O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Hawayo Takata

A arte da cura por Hawayo Takata

Um artigo pela Mestre Takata, escrito por volta de 1948, onde pretende explicar o que é Reiki de uma forma prática. A mestre Takata trouxe uma abordagem bastante espiritual sobre o tema, correlacionando o Reiki a uma energia espiritual ou de fonte divina. Como ela diz “Eu acredito que existe um Ser Supremo” e “Deus deu-nos este corpo”. Estas são as suas considerações e devem ser respeitadas como tal. Reiki é energia, cada um tem a sua própria sensação e assim define o que sente, envolvendo as suas crenças nisso. Com este texto compreendemos o impacto que a visão e crença da Mestre Takata teve em Portugal, ainda nos dias de hoje onde a prática se encontra por vezes associada a conceitos cristãos e espiritualistas. É de não esquecer o contexto da sua vivência nos Estados Unidos após uma guerra contra o Japão e a possível dificuldade em apresentar um método japonês.

Este artigo é também importante pela explicação das técnicas aplicadas pela Mestre Takata. É de notar que ensinava também algumas técnicas de massagem além do Ketsueki Kokan Ho.

A Arte da Cura por Hawayo Takata

“Na minha tentativa de escrever este ensaio sobre a Arte de Curar em poucas palavras, vou tentar ser mais prática do que técnica, porque o que eu estou a definir não está associado a qualquer ser material que é visível, nem tem uma forma ou nome.

Eu acredito que existe um Ser Supremo – o Infinito Absoluto – uma força dinâmica que governa o mundo e o universo, é um poder espiritual invisível que vibra, fazendo com que todos os outros poderes se desvaneçam na insignificância, ao lado dele, que é absoluta. Este poder é insondável, imensurável e sendo uma força universal da vida é incompreensível para o homem. No entanto, cada ser vivo recebe as suas bênçãos diariamente, acordado ou a dormir.

Vários professores e mestres chamam “O Grande Espírito”; “A Força da Vida Universal”; “Energia Vital”, porque quando é aplicado vitaliza todo o corpo;  “Onda Etérea” porque alivia a dor e coloca a pessoa em sono profundo, como se estivesse anestesiada; “Onda Cósmica”, porque irradia vibrações de sentimentos exultantes e eleva-nos em harmonia. Vou chamar de “Reiki”, porque eu estudei sob essa expressão.

Reiki é uma onda radiónica, como o rádio. Pode ser aplicado localmente ou, como em onda curta , num tratamento à distância igualmente com sucesso. Reiki não é electricidade, nem rádio, nem raio-x. Pode penetrar camadas finas de seda, linho, porcelana ou chumbo, madeira ou aço, porque ele vem do Grande Espírito, do Infinito. Reiki não destrói tecidos delicados ou nervos. É absolutamente inofensivo, por isso, é um tratamento prático e seguro. Porque é uma onda universal, tudo o que é vivo tem benefícios quando é tratado – a vida das plantas, aves, os animais, assim como seres humanos, crianças ou velhos, pobres ou ricos. Deve ser aplicada e utilizada diariamente como uma prevenção.

Deus deu-nos este corpo, um lugar para morar e o pão de cada dia. Fomos colocados no mundo com algum propósito, portanto, devemos ter saúde e felicidade. Era o plano de Deus por isso Ele nos dá tudo. Ele deu-nos as mãos para aplicar e curar, para manter a saúde física e o equilíbrio mental, para libertar-nos da ignorância e vivemos num mundo iluminado, para viver em harmonia consigo mesmo e com os outros, a amar todos os seres.

Quando estas regras são aplicadas diariamente, o corpo responderá e tudo o que desejamos e ansiamos por alcançar neste mundo está ao nosso alcance. Saúde, felicidade, o caminho para a longevidade, o que todos buscamos – Vou chamar a isso perfeição.

Como atingir esta capacidade – Primeiro Grau de iniciação ou “Shoden”

Sendo uma força universal do Grande Espírito Divino, pertence a todos os que procuram e desejam aprender a arte de cura. Ela não conhece a cor, nem credo, jovem ou velho. Esta capacidade vai encontrar o seu caminho quando o aluno está pronto para a aceitar. A ele é mostrado o caminho.

A iniciação é uma cerimónia sagrada e o contacto é feito porque estamos a associar com o Espírito Divino, não há erro nem devemos duvidar, Ele é absoluto.

As mãos estão prontas para curar

Com o primeiro contato ou iniciação, as mãos irradiam vibrações quando aplicadas na parte doente. Alivia a dor, impede o sangue de uma ferida aberta; as suas mãos estão prontas para curar doenças agudas e crónicas – seres humanos, plantas, aves e animais. Em casos agudos, apenas alguns minutos de aplicação são necessários. Nos casos crónicos, o primeiro passo é encontrar a causa e efeito.

A Causa e Efeito

Não é necessário despir completamente o paciente mas é melhor soltar toda a roupa apertada, de modo que o paciente possa relaxar, deitado em cima da marquesa, virado para cima.

A fim de se concentrar, devem purificar-se os pensamentos e meditar para deixar a energia fluir através. A energia entra e flui no corpo até cerca de dois centímetros abaixo do umbigo [o hara].

Sente-se numa posição confortável, feche os olhos, concentre-se nos seus pensamentos e relaxe.

Feche as suas mãos e espere o sinal .

Gentil e serenamente aplique as mãos a partir do coração, para baixo.

O paciente que está prestes a receber este tratamento deve purificar os seus pensamentos e sentir-se confortável com o desejo de ficar bem.

Não se deve esquecer de se sentir grato. A gratidão é um óptimo remédio para a mente.

Na maioria dos casos, o paciente pode ser diagnosticado apenas pelo toque da mão. O mais importante é encontrar a causa da doença.

Tratamento base

Cabeça – Olhos (olhos, têmporas, base do crânio), orelhas, nariz, língua, boca e garganta.

Frente – Coração, peito, timo, estômago, vesícula biliar, fígado, pâncreas, plexo solar, ileocecal, cólon (siga o ascendente, transverso e cólon descendente), as glândulas, ovários, bexiga.

Trás – Ombros, pulmões, nervos simpáticos (aplicar pontas dos dedos), rins, baço e próstata (as duas mãos a pressionar o sacro). (Também tratar as glândulas supra-renais acima dos rins, na última posição, coloque a mão esquerda no topo da coluna vertebral e da mão direita na base).

Depois dos órgãos tratados, finalizo com o percurso nervoso [ketsueki kokan-ho], que ajusta a circulação. ( Takata também ensinou uma massagem nos pés antes da massagem nas costas: Pé levantado em ângulo recto com o corpo; massagem nos pés, tornozelos; esfregar na direcção do coração, para baixo e com força, fazer um anel com as duas mãos ao redor do tornozelo e agitá-lo).

Massagem às costas: Aplique sobre a pele algumas gotas de óleo de sésamo ou qualquer óleo vegetal puro, eu coloco o polegar e indicador no lado esquerdo da coluna vertebral, três dedos e palma da mão no lado direito. Com um movimento descendente, a partir das omoplatas fazer 10-15 movimentos até à extremidade da coluna vertebral, apenas nos casos em diabéticos são invertidos os movimentos [de baixo para cima]; os braços e as pernas são manipulados na direcção ao coração.

Durante o tratamento, confie nas suas mãos. Ouça as vibrações de reação. Se houver dor, ela é registada na ponta dos seus dedos e na palma da mão. Se o paciente tiver comichão, reagirá ao mesmo [o praticante pode sentir o mesmo]. Se a dor é profunda e crónica, pulsa uma dor profunda, ou se aguda, a dor é um formigueiro superficial.

Assim como o corpo responde ao tratamento a doença aguda desaparece mas permanece a causa. Aprofunde-se a causa a cada dia e com cada tratamento, a melhoria será vista.

O tratamento descrito acima é chamado tratamento de base e isso requer uma hora ou mais, tudo dependendo das complicações e da gravidade do caso. Ao passar pelo corpo, nos mínimos detalhes, as mãos tornam-se sensíveis e são capazes de determinar a causa e detectar o menor congestionamento dentro, seja físico ou mental, agudo ou crónica. Sendo estritamente sem medicação e sem tratamento com sangue, o Reiki irá ajustar o corpo ao seu estado normal. ( Trate pelo menos quatro dias consecutivos para casos crónicos, semanalmente, em seguida melhorará.  Primeiro trate-se a si mesmo à sua família e amigos).

