Reiki

Só por hoje – Os cinco princípios de Reiki

O cinco princípios de Reiki são a base da prática criada por Mikao Usui. Sem eles o Reiki perde o seu significado, passa a ser mais uma forma de terapia energética entre tantas outras. Por isso, os cinco princípios merecem toda a nossa atenção pois serão os pilares da nossa fundação como praticante de Reiki e as pontes que nos levarão à elevação da consciência. Ao longo de seis artigos, vamos reflectir sobre estes cinco princípios e a sua importância na vida de um praticante de Reiki.

Um dia, o Mestre Usui pediu a Suzuki San, uma monja budista para ir comprar papel de amoreira (kozo). Nesse papel, escreveu:

gokai

A arte secreta de convidar a felicidade, a medicina espiritual para muitas doenças (Shofuku no hiho, Manbyo no rei yaku)
Só por hoje (Kyo dake wa):
Não te zangues (Ikaruna)
Não te preocupes (Shinpaisuna)
Sê grato (Kansha shite)
Sê diligente (Gyo wo hage me)
Sê bondoso para com os outros (Hito ni shinsetsu ni)


De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o teu coração.
(Asa you gassho shite kokoro ni nenji kuchi ni tonaeyo)
Para a melhoria da mente e do corpo (Shin shin kaizen)
Método Usui de Cura Natural (Usui Reiki Ryoho)
O fundador, Mikao Usui (Chossô, Usui Mikao)

Os cinco princípios de Reiki hoje

Muitas são as traduções que vários Mestres adoptam. Todas elas correctas se mantiverem o mesmo espírito e sentido ensinado por Mikao Usui. No Sistema Tradicional, adopta-se uma vertente curta e directa dos princípios:

Só por Hoje,
Sou Calmo,
Confio,
Sou Grato,
Trabalho Honestamente,
Sou Bondoso.

Só por hoje

Só por hoje, não é um dos cinco princípios de Reiki mas um enquadramento no tempo e uma das mais importantes orientações do Mestre Mikao Usui – Estar no aqui e agora, no momento presente.

Só por hoje pede-te mente limpa e coração predisposto  para que possas estar plenamente consciente de ti, dos outros e do universo. Esta atenção plena é o que permite entenderes o que se passa contigo e o que se passa com os outros, é o que te dá espaço e tempo para que as tuas respostas e reacções não sejam apenas impulsos mas sim expressões da grandeza da tua consciência, em compaixão e amor incondicional. Antes de qualquer acção, só por hoje, pede-te que inspires, que te vires para dentro e em plena consciência e responsabilidade, tragas o melhor para a vida. Quando tiras tempo para apreciar o vento, uma flor, a tua própria obra, estás a cumprir “só por hoje”. Nesta última ideia – observares e apreciares a tua própria obra – está a base para a aceitação do potencial incrível que tens e do que bom tu consegues partilhar com todos. Só por hoje, aqui e agora, és consciente e realizas-te.

Só por hoje, na prática de Reiki

Quando permaneces no estado de consciência plena, de atenção plena, sentes melhor o fluxo da energia. Percepcionas o byosen com mais clareza e compreendes as mensagens que a energia que te envolve, ou a tua mesma, transmitem. Estando a terceira visão limpa de pensamentos e num estado vazio, a percepção é ampla e a intuição mais apurada.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

5 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.