Meditação,  Reiki

Meditação de amor – como trabalhar o chakra cardíaco com Reiki e Meditação

Amor é algo que se vive e se expressa de forma muito própria e íntima. Não é algo que se possa pensar muito mas também não é algo que apenas se possa sentir. Uma meditação de amor ajuda-nos a compreender como estamos, o que sentimos e o que pensamos.

Podemos usar várias técnicas para trabalhar o amor em nós. Tendo Reiki, torna-se mais fácil sentir e perceber os défices ou excessos dessa energia mas, também com a meditação podemos lá chegar.

Meditação de amor

A intenção desta meditação é compreender como está o nosso coração, no momento presente e equilibrá-lo, se for caso disso. Experimenta fazer esta meditação de amor para conheceres melhor o teu coração.

  1. Começa por te colocar no momento presente, no aqui e agora e esvazia a tua mente;
  2. Leva a concentração à tua postura, endireita a coluna, relaxa os ombros, afasta ligeiramente os braços e coloca as mãos em cima das pernas com as palmas viradas para cima ou com a mão direita em cima da mão esquerda, tocando os polegares ligeiramente;
  3. Desce até ao coração e imagina-o como sendo um jardim – como está esse jardim?
  4. Coloca-te no centro do jardim, fecha os teus olhos interiores e imagina que consegues mudar o jardim da forma como gostarias que ele fosse;
  5. Abre os olhos interiormente e vê o jardim, como está?
  6. Coloca agora um grande sol quente e brilhante no jardim. Houve alteração no jardim e nas cores?
  7. Sente como estás;
  8. Faz várias inspirações e expirações profundas e quando quiseres, regressa ao aqui e agora

O coração é o jardim interior, o jardim do amor. Observando como está esse jardim, conseguimos compreender melhor o nosso coração. Se ele não estiver como gostaríamos, então podemos mudar tudo… basta colocar a intenção. O jardim interior nunca é o mesmo, ele muda conforme o nosso estado de alma.

Trabalhar o amor e o coração com Reiki

Reiki é amor incondicional, dizemos isto porque é uma energia regenerativa, passiva e universal. Só passa para quem está predisposto a receber, incluindo o próprio praticante.

Uma forma de trabalharmos o amor e o coração com Reiki é através dos princípios e outra através do autotratamento.

Os cinco princípios para o coração

Através das respostas honestas às questões, podes encontrar melhor o teu coração.

Só por hoje

  • De que forma olho e escuto o meu coração? Em que alturas?

Sou calmo

  • Consigo trazer calma ao meu coração? Sou eu o centro da paz e harmonia do meu coração?

Confio

  • Consigo confiar no amor que sinto? Sinto-o por mim e pelos outros?

Sou grato

  • Agradeço tudo o que o meu coração gera? Agradeço as lições que ele me dá?

Trabalho honestamente

  • De que forma respeito os pedidos do meu coração? A que me chama atenção? O meu coração é apenas sentimentos ou mais do que isso?

Sou bondoso

  • Consigo ser bondoso comigo e com os outros? Cumpro a compaixão sem piedismo e o amor incondicional sem exigências?

O autotratamento para o coração

Podemos tratar o nosso coração de diferentes formas com Reiki. Em primeiro lugar é sempre importante realizar um autotratamento completo, para verificar que pontos em nós estão necessitados. Depois, podemos ir às situações concretas:

  1. Coloca as mãos apenas no chakra cardíaco. A energia consegue fluir correctamente? O que sentes?
  2. Depois de algum tempo, coloca uma mão no chakra cardíaco e outra no plexo solar. Irás estar a harmonizar o coração e as emoções/pensamentos. O que sentes? Estás mais harmonioso?
  3. Finalmente coloca uma mão no chakra cardíaco e outra na terceira visão, para que conheças interiormente o teu coração. O que visualizas?

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.