
O mudra Kai – karuna para desenvolver a intuição
Os mudras são gestos que nos podem auxiliar na elevação da consciência, na transformação da energia e até no desenvolvimento da intuição. Para a intuição, temos o mudra Kai, que é também ensinado no Karuna.
O nosso corpo é percorrido por canais energéticos, alguns dos quais com terminações nos dedos e nas palmas das mãos. Ao realizarmos determinados gestos e posições com dedos e mãos estamos a influenciar esses canais. Realizar um mudra é realizar um gesto sagrado. O sagrado é o momento de união do homem consigo mesmo e com o universo.
O Mudra Kai, que podemos aprender no primeiro nível de Karuna, serve para ultrapassarmos o desejo, desenvolver a intuição, o conhecimento interior e a compreensão do sentido da vida.
Desenvolver a intuição com o mudra Kai – a prática de Karuna
Esta prática pode ser feita em meditação ou apenas no processo activo de tratamento com karuna.
- Esvaziar a mente
- Ligar à fonte de Karuna, sentir a energia a fluir pelo corpo
- Colocar uma intenção para a prática, no caso do desenvolvimento da intuição
- Colocar as mãos no mudra Kai, entrelaçando os dedos
- Encostar os polegares à terceira visão
- Ir mantendo a mente limpa
Só quando a nossa mente estiver clara, só quando tivermos afastado todos os pensamentos, será possível ver e conhecer claramente o que nos rodeia. Quando se consegue a habilidade total com a Mudra Kai, consegue-se sentir as emoções dos outros. Sentir como as pessoas estão a reagir perante determinada situação. Perceber os resultados das acções antes de as efectuar, e consequentemente ajuizar sobre elas antecipadamente.
Desta forma estaremos a condensar a energia do mudra Kai para a terceira visão, ampliando a capacidade de intuição. Este trabalho deve ser sempre realizado com mente limpa, desapego e muita compaixão. Quando temos verdadeiramente estes três pilares do Ser em nós, então o entendimento é bastante mais alargado, permitindo-nos perceber melhor as situações, os perigos e os enganos.
Fotografias: João Magalhães e Cláudia Silva.


2 comentários
Ana Regina Silva
Agora entendi porque quando fiz o meu primeiro nivel de Karuna houve uma altura que até no autocarro me sentia ansiosa, parecia que via os pensamentos das pessoas que lá iam, e sentia-me de tal maneira sufocada que só desejava chegar a minha paragem e sair o mais rapidamente possível. Nessa altura estive mesmo para não continuar com o Karuna e foi com a ajuda da minha mestra que lá continuei até fazer o nivel 3 e realmente adoro o Karuna tanto como o Reiki, só sinto falta de literatura correspondente a este tema já que de Reiki há muita e está sempre a surgir mais…. Mais uma vez obrigada por toda a partilha, para mim tem sido preciosa.
João Magalhães
Olá Ana, obrigado eu pelo trabalho que tens feito contigo mesma!!! _/|\_