Reiki

Mestre de Reiki sensei shihan praticante de Reiki e outros títulos

A prática de Reiki é dividida em níveis, hoje bastante diferentes dos do tempo do Mestre Mikao Usui. Os termos usados hoje em dia para quem é praticante, podem ser identificados como: Praticante de Reiki, “Reikiano”, Terapeuta de Reiki, Mestre de Reiki.

Praticante de Reiki – É aquele que aprende e pratica Reiki, ou seja, todos independentemente do nível. Também um Mestre é, deve ser um praticante de Reiki.

Reikiano – Praticante de Reiki, termo muito abrangente e com influência brasileira no termo. Usado num sentido mais íntimo entre os praticantes. Por vezes um reikiano não se sente um praticante de Reiki, quando não faz a prática sistemática do autotratamento.

Terapeuta de Reiki – Praticante que desenvolveu bastante a sua prática nos outros e assume-se na profissão de cuidado a outros. Actualmente a profissão não está ainda regulamentada. Existe apenas autoregulamentação, como a que indicada pela Associação Portuguesa de Reiki.

Mestre de Reiki – Tradução de Sensei, dada a qualquer aluno que realize o terceiro nível de Reiki.

Os títulos de Mestre, segundo a perspectiva oriental

Sensei – O primeiro, aquele que foi antes – alguém com um vasto saber, que é capaz de indicar o caminho e corrigir a técnica, identificando facilmente as falhas e erros dos alunos. Num sentido abrangente significa Professor, Mestre, Instrutor, ou alguém de grande saber por quem é tida elevada consideração.

Shihan – Termo abrangente para o título de Mestre. A escola ou organização a que pertence apenas atribui este título honorífico a quem demonstre muito saber, habilidade e estímulo, sendo alguém muito activo no ensino do estilo e que deu grandes contributos para o seu desenvolvimento.

Outros títulos para mestre – Renshi, Kyoshi, Hanshi, O-Sensei, Soke, Soke-dai. Que dependem da escola e dos cinturões.

Sempai ou senpai – Aluno, praticante sénior. Tradicionalmente um dojo tem um ou dois sempai, não mais que isso. Pode ser para quem esteja abaixo do cinturão negro e, raramente, dentro do cinturão negro. É o que assiste nas aulas

Mestre de Reiki – a versão portuguesa

Em Portugal, Mestre de Reiki é aquele que alcança o terceiro nível de Reiki. De uma forma estabelecida, não se sabe bem quando nem por quem, passou a chamar-se Mestre de Reiki qualquer praticante com o terceiro nível. Aqui lançam-se três desafios:

  1. Nada tem a ver com um grau académico;
  2. Pouco tem a ver com o título dado às profissões práticas de outrora – carpintaria, pintura, pedraria, etc;
  3. Nada tem a ver com o espírito oriental de onde origina o título.

Um mestre é aquele que tem um saber elevado e este apenas se adquire com muita prática e discernimento ao longo de anos e anos. Cada vez mais este termo perde sentido, principalmente quando num dia se formam 60 “mestres de Reiki” numa sala. A necessidade que a sociedade tem de observar títulos leva também à pressão de um praticante de Reiki querer atingir rapidamente o nível 3 de Reiki. Tudo tem um tempo e chegar a mestre, talvez no final da vida. Pelo menos é o que eu sinto, pois tenho muito a aprender. A maior alegria de praticar Reiki é mesmo praticar.

tori

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.