Meditação,  Reiki

Como encontrar o caminho para a vida com Reiki

Há momentos em que as situações da vida nos transcendem e sofremos o impacto de um conjunto de situações que nos podem levar a vários níveis de sofrimento. Nesses momentos de extremo sentimos a necessidade de encontrar o caminho para a vida – urgentemente.

Sendo seres tão complexos como simples, este caminho pode ser encontrado das mais diversas formas. Não podemos ser exclusivistas nem pensar que apenas uma coisa nos poderá levar à elevação, à mudança mas sim, que o conjunto de toda a nossa vivência nos permite mudar e crescer.

Este conjunto de práticas servem para te ajudar nessa procura, no caminho para a orientação, através do Reiki. Lembra-te que não é apenas através do Reiki que lá chegas e que também muito dependerá de ti mesmo.

Encontrar o caminho

“O momento presente é pleno de alegria e felicidade. Se estás atento, irás ver.”  ~ Thich Nhat Hanh

Antes de qualquer uma das seguintes práticas tenta estar o mais sereno e presente possível. Tenta desapegar-te da situação e fica por este momento focado no Reiki e no trabalho que vais fazer. Nem sempre é possível refazer um caminho sozinho por isso, sente-te capaz de pedir ajuda a amigos, profissionais, a quem sentires.

Práticas gerais

A ideia destas práticas é proporcionar-te um momento de presença e ligação à energia, para que sintas o teu caminho. Esta sensação verdadeira será sempre interior. Muitos poderão dizer-te o que fazer mas o que tu sentes que é correcto é que fará toda a diferença.

Em alternativa podes praticar o Hatsurei-ho. Realiza a prática que sentires, de seguida, ou a que está indicada para o teu nível:

Prática de nível 1

Realiza o autotratamento e depois faz uma pequena meditação com a intenção de encontrares o teu caminho interior. Mantém a mente vazia e receptiva. Após essa meditação, coloca-te no aqui e agora. Escolhe uma virtude que necessites para o teu caminho e pratica o nentatsu.

Prática de nível 2

A partir do nível 2, começa a enviar Reiki para as tuas situações. Que a energia te auxilie a encontrar equilíbrio e bem para todos.

  1. Desenha o 2º ou 3º símbolo à tua frente (conforme a situação), bem grande, diz o seu mantra e sente a energia
  2. Coloca uma intenção à energia do símbolo, para que te ajude a encontrar o melhor caminho para a vida e deixa a energia fluir
  3. Mantém sempre a mente limpa e sente, escuta.

Prática de nível 3

  1. Desenha ou visualiza o 4º símbolo à tua frente e diz o seu mantra, com a intenção de te ligar ao Eu Superior
  2. Sente a vibração do símbolo e tendo esta ligação directa com o teu Eu Superior, pede que a energia te ajude a compreender a situação e a encontrar a melhor solução, para teu Bem Supremo.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.