Reiki e a energia fria ou sensação de frio

Quando estamos a fazer byosen a nós ou a outros, podemos sentir frio nas mãos. Como a generalidade dos praticantes de Reiki sente calor, o frio pode ser algo intimidante.

Frio pode querer significar ausência de energia ou questão emocional. Ausência de energia pois é o “calor” que nos faz movimentar, que é produzido pelos centros energéticos. Quando sentimos calor a fluir das mãos, a sensação é simples – aquele local necessita de energia mas, não quer dizer que esteja em profunda desarmonia.

Se uma pessoa acumular durante muito tempo energia yin, que é mais fria, ou energia densa que bloqueia o correto fluxo do yin e yang, o fluxo energético estagna e o frio instala-se.

As extremidades frias são indicadores disso mesmo, a energia não está a fluir até elas convenientemente, então, deve ser procurada a causa desses bloqueios, além de se tratarem os sintomas. Verifiquem também como estão as articulações pois poderão bloquear o livre fluxo de energia pelo acúmulo de energia mais densa.

No caso da pessoa estar a perder energia, deve ser analisado o porquê. É uma causa emocional? É interior? É um factor externo que leva à perda de energia?

O terapeuta deve sempre ter cuidado e nunca deixar a energia fria ou densa entrar dentro dos seus canais e aura. O enraizamento é necessário, o constante fluxo de reiki é necessário e deve afastar as mãos dessa zona de desconforto e colocar nas extremidades. Desta forma o reiki irá harmonizando toda a região, até poder chegar mesmo ao centro. Sacudam as mãos no caso de a energia estar a interferir convosco.

Tentem compreender ser a pessoa tendencialmente tem frio interior. Pode fazer parte da sua constituição. O ketsueki kokan ho, poderá auxiliar na circulação energética da pessoa. Atenção se é diabética ou se tem alguma condição cardíaca.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

2 Comments

  1. Olá, João! Eu tenho uma questão semelhante àquilo que descreveu, mas não tenho a certeza se é a mesma coisa. No meu caso, desde que começei a ir a meditações e a fazer Reiki, começo a sentir arrepios constantemente e sinto frio, mas não numa zona específica do meu corpo como as mãos ou os pés. Também quando faço Reiki a alguém, os comentários que recebo são que sentiram frio na zona onde eu coloquei as mãos e rapidamente se sentem melhor. Pode explicar-me o que isso significa?

    Post a Reply
    • Olá Mariana, é uma sensação natural. Por um lado pode ser a diferença de energia entre ti e a pessoa, que causa esse tipo de arrepio e frio. Por outro lado, por vezes, a energia ao fluir pode dar essa sensação e até de choques eléctricos ou electricidade passar.
      Se costumas ter as mãos frias, pode realmente passar frio. Se não costumas ter mãos frias mas as pessoas sentem frio, pode ser que estejas a trabalhar numa camada mais emocional. O frio por vezes faz-nos desligar da energia anterior que tínhamos e depois leva-nos a voltar a ligar, por isso é que por vezes nos podemos sentir melhor. Não sei se te faz sentido 😀

      Post a Reply

Deixe um comentário