O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Quando há troca de energia entre terapeuta e paciente

Uma das grandes vantagens do Reiki é ser unidireccional. Entra pelo chakra da coroa, sai pelas mãos. É energia universal e passiva. Passiva no sentido de que o receptor apenas a recebe se quiser. Na maior parte das sessões de Reiki o terapeuta não sente em si efeitos do trabalho energético mas, em algumas ocasiões isso pode acontecer.

Há praticantes e terapeutas de Reiki que geralmente não têm sensações sobre a energia da outra pessoa e há outros que são mais sensíveis e hipersensíveis a essas situações, o que poderá ser mais complicado para gerir o seu bem-estar. Sentir a energia da pessoa é comum para todos, podem é estar mais ou menos atentos. A nossa aura interage com a aura de todas as outras pessoas, faz parte pois é o nosso veículo de comunicação energético. Não só interage com as pessoas como também com a energia dos objectos. Se se sentem algo mal num centro comercial, aí está uma razão do excesso de “comunicação” da aura.

Numa sessão de Reiki podem sentir a questão que a pessoa tem. Isso não é errado (de todo) apenas devem ter em atenção que necessitam reconhecer que essas sensações não são vossas mas sim da pessoa e como tal, devem desapegar-se delas, senão a questão pode manifestar-se no vosso corpo físico, mental ou emocional.

A troca de energia pode ocorrer por uma série de situações:

  • A energia da pessoa comunica com a nossa para que  a possamos ajudar;
  • Podemos estar com a nossa aura mais débil;
  • Podemos estar mais sensíveis às sensações

Cuidados do terapeuta na troca de energia:

Acima de tudo o praticante de Reiki ou terapeuta deve manter-se firme nos cinco princípios e compreender à luz desses ensinamentos o que esta troca de energia lhe poderá querer dizer. Por isso o terapeuta pode:

  • Só por hoje – Manter-se no aqui e agora, enraizado e centrado para que não vá atrás das sensações e perca a noção de si mesmo e da ligação à energia
  • Sou calmo – Serenidade perante a situação, não perder o controlo nem a ligação à energia
  • Confio – Acreditar nas suas capacidades, no Reiki
  • Sou grato – Agradecer por esta oportunidade de compreender os seus limites e saber escutar as necessidades dos outros
  • Trabalho honestamente – Observar em verdade as próprias condições energéticas e reconhecer o que é seu e o que é do outro
  • Sou bondoso – Reiki é amor incondicional, sem medo, trabalhar com compaixão.

Alguns comportamentos da Aura

Através desta imagem do livro Mãos de Luz, conseguimos compreender algumas reacções da aura permitindo ter um outro conhecimento sobre nós e sobre os outros. Quando melhoramos, elevamos a consciência, mudamos e a nossa aura muda também.

auras

A comunicação energética entre terapeuta e paciente

Neste exemplo vemos como as auras interagem. Não é o Reiki que nos traz as sensações da outra pessoa mas sim a comunicação entre as auras. As sensações nas palmas da mão são o feedback do envio de Reiki, chamado byosen.

terapeuta e paciente

Como limpar e proteger da troca de energia

O praticante de Reiki deve ter sempre em atenção o seguinte:

  • Manter a constante ligação à energia Reiki
  • Enraizamento
  • Desapego das sensações – objectividade

Manter a constante ligação ao Reiki permite que a energia continue a fluir para a pessoa e preencha o praticante, ajudando-o num processo de protecção. O enraizamento ajuda a ficar centrado e a descarregar a energia excedente para a terra. O desapego é necessário para que essas sensações não o “invadam”. Por vezes uma simples frase como “já compreendi, irei tratar” é o suficiente.

Casos de risco

Se a energia vos subir pelos braços, devem parar imediatamente. Apenas Reiki deve fluir pelo canal e é de cima para baixo, não deve entrar energia da pessoa para dentro do nosso canal.

Limpeza

Para se limpar, o praticante pode fazer:

E depois o autotratamento. Em caso de os sintomas dessa troca energética persistirem, deve procurar o auxílio de outro terapeuta de Reiki para uma limpeza mais profunda.

A prática de Reiki é segura, a troca de energia é normal e ocorre com todas as pessoas, mesmo não praticantes. A diferença está na acção terapêutica que está a ser realizada.

Referência: Mãos de Luz, Barbara Ann Brennan. Importado por Dinalivro
Podem contactar a Dinalivro: Rua João Ortigão Ramos 17, 1500 – Tel.: 21 712 2210 – info@dinalivro.com

Previous

Quando as mãos aquecem com Reiki

Next

7 dias de caminho com Reiki – Programa Tao do Reiki

6 Comments

  1. Angela Vescovi

    Exelente!

  2. Elisabete

    O terapeuta deve lavar as mãos e os braços até aos cotovelos, se a energia do paciente subiu até esse ponto, com água fria e sal grosso. Depois aplicar varredura como no banho seco – kenyoku ou como na cura prânica, da cabeça aos pés, várias vezes (3 ou mais) até a energia doente ter sido absorvida pela terra.
    Gosto de começar o tratamento (auto e aos outros) com varredura e depois aplico a energia, voltando a uniformizar a aura no fim com equilíbrio dos chakras.

  3. Sofia Gonçalves

    Tenho o nível reiki 2. Ultimamente quando faço reiki a pessoas algo negativas, nesse dia normalmente acontece me algo que me assusta. Mesmo quando faço o banho seco, chuva de reiki e enraizamento. Utilizo os símbolos para proteção. Hoje fiz reiki a uma amiga com depressão passadas umas hora bati com o carro. No outro dia fiz um pouco de reiki à minha mãe, passado pouco tempo recebo a notícia que o meu filho caiu na escola e partiu os dentes… aí há uns tempos também fiz a uma amiga e o meu filho já me queria pegar fogo à casa…também já fiz a outras pessoas mais positivas e não ocorreu estas coisas?! Começo a ficar algo perturbada porque queria preparar me para o terceiro nível reiki.
    É normal e usual isto acontecer?

    • Olá Sofia,
      Não quer dizer que esteja necessariamente associado à prática do tratamento, porque na maior parte das vezes temos sempre que tratar quem esteja em desarmonia e poucas são as vezes em que se trata alguém que está em harmonia. O que por vezes acontece é ficarmos com um pouco da energia mais densa que foi harmonizada, por causa do contacto entre a nossa energia e a da pessoa, mas isso faz parte de todas as interações na vida, não tem a ver com Reiki.
      Para o caso de sentires que ficaste com a tua energia mais pesada, então o ideal é praticar as técnicas de limpeza, como o banho seco e chuva de Reiki, além de ter o enraizamento sempre presente. Experimenta depois fazer o autotratamento.

      • Sofia Gonçalves

        Grata pelo esclarecimento. Agora que mencionou isso faz todo o sentido.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén