Reiki

Reiki e a energia fria ou sensação de frio

Quando estamos a fazer byosen a nós ou a outros, podemos sentir frio nas mãos. Como a generalidade dos praticantes de Reiki sente calor, o frio pode ser algo intimidante.

Frio pode querer significar ausência de energia ou questão emocional. Ausência de energia pois é o “calor” que nos faz movimentar, que é produzido pelos centros energéticos. Quando sentimos calor a fluir das mãos, a sensação é simples – aquele local necessita de energia mas, não quer dizer que esteja em profunda desarmonia.

Se uma pessoa acumular durante muito tempo energia yin, que é mais fria, ou energia densa que bloqueia o correto fluxo do yin e yang, o fluxo energético estagna e o frio instala-se.

As extremidades frias são indicadores disso mesmo, a energia não está a fluir até elas convenientemente, então, deve ser procurada a causa desses bloqueios, além de se tratarem os sintomas. Verifiquem também como estão as articulações pois poderão bloquear o livre fluxo de energia pelo acúmulo de energia mais densa.

No caso da pessoa estar a perder energia, deve ser analisado o porquê. É uma causa emocional? É interior? É um factor externo que leva à perda de energia?

O terapeuta deve sempre ter cuidado e nunca deixar a energia fria ou densa entrar dentro dos seus canais e aura. O enraizamento é necessário, o constante fluxo de reiki é necessário e deve afastar as mãos dessa zona de desconforto e colocar nas extremidades. Desta forma o reiki irá harmonizando toda a região, até poder chegar mesmo ao centro. Sacudam as mãos no caso de a energia estar a interferir convosco.

Tentem compreender ser a pessoa tendencialmente tem frio interior. Pode fazer parte da sua constituição. O ketsueki kokan ho, poderá auxiliar na circulação energética da pessoa. Atenção se é diabética ou se tem alguma condição cardíaca.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

24 comentários

  • Mariana

    Olá, João! Eu tenho uma questão semelhante àquilo que descreveu, mas não tenho a certeza se é a mesma coisa. No meu caso, desde que começei a ir a meditações e a fazer Reiki, começo a sentir arrepios constantemente e sinto frio, mas não numa zona específica do meu corpo como as mãos ou os pés. Também quando faço Reiki a alguém, os comentários que recebo são que sentiram frio na zona onde eu coloquei as mãos e rapidamente se sentem melhor. Pode explicar-me o que isso significa?

    • João Magalhães

      Olá Mariana, é uma sensação natural. Por um lado pode ser a diferença de energia entre ti e a pessoa, que causa esse tipo de arrepio e frio. Por outro lado, por vezes, a energia ao fluir pode dar essa sensação e até de choques eléctricos ou electricidade passar.
      Se costumas ter as mãos frias, pode realmente passar frio. Se não costumas ter mãos frias mas as pessoas sentem frio, pode ser que estejas a trabalhar numa camada mais emocional. O frio por vezes faz-nos desligar da energia anterior que tínhamos e depois leva-nos a voltar a ligar, por isso é que por vezes nos podemos sentir melhor. Não sei se te faz sentido 😀

      • Susana

        Boa tarde … Gostaria de saber porque quando fiz o Reiki em um paciente tive uma sensacao de dor congelamento na coluna e o paciente ficou tonto e ficou tudo escuro ..

        • João Magalhães

          Olá Susana, o frio pode representar ausência de energia ou algum tipo de energia emocional, então nesse momento precisamos questionar o utente sobre se aquela sensação lhe trouxe algum tipo de pensamento, ou por exemplo ver qual o chakra correspondente à região da coluna que ficou fria.

  • Paulo Simões

    João, há uma questão que tenho para te fazer que tem a ver com o aquecimento das mãos: reparo que ao aplicar reiki a alguém ou a mim mesmo há alturas em que sinto diferenças de calor nas mãos: uma aqueçe e outra fica fria :-/ . São sensações normais?
    Obrigado!

  • Lidi

    Bom dia!!! Sinto frio intenso ao meditar, o clima pode estar super quente, escaldante, mas ao meditar sinto frio de tremer o queixo. Pq será, amigo???

