Reiki

Histórias sobre Reiki – À procura de um método de cura

Todos, ou pelos menos, bastantes praticantes já ouviram falar da história de Mikao Usui ter procurado durante tempos e tempos sobre um método de cura ou como curar, como Jesus fazia, por exemplo, com as mãos. Será que essa história é verdadeira?

Ao leres o seguinte texto, coloca a ressalva de que a história está sempre a mostrar novas perspectivas e por muito que se investigue, na verdade, nunca saberemos exactamente o que se passou naquele tempo. Devemos manter uma mente aberta e não deixar que novas ideias propostas sejam ofensas às crenças que temos. Quando estamos sempre predispostos, surgem-nos as respostas e a iluminação. Se nos apegarmos demasiado a histórias, teremos pilares fracos e que poderão ruir com o tempo. Reiki é energia, infinita e além do tempo.

Será que Mikao Usui procurou durante muito tempo um método de cura?

A resposta é não, dada pelo próprio Mestre Usui.

Na página 7 do Usui Reiki Ryoho Hikkei, tradução portuguesa, encontramos um diálogo entre um entrevistador (P.) e o Mestre Mikao Usui (R.):

«P. Como funciona o Usui Reiki Ryoho?»

«R. Eu nunca recebi este método por ninguém, nem estudei para obter algum poder ou energia para curar. Acidentalmente percebi que recebi o poder de cura quando senti o ar de forma misteriosa durante o jejum[1]. Então, tenho dificuldade em explicar exatamente o mesmo, apesar de ser o fundador. Estudiosos e homens sábios têm vindo estudar este fenómeno, mas a ciência moderna não pode resolvê-lo. Mas eu acredito que esse dia virá naturalmente.»

Este tipo de ficção, história, parece ter surgido por volta dos anos 70/80 com os ensinamentos da Mestre Takata, para que o público norte-americano pudesse compreender quem era Mikao Usui e o Reiki.

Segundo o seu manual, o Mestre Usui diz-nos que ele não procurou, nem estudou, a energia – aconteceu ter tomado percepção dela! (Muitas vezes é isso mesmo que faz falta, o tomar a percepção da energia, o sentir e não procurar explicação disto ou daquilo).

Com este esclarecimento, usando a resposta do Mestre Mikao Usui, não se pretende criar qualquer tipo de “verdade absoluta” sobre o tema. Neste caso específico, temos a resposta do próprio Mestre à procura. O que não quer dizer que ao nível de desenvolvimento pessoal o Mestre Usui não procurasse por algo, caso contrário não faria o retiro no Monte Kurama. Mesmo o tema do retiro de meditação é tema para uma outra história sobre Reiki.

[1] No período de retiro de 21 dias no Monte Kurama

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.