Inspirador,  Karuna

Olhar com compaixão para o tempo que não temos

Nem sempre temos o tempo que queremos ou que precisamos e, sem dúvida que, se acumularmos durante muito tempo essa percepção, uma sensação de frustração se irá alojar em nós.

Uma coisa é o tempo que precisamos e outra o que realmente temos disponível. As obrigações e os afazeres muitas vezes sufocam as oportunidades que pensávamos ter. Então, como desenvolver uma atitude mais positiva perante a vida?

Quando olhamos com compaixão para a vida que estamos a levar e que não conseguimos concretizar, precisamos criar o distanciamento necessário para compreender tudo o que nos rodeia. Não estamos sós. Estamos todos interligados e a vida flui entre todos. Então, neste processo de compaixão por nós, temos mesmo que alcançar o entendimento da vida – o que precisamos doar, o que temos a trabalhar, o que verdadeiramente precisamos para nós.

Como este é um processo muito próprio para cada um, não há propriamente fórmulas mas sim vivências pessoais. Para estas situações podemos sempre trabalhar com os cinco princípios de Reiki, com autotratamento e reflexão. Mas, sem distanciamento da realidade e das pessoas. Apenas o necessário para ganharmos perspectiva pois a vida realiza-se aqui e agora. Deixo uma partilha de exercícios de Karuna e Reiki para o desenvolvimento da compaixão, nestas situações.

Exercícios de karuna para o desenvolvimento da compaixão

  • Autotratamento
  • Fazer a Meditação Karuna Metta para nós mesmos e para a nossa situação
  • Fazer uma meditação dentro do símbolo Harth, para desbloquear o chakra cardíaco
  • Fazer uma meditação com o Shanti para promover a paz interior

Exercícios de Reiki para o desenvolvimento da compaixão

Vale a pena compreender o que precisamos e desenvolver actos de compaixão para connosco e para com todos os intervenientes da nossa vida. Sem dúvida que o copo esvazia e ganhamos mais tolerância.

st043-216

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.