O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Só por hoje – Os cinco princípios de Reiki

O cinco princípios de Reiki são a base da prática criada por Mikao Usui. Sem eles o Reiki perde o seu significado, passa a ser mais uma forma de terapia energética entre tantas outras. Por isso, os cinco princípios merecem toda a nossa atenção pois serão os pilares da nossa fundação como praticante de Reiki e as pontes que nos levarão à elevação da consciência. Ao longo de seis artigos, vamos reflectir sobre estes cinco princípios e a sua importância na vida de um praticante de Reiki.

Um dia, o Mestre Usui pediu a Suzuki San, uma monja budista para ir comprar papel de amoreira (kozo). Nesse papel, escreveu:

gokai

A arte secreta de convidar a felicidade, a medicina espiritual para muitas doenças (Shofuku no hiho, Manbyo no rei yaku)
Só por hoje (Kyo dake wa):
Não te zangues (Ikaruna)
Não te preocupes (Shinpaisuna)
Sê grato (Kansha shite)
Sê diligente (Gyo wo hage me)
Sê bondoso para com os outros (Hito ni shinsetsu ni)


De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o teu coração.
(Asa you gassho shite kokoro ni nenji kuchi ni tonaeyo)
Para a melhoria da mente e do corpo (Shin shin kaizen)
Método Usui de Cura Natural (Usui Reiki Ryoho)
O fundador, Mikao Usui (Chossô, Usui Mikao)

Os cinco princípios de Reiki hoje

Muitas são as traduções que vários Mestres adoptam. Todas elas correctas se mantiverem o mesmo espírito e sentido ensinado por Mikao Usui. No Sistema Tradicional, adopta-se uma vertente curta e directa dos princípios:

Só por Hoje,
Sou Calmo,
Confio,
Sou Grato,
Trabalho Honestamente,
Sou Bondoso.

Só por hoje

Só por hoje, não é um dos cinco princípios de Reiki mas um enquadramento no tempo e uma das mais importantes orientações do Mestre Mikao Usui – Estar no aqui e agora, no momento presente.

Só por hoje pede-te mente limpa e coração predisposto  para que possas estar plenamente consciente de ti, dos outros e do universo. Esta atenção plena é o que permite entenderes o que se passa contigo e o que se passa com os outros, é o que te dá espaço e tempo para que as tuas respostas e reacções não sejam apenas impulsos mas sim expressões da grandeza da tua consciência, em compaixão e amor incondicional. Antes de qualquer acção, só por hoje, pede-te que inspires, que te vires para dentro e em plena consciência e responsabilidade, tragas o melhor para a vida. Quando tiras tempo para apreciar o vento, uma flor, a tua própria obra, estás a cumprir “só por hoje”. Nesta última ideia – observares e apreciares a tua própria obra – está a base para a aceitação do potencial incrível que tens e do que bom tu consegues partilhar com todos. Só por hoje, aqui e agora, és consciente e realizas-te.

Só por hoje, na prática de Reiki

Quando permaneces no estado de consciência plena, de atenção plena, sentes melhor o fluxo da energia. Percepcionas o byosen com mais clareza e compreendes as mensagens que a energia que te envolve, ou a tua mesma, transmitem. Estando a terceira visão limpa de pensamentos e num estado vazio, a percepção é ampla e a intuição mais apurada.

Previous

Foi assim o workshop Reiki – Elevação da Consciência na Amadora

Next

A arte da cura por Hawayo Takata

4 Comments

  1. Marina

    _()_ . Grata, Joao M.

  2. Dulce Santana

    _/\_
    :o)

  3. João, agradeço imensamente seus textos, artigos e generosos compartilhamentos.
    Sou mestre de Reiki e me preencho cada vez mais, quando leio sua página.
    Gratidão

    Ionice

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén