Meditação

Como esvaziar a mente e prepará-la para a atenção plena

Se queremos ter uma cabeça leve, ou seja, limpa de pensamentos, controlada e saudável, temos que aprender a esvaziar a mente. Pode parecer impossível, principalmente para quem tem os “mil pensamentos” por minuto mas verás que com um simples exercício e prática constante, irás fazer a transformação.

A prática da atenção plena é muito importante para adquirirmos o controlo da nossa mente. A mente é o nosso espaço onde se fabricam e projectam pensamentos. Deve ser encarado como um lugar sagrado, um templo. Não digo isto numa perspectiva religiosa mas sim para que possamos desenvolver respeito pela nossa própria mente e fazermos dela um lugar saudável e aprazível. São muitas as técnicas para esvaziar a mente por isso não encares esta, que aqui é demonstrada, como a única possível.

Como esvaziar a mente

Nesta técnica de visualização para esvaziar a mente, deixa a tua criatividade vir ao de cima. Esvaziar a sala pode ser com um aspirador gigante ou fazer desaparecer tudo; Para pintares a parede, podes imaginar que aparece logo pintada ou então usa um rolo gigante 🙂

  • Visualiza o interior da cabeça como sendo uma sala;
  • Observa como está a tua sala. Muitas coisas? De que cor está pintada?
  • Esvazia a sala por completo, retira tudo do tecto, das paredes e do chão, apenas tu lá podes estar
  • Pinta as paredes de branco, o chão e o teto de branco. Caso não consigas, deixa estar uma cor clara;
  • Verifica se tudo está vazio;
  • Permanece nesse vazio;
  • Se achares que a sala está muito grande, encolhe-a.

Não tenhas receio de esvaziar a mente por completo, há-de sempre haver algo que lá retorna. Uma mente vazia, permite-te compreender melhor a visão interior.

Como em qualquer prática e técnica, deves repetir várias vezes este exercício. Repara que é uma acção que te demora apenas dois minutos a realizar. Podes fazê-la em muitas circunstâncias do teu dia-a-dia. Por exemplo:

  1. Quando sentires que não estás a conseguir realizar uma tarefa no trabalho;
  2. Quando sentires a cabeça pesada;
  3. Quando tiveres os olhos cansados;
  4. Antes de dormir e depois de acordar;
  5. Quando estiveres a escutar atentamente alguém.

Quando dominas a mente, trabalhas contigo mesmo, focado. Quando a energia está focada, tudo pode acontecer.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.