  • Fernanda

    Olá João….
    Faco muita meditação, terapias como limpeza energética, procuro elevar minha energia diariamente ….
    Hj senti uma sensação muito intensa de frio quando uma certa pessoa passou perto de mim no trabalho….
    Algum tempo depois, ela passou novamente e senti a mesma sensação gelada,
    Muito intensa….

    Seria uma diferença energética entre nós?

    • João Magalhães

      Olá Fernanda, pode acontecer sim
      E nem sempre tem a ver com uma ausência de energia, mas sim com o tipo de energia que possa estar predominante na pessoa, ou o tipo de energia que te chame a atenção para ser tratada.
      Nestes casos, muito enraizamento e deixar fluir Reiki.

      • Ana Paula

        Olá me chamo Ana eu sinto muito frio de madrugada,tenho que. Por até duas ou três cobertas pra aquecer ,mais durante o dia tbm já ocorreu mais foi mais fraco ,o que pode ser ?

  • Raquel

    Boa noite João!
    Sempre que faço Reiki as minhas mãos aquecem muito, com outras pessoas, mas quando eu faço à minha mãe não sai calor nenhum, inclusive ela queixa-se de que fica com muito frio. Porque será isso? Muito obrigada!

    • João Magalhães

      Olá Raquel, possivelmente a energia depara-se com o seu “frio” interior e está a libertá-lo. Infelizmente é uma sensação desagradável, mas incomum. É necessário esse fio sair, por isso é continuar. Experimenta começar pelo chakra raiz.

  • Iole Lopes Moreira Malerba

    Porque não pode fazer a técnica ketsúeki kokan em diabéticos, pessoas com problemas cardíacos ou de coluna? Qual é o perigo, ruaco?

    • João Magalhães

      Olá Iole
      como é uma técnica de manipulação física, é recomendado que a pessoa tenha competências para o conhecimento médico. Por exemplo, se tocarmos numa hérnia e a pessoa ficar com tantas dores que não se consegue mexer, não será uma boa experiência.

  • Glória Morais

    olá boa tarde . hoje aconteceu algo estranho durante a minha aplicação de reiki.
    a pessoa dormiu quase toda a sessão mas no final quando a acordei disse-me que tinha tido muitos arrepios de frio. perguntei se eram as minhas mãos que estavam frias , ele respondeu não. senti o calor das mãos por onde passou mas senti muitos arrepios . É normal??

    • João Magalhães

      Olá Glória, pode ser a mudança de energia, de um estado mais denso para mais aliviado, se a sensação de arrepios foi agradável, ou pode ser a circulação de byosen frio pelo corpo, que precisa de sair com mais sessões de Reiki.

  • Rogerio da Paixao

    Boa noite, algumas vezes ao meditar senti frio, mas muito frio, de bater o queixo. Li em alguns artigos outras sensações, q tbm já senti. Mas nenhum falava sobre o frio. VVcs falam do frio no reike e na pessoa q aplicá, e na meditação? Desde já Xie xie.

    • João Magalhães

      Na meditação pode também acontecer esse surgimento da energia emocional que é representada pelo frio. Uma boa forma de a entender é tentar perceber de que parte do corpo surge e se houve algum pensamento que a tenha despoletado, pois mesmo apesar de tentarmos estar de mente vazia, pode surgir um pensamento de fundo.

  • Catarina Portela

    Olá João. Antes de mais obrigada pela sua partilha de informação e esclarecimentos. Há algo recorrente em mim na autocura. Aplico e tudo decorre dentro do que acho normal, as minhas mãos sempre foram quentes , sinto calor , uma ou traz vez frio em alguma posição, pulsar, pequenos choques… tudo normal. O que não acho muito normal, é no fim, sentir frio… daqueles que em pleno verão nos faz ir buscar um casaco de inverno… não esperava está sensação depois de “receber” ou melhor…. equilibrar energias… pode indicar que posso precisar de algum tratamento a nível emocional?

    • João Magalhães

      Olá Catarina, é uma excelente questão!
      No byosen o frio significa ausência de energia. Então, ou não há energia nesse local ou há uma questão emocional que está a ser desbloqueada, o que é muito muito bom.
      Tens então de continuar o tratamento nesse local. Caso queiras, podes enviar para o meu email joao@joaomagalhaes.com uma descrição mais aprofundada do que sentes e onde.
      Sim, possivelmente poderás necessitar de receber Reiki.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.