Nos meus últimos 12 anos de prática, a experiência ensinou -me alguns atalhos para encontrar a causa e obter melhores resultados, nos tratamentos seguintes. Primeiro use o tratamento base, em seguida, concentre-se mais sobre os pontos vitais mencionadas em anexo. [Consulte ” Guia para o Método de Cura“].

Purga ou reação

Cerca de quatro dias a três semanas, encontramos uma grande mudança que ocorre dentro do corpo, todos os órgãos internos e glândulas começam a funcionar com muito vigor e ritmo. Os sucos digestivos voltam ao fluxo normal, os nervos congestionados abrandam, as adesões rompem, o cólon preguiçoso organiza-se, a matéria fecal sai dos trilhos dos intestinos, os gases são eliminados. Muitos anos de toxinas acumuladas encontram o seu caminho para fora através dos poros. É um suor pegajoso, as entranhas aumentam, escuras e com odor forte. A urina aumenta, como chá escuro, às vezes branco, como se fosse farinha agitada na água. Dura de quatro a seis dia e ainda assim eu tive pacientes que reagiram com apenas um tratamento.

Quando isto ocorrer, terá a certeza de que uma grande revisão geral dos órgãos internos está a decorrer. Com uma tal e boa limpeza, o corpo torna-se activo, os nervos entorpecidos recuperam o sentir (às vezes regista como grande dor), o apetite aumenta, o sono torna-se natural, os olhos brilham, a pele brilha como a seda. Com sangue novo e uma boa circulação, nervos e glândulas restauradas, é possível rejuvenescer cinco a dez anos. Neste momento, é muito importante o que consome .

A dieta

Nos tratamentos de saúde de Reiki, somos vegetarianos e comemos todos os tipos de frutas da estação. A natureza fornece-nos com abundância mas nunca para o desperdício. Gula é um pecado. Comer com moderação, com um sentimento de gratidão, para reconhecer o Grande Espírito, que é o criador, que é o “todo poder” de fazer as coisas crescer, florescer e dar frutos.

Venha para a mesa com pensamentos agradáveis ​​. Nunca coma quando você está preocupado. Leite, açúcar branco, sumo de laranja, sumo de abacaxi e amidos devem ser evitados quando o paciente tem um estômago fraco. Com alimentação adequada, o paciente responde mais rápido com os tratamentos.

Segundo Grau de Iniciação ou ” Oku Den “

Quando o aluno se torna bem familiarizado com os tratamentos acima indicados e tem experiência, com provas e depoimentos, ele está pronto para o ” Oku Den” ou conhecimento mais profundo. O aluno tem o seu segundo nível de iniciação, que é uma cerimónia sagrada.

Com o conhecimento do ” Oku Den “, o aluno tem a vantagem de ajudar a mente subconsciente nos casos mentais, a correcção de maus hábitos ( tabagismo), ou seja, crises nervosas, insónia, tratamentos à distância; para pacientes deprimidos, para mudar a sua atitude para que possam atingir o lado positivo da vida. No tratamento de casos mentais, primeiro encontrar a causa. Remova a causa e o efeito não estará lá .

Os Princípios (ou Preceitos Espirituais do Reiki )

sc000ad668Só por hoje – Tu não deves zangar-te
Só por hoje – Tu não deves preocupar-te
Tu deves ser grato pelas tuas muitas bênçãos
Ganha o teu sustento com trabalho honesto
Sêja gentil com o teus vizinhos.

Aí tem – “Reiki ” – a arte de curar, é simples mas é um tratamento completo, com resultados maravilhosos. Os bebés mostram mais apreço por causa de sua suavidade e eficácia, este é o caminho do Grande Espírito. Ele só pode fazer o bem.”

Hawayo Takata

Fonte: Richard Rivard e James Deacon

Tradução: João Magalhães

Previous

Só por hoje – Os cinco princípios de Reiki

Next

Cursos de Reiki e Workshops para Maio

1 Comment

  1. Elisabete

    Mestre Takata tinha uma forma simples de apresentar as coisas mas muito profunda, parece que está a falar connosco. Gostei muito de ler este post.
    _/|\_

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén