Meditação,  Reiki

Atenção Plena – Mindfulness no Reiki

Quando o mestre Usui, nos seus preceitos, nos indicava «Só por hoje…» a sua mensagem era clara – atenção plena, estar no aqui e agora. Também no Reiki se precisa deste momento focado e de uma mente vazia.

Mindfulness no Reiki

Mindfulness é um termo muito em voga nos dias de hoje. É a aproximação académica, secular e até clínica para a prática budista que em pali é conhecida como sati, que significa atenção, memória. É este acto de atenção que temos, por exemplo no momento Seichin Toitsu do Hatsurei-ho.

Como ter uma atitude de atenção plena no Reiki

Como dizia Kenji Hamamoto «primeiro temos que cultivar a atenção plena. Para manifestarmos e emanarmos Reiki, devemos focar a mente, purificar a mente.»

Para desenvolvermos esta atitude, devemos ter uma prática constante. Focar a mente é, aparentemente, impossível nos dias de hoje, em que uma mão está a escrever um sms, a outra a arrumar a louça e a cabeça ainda está a pensar no que tem a fazer a seguir. São imensas as solicitações e tarefas a fazer mas, quando dispersamos a atenção, dispersamos e perdemos energia – assim chegamos exaustos ao final de um dia ou, muitas vezes, mesmo ao meio de um dia.

Podemos praticar a atenção plena em pequenas coisas:

  • Quando lavamos a louça, estamos apenas nesse momento – sentimos a esponja, a espuma, a água, os objectos – estamos apenas nessa tarefa;
  • Quando tomamos banho, apenas estamos nesse momento e sentimos a água e tomamos a consciência do lavar e da limpeza;
  • Quando comemos, sentimos os sabores na boca e mastigamos calmamente.

Na prática de Reiki, é importante desenvolver a atenção plena se queremos aumentar a nossa percepção interior, o sentir da energia e dos seus efeitos em nós.

  • Ao fazeres a ligação com Reiki, coloca-te apenas no momento presente – sente como estás, sente o percurso da energia a entrar em ti;
  • Nos cinco princípios, deixa cada um deles ressoar em ti. Entrega a tua energia e o Reiki a cada um dos princípios e observa como te transformam;
  • No autotratamento, mantém a mente vazia e apenas sente – percebe como está essa parte do corpo, sente o que a energia traz para ti. Antes de mudares de posição… sente como estás;
  • No tratamento a outros deixa a energia fluir com a tua atenção apenas no fluxo constante. Não te prendas ao que sentes da outra pessoa, ganha o domínio da tua mente e das emoções e mantém-te centrado. Entrega-te à respiração, ao enraizamento, uma coisa de cada vez, deixando fluir.

Meditar em mindfulness – atenção plena com Reiki

Os pensamentos são apenas pequenos filmes projectados pela mente. Se os agarrares, continuarás a história e vais ficar apegado às emoções e à situação. Constata apenas o pensamento mas não te apegues a ele, mantém o foco na respiração ou no energia.

Se te imaginares como um pilar, ao seguires um pensamento ou uma emoção, esse pilar move-se, deixa de estar vertical e curva-se na direcção do pensamento ou emoção. Tendo isso em mente, mantém-te vertical, centrado.

  • Senta-te confortavelmente, observa a tua postura, assenta bem os pés no chão, endireita as costas, repousa as mãos sobre as pernas, com as palmas viradas para cima, inclina ligeiramente o queixo na direcção do peito;
  • Começa por esvaziar a mente, como se fosse uma sala – esvazia essa sala e pinta-a de branco;
  • Sente as tuas mãos, como estão?
  • Coloca-as em posição gassho, sente o que te traz essa postura;
  • Volta à mente, à tua sala interior, como está? Esvazia-a novamente;
  • Concentra-te na respiração, sente primeiro o ar que passa pelas narinas…. ar que entra, ar que sai;
  • Pratica a técnica da respiração, o Joshin Kokyu Ho – percorre a passagem do ar e da energia, leva a tua atenção a cada momento do processo – ao inspirar, energia entra e vai acumular-se no hara. Ao expirar, a energia espalha-se por todo o corpo;
  • Realiza esta prática pelo menos durante cinco a dez minutos;

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.