Há momentos em que as situações da vida nos transcendem e sofremos o impacto de um conjunto de situações que nos podem levar a vários níveis de sofrimento. Nesses momentos de extremo sentimos a necessidade de encontrar o caminho para a vida – urgentemente.

Sendo seres tão complexos como simples, este caminho pode ser encontrado das mais diversas formas. Não podemos ser exclusivistas nem pensar que apenas uma coisa nos poderá levar à elevação, à mudança mas sim, que o conjunto de toda a nossa vivência nos permite mudar e crescer.

Este conjunto de práticas servem para te ajudar nessa procura, no caminho para a orientação, através do Reiki. Lembra-te que não é apenas através do Reiki que lá chegas e que também muito dependerá de ti mesmo.

Encontrar o caminho

“O momento presente é pleno de alegria e felicidade. Se estás atento, irás ver.”  ~ Thich Nhat Hanh

Antes de qualquer uma das seguintes práticas tenta estar o mais sereno e presente possível. Tenta desapegar-te da situação e fica por este momento focado no Reiki e no trabalho que vais fazer. Nem sempre é possível refazer um caminho sozinho por isso, sente-te capaz de pedir ajuda a amigos, profissionais, a quem sentires.

Práticas gerais

A ideia destas práticas é proporcionar-te um momento de presença e ligação à energia, para que sintas o teu caminho. Esta sensação verdadeira será sempre interior. Muitos poderão dizer-te o que fazer mas o que tu sentes que é correcto é que fará toda a diferença.

Em alternativa podes praticar o Hatsurei-ho. Realiza a prática que sentires, de seguida, ou a que está indicada para o teu nível:

Prática de nível 1

Realiza o autotratamento e depois faz uma pequena meditação com a intenção de encontrares o teu caminho interior. Mantém a mente vazia e receptiva. Após essa meditação, coloca-te no aqui e agora. Escolhe uma virtude que necessites para o teu caminho e pratica o nentatsu.

Prática de nível 2

A partir do nível 2, começa a enviar Reiki para as tuas situações. Que a energia te auxilie a encontrar equilíbrio e bem para todos.

  1. Desenha o 2º ou 3º símbolo à tua frente (conforme a situação), bem grande, diz o seu mantra e sente a energia
  2. Coloca uma intenção à energia do símbolo, para que te ajude a encontrar o melhor caminho para a vida e deixa a energia fluir
  3. Mantém sempre a mente limpa e sente, escuta.

Prática de nível 3

  1. Desenha ou visualiza o 4º símbolo à tua frente e diz o seu mantra, com a intenção de te ligar ao Eu Superior
  2. Sente a vibração do símbolo e tendo esta ligação directa com o teu Eu Superior, pede que a energia te ajude a compreender a situação e a encontrar a melhor solução, para teu Bem Supremo.