O Reiki, a ciência e a espiritualidade – Pensar, Sentir

” Existem apenas dois modos de viver a vida: um é como se nada fosse milagre; o outro é como se tudo fosse um milagre. Eu acredito no último. ” ~ Albert Einstein

Acreditar ou não acreditar no Reiki e nos seus efeitos é parte própria de cada um. É um sentir interior que depois se reflete na vida. Reiki não vem com um manual de ciências atrás, não vem com uma bula ou com um complexo conjunto de regras para patologias.


A nossa vida também é assim, nós é que apenas a complicamos com o vão desejo de querer compreender tudo à luz da nossa racionalidade. Por vezes o maior valor e aprendizagem é mesmo o saber viver sentindo.

Reiki, como muitas outras coisas, não se consegue explicar totalmente mas consegue-se sentir, se a tal nos predisposermos. Se, no entanto, quisermos ocupar tempos e tempos na busca de explicações que contentem a mente, há sempre estudos que podem ajudar o mais descrente académico a debruçar-se por um bom tempo. Esses estudos podem encontrar-se na Associação Portuguesa de Reiki, que são publicados em Português, feitos em Portugal ou no Brasil, laureados com o Prémio Hayashi de Investigação Reiki. Ou então na PubMed.

Aqui ficam alguns artigos no meio de 2072 resultados da PUBMED sobre Reiki.

Reiki improves health of oncology patients: in and out of the hospital.
Kendall M, Lovett E.
J Altern Complement Med. 2014 May;20(5):A75. doi: 10.1089/acm.2014.5197.abstract. No abstract available.
PMID: 24805699

Effect of Reiki Therapy on Pain and Anxiety in Adults: An In-Depth Literature Review of Randomized Trials with Effect Size Calculations.
Thrane S, Cohen SM.
Pain Manag Nurs. 2014 Feb 27. pii: S1524-9042(13)00080-5. doi: 10.1016/j.pmn.2013.07.008. [Epub ahead of print] Review.
PMID: 24582620

Reiki therapy for postoperative oral pain in pediatric patients: pilot data from a double-blind, randomized clinical trial.Kundu A, Lin Y, Oron AP, Doorenbos AZ.Complement Ther Clin Pract. 2014 Feb;20(1):21-5. doi: 10.1016/j.ctcp.2013.10.010. Epub 2013 Nov 6.PMID: 24439640

Development of a hospital reiki training program: training volunteers to provide reiki to patients, families, and staff in the acute care setting.
Hahn J, Reilly PM, Buchanan TM.
Dimens Crit Care Nurs. 2014 Jan-Feb;33(1):15-21. doi: 10.1097/DCC.0000000000000009.
PMID: 24310710

Por outro lado temos também o campo da espiritualidade que quer atribuir a tudo o que é acontecimento uma razão metafísica e uma explicação incomum. Será talvez por uma necessidade de protagonismo, necessidade de alguém se sentir especial em relação a outros?

Talvez espiritual seja essência, seja algo próprio de cada um e nesse universo particular entram as crenças individuais e colectivas.

Sentir, dará mais sentido

“O importante é não parar de questionar.” ~ Albert Einstein

Talvez o Reiki tenha uma grande lição para todos nós. Manter uma mente de principiante, uma mente aberta e com desejo de aprender. Que não se contenta com as definições convencionais ou com os excessos que atribuem tudo à espiritualidade. O verdadeiro equilíbrio está no caminho do meio, quando aprendemos a usar Mente e Coração (kokoro). Como o mestre Usui, Hayashi e Takata reforçavam, Reiki é um método de cura natural para a mente e corpo.

Será possível um dia conseguirmos integrar as inteligências?

Até lá, sem dúvida que devemos sempre ter uma atitude de Respeito. Esta faz parte dos princípios base da humanidade. Respeito por quem apenas quer ter uma visão racional, respeito por quem apenas quer ter uma visão espiritual e respeito por quem quer ter uma visão equilibrada.

Como diz um dos nossos princípios – Só por hoje, sou bondoso.

1 thought on “O Reiki, a ciência e a espiritualidade – Pensar, Sentir”

  1. Maria filomena Franco de Almeia Pessanha Isidoro

    Completamente de acordo. que melhor explica a maravilha do Reiki é para alem de tudo é Sentir.Obrigada Joao

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.