Meditação terapêutica – a tomada de consciência e a criação de emoções positivas
A meditação permite-nos alcançar a compreensão de quem somos e do que somos além dos pensamentos e emoções. Aprendemos a ser o observador e a compreender a sabedoria que o vazio nos traz. A paz que vamos construindo, vai-se exprimindo no nosso quotidiano, como o pólen de uma flor. Vamos gerando momentos mais doces, vamos multiplicando felicidade.
“Quando fazes as pazes contigo mesmo, fazes as pazes com o mundo” ~ Maha Ghosananda
A meditação terapêutica é um projecto que decidi criar para partilhar momentos de meditação com quem sinta a necessidade de se encontrar e trabalhar as suas questões, de uma forma sustentada e ao longo do tempo, aprendendo a desenvolver a atenção plena, a gestão das emoções e a iniciar um processo terapêutico de cura através da meditação.
A meditação terapêutica
“Quando a mente é pura, a felicidade segue como uma sombra que nunca te larga” ~ Buda
O trabalho que desenvolvemos, na meditação terapêutica, assenta no conhecimento dos pontos chave para a postura, aprendizagem de mudras simples e mudras terapêuticos, a concentração, criação do espaço vazio, várias meditações para a atenção plena, além da meditação a caminhar. Cada aula é diferente e mensalmente temos um tema a desenvolver. A meditação não se aprende por livros ou videos mas sim com a prática e com a partilha.
Nas aulas, assumimos o controlo sobre as situações. Aprendemos a observar à distância e a compreender as zonas de conforto e segurança. Trabalhamos a compaixão e equanimidade, o desapego e a alegria de sabermos que conseguimos também cuidar de nós mesmos.
Vale a pena criarmos o espaço em nós e desenvolvermos a consciência do observador. O tempo vai-nos mostrando a sabedoria deste trabalho interior.
As aulas de meditação terapêutica são às quartas-feiras, as segundas e quartas de cada mês.
