O hatsurei-ho como prática diária para o reikiano

O hatsurei-ho permite, ao praticante de Reiki, desenvolver e amplificar o seu canal energético. Esta é uma técnica composta, ou seja, temos um conjunto de técnicas que nos permitem limpar energia dissonante, concentrar a mente com a atenção plena e acumular Reiki, daí ser considerado como a jóia do Reiki. Com esta prática podemos iniciar qualquer actividade de Reiki, seja um workshop ou até uma sessão de Reiki. A limpeza do canal, o reafirmar da ligação e o desenvolvimento da atenção plena, são essenciais para uma maior sintonia e fluxo da energia.

Hatsurei-ho tem vários significados – proclamação, apresentação. Podemos dizer que é a técnica que nos traz a capacidade de intensificar a ligação ao Reiki, desenvolver a nossa consciência e ainda, melhorar o canal energético.

Hatsurei-ho (発令 )

1 – Kihon Shisei – postura base

Senta-te confortavelmente. A postura original é em seiza, que significa «postura correcta», que é sentar em cima dos pés. Sente a postura, coloca as mãos em cima das pernas, com as palmas para baixo, fecha os olhos ou semi-cerra-os, endireita as costas, relaxa os ombros e coloca o queixo ligeiramente descaído na direcção do peito. Leva a atenção ao tanden.

2- Mokunen- focar; pensamento silencioso

Coloca-te no aqui e agora, esvazia a mente.

Se quiseres, podes iniciar com um ritual como «agora inicio o Hatsurei-ho».

3 – Kenyoku-ho – banho seco

Realiza o banho seco, limpando primeiro o peito e depois os braços (ou da forma como aprendeste). Se quiseres, cada vez que expirares podes usar o som «Haaaaaaa», para reforçar a limpeza. O contacto pode ser directo no corpo ou ligeiramente afastado.

Gassho - Mestre Cristina Afonso

Gassho – Mestre Cristina Afonso

4 – Ligação ao Reiki

Faz a tua ligação ao Reiki, como sentires melhor. Se quiseres, podes levantar as mãos para o ar, acima da tua cabeça e imaginar que estás a tocar no Reiki. Sente a vibração da energia e deixa-a fluir para as tuas mãos, para todo o corpo.

5 – Joshin Koku ho – Técnica da respiração, para purificar

Esta técnica permite purificares-te com o ar e com a energia que o ar carrega.

  • Podes colocar as mãos com as palmas viradas para cima, como se estivesses a receber energia;
  • Leva a tua atenção ao tanden e deixa-te aí permanecer focado na tua respiração e na energia que o tanden movimenta;
  • Ao inspirar, sente a energia Reiki a fluir para o tanden, preenchendo-o totalmente;
  • Ao expirar, visualiza a energia a espalhar-se por todo o corpo, até sair pela pele. Se quiseres podes dizer o som «Haaaaaaaaaa», deixando sair todas as tensões e energias mais densas;
  • Repete esta técnica ao longo de vários minutos.

6 – Gassho – Mãos juntas, recolhimento

Junta as mãos à altura do peito. Se sentires mais confortável, coloca-as encostadas ao peito.

7 – Sei Shin Toitsu – Atenção Plena

Coloca a tua atenção na mente e esvazia o espaço que ela ocupa, como se fosse uma sala. Não te apegues aos pensamentos, mantém a tua concentração em ti mesmo como observador e na respiração.

Opcionalmente, podes praticar o Sei Shin Toitsu da seguinte forma:

  • Coloca as mãos em gassho e leva a atenção ao tanden;
  • Concentra a tua respiração nas mãos, como se o ar e a energia entrasse pelos dedos;
  • Quando inspirares, visualiza o Reiki a entrar pelas mãos, a fluir pelo canal energético e a descer para o tanden, preenchendo-o totalmente (como se fosse um pote de energia);
  • Ao expirar visualiza a energia a fluir do tanden para todo o corpo e a sair novamente pelas mãos;
  • Repete estes passos ao longo de vários minutos.

8 – Mokunen – focar; pensamento silencioso

Coloca as mãos em cima das pernas, com as palmas para baixo. Sente como estás fisica, mental e emocionalmente. Avalia a tua energia e a diferença que tens do início do hatsurei-ho. Caso queiras podes ritualmente dizer “terminei o hatsurei-ho”.

Vai regressando ao aqui e agora, lentamente. Inspira e expira com maior amplitude, o ar que entra irá ajudar todo o corpo a oxigenar. Vai mexendo as mãos, ombros, cabeça. Espreguiça-te e esfrega os braços, mãos, joelhos, pernas e rins, para activar a circulação sanguínea e o fluxo energético.

Hatsurei-ho no teu dia-a-dia

Experimenta realizar, durante uma semana, o Hatsurei-ho e nota as tuas transformações – capacidade de focar, ligação à energia, fluxo do Reiki.

Podes experimentar levantar-te mais cedo, durante uma semana, apenas 10 minutos. Recita os cinco princípios e pratica o hatsurei-ho.

Se quiseres, experimenta também fazê-lo ao final do dia, recitando antes os cinco princípios.

Esta prática constante irá ajudar-te a equilibrar, a desenvolver a tua percepção interior e a própria percepção do Reiki. Desenvolve a arte do Reiki, através desta prática. Irá fazer diferença.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

3 Comments

  1. Reiki é perfeita harmonia <3.Obrigada Joao

    Post a Reply
  2. Olá João, tenho uma dúvida..nessa prática utilizamos os símbolos? Se sim, em que momento?
    Obrigada

    Post a Reply
    • Olá Daniela,
      não são precisos símbolos, basta colocares a tua «virtude/intenção» e deixares fluir.

      tudo de bom e tem uma excelente prática,
      João

      Post a Reply

Deixe um comentário