iluminação”
[Nota tradução: Os quatro corações representam mente/coração]
Os “quatro corações” (Lit: Quatro Perspectivas) são:
- O Coração Misericordioso – expressa amor por todas as coisas
- O Coração Sincero – segue o que está certo
- O Coração em Sintonia – Segue a ordem natural das coisas
- O Coração Dedicado – Mantém-se no caminho escolhido.
Shiken (quatro perspectivas): É a sensação e harmonia percebida pelo sentido da audição e do coração.
Haramitsu (Sanskrito: Paramita): é o Satori do Buda ou um estado permanente de despertar espiritual que trnascende as limitações da vida e da morte.
Daikomyo: É o “Grande Komyo” – a “grande luz brilhante” da iluminação – a luz do teu coração – a radiação de uma Divindade (Buda, Bodisatva, “Vidyaraja”, etc) – A expressão manifesta da Luz da Sabedoria: Os meios pelos quais a iluminação “desce sobre nós”.