Reiki, dormir e os sonhos

Reiki traz equilíbrio, harmonia e serenidade – estes são os pressupostos. Então, porque podemos ter uma má noite, povoada de bastantes sonhos?

Algumas perspectivas sobre a influência do Reiki nos sonhos:

  1. Temos que mudar o preconceito que o Reiki é o causar de tudo. Reiki é uma parte de um todo. Se fizerem Reiki à noite e beberem café, como acham que pode ser a noite?
  2. Reiki tem um efeito no nosso interior, a energia traz ao de cima o que é necessário resolver.

Se ao fazerem Reiki à noite pode despertar mais o vosso subconsciente para a resolução de situações por resolver podem optar por fazer Reiki num espaço de tempo mais alargado antes de irem dormir ou então aproveita essa oportunidade para resolver as situações que julgavam ter resolvidas ou ocultadas da consciência.

Não tenham receio das vossas próprias reacções. Quando tiverem uma noite agitada, tentem reflectir no que a pode ter provocado:

  • Tiveram um dia agitado?
  • Comeram muito ao jantar?
  • Estão cansados emocional e mentalmente?
  • Comeram chocolates ou doces?
  • Beberam café?
  • Têm preocupações e situações que querem ocultar?

Se tiverem preocupações, enviem Reiki para elas, é uma boa forma de resolver a situação energeticamente e que vos ajudará depois a ter uma outra postura para a sua resolução.

Ao acordar de um sonho mais agitado, enviem Reiki para aquilo que se lembram e que vos pode perturbar – estará a libertar esse peso energético e a dar-vos mais auto-confiança sobre a vossa capacidade de resolver situações.

Por vezes, a prática de Reiki pode também causar o que se chama de sonhos lúcidos, ou seja, uma experiência vívida, quase real, na forma de sonho. Aproveitem as lições que possam tirar dessa experiência.

A perspectiva taoísta sobre os sonhos lúcidos

Chen Tuan, sábio ermita, refer um dos princípios base do taoismo – para encontrar paz, o adepto deve libertar-se do apego aos sentidos exteriores e à realização. O adepto deve tornar-se realizado com o mundo interior da energia e dos sonhos. No Xiandao Jing, Chen Tuan descreve uma posição para optimizar o descanso durante o sono, permitindo sonhos lucidos.

chen-tuan

Nesta imagem de Chen Tuan, o lado direito do corpo está para baixo, com a mão esquerda por cima da anca. A mão direita está colocada por baixo da cabeça.

Dicas de Reiki para dormir bem

  • Tenta compreender qual a melhor hora para fazeres o autotratamento
  • Coloca sempre uma intenção – se for para dormir melhor, não te esqueças de o referir
  • Limpa o teu espaço energeticamente, se usares incenso, areja depois o quarto (obrigatório)
  • Podes também colocar um copo de água com sal grosso para ajudar na limpeza da energia (na mesa de cabeceira)
  • Se tens o nível 2, coloca o Honshazeshonen na cama, com a intenção de ajudar a relaxar e dormir melhor

1 thought on “Reiki, dormir e os sonhos”

  1. Olá João!
    Cheguei a este blogue como curiosa que sou sobre o reilki e neste momento tenho algumas dúvidas. Depois de fazer a iniciação devo fazer auto-tratamento durante 21 dias. Mas se, por alguma razão ficar impedida de fazer o auto-tratamento durante 2 ou 3 semanas, isso significa que terei de fazer a iniciação outra vez? Ainda relativamente a este auto-tratamento, entendi que devemos fazer cada posição durante 3 minutos mas depois visualizei o video protagonizado pela Marta e fiquei confusa. O vídeo quer mostrar apenas as posições das mãos, no entanto, devemos demorar algum tempo em cada uma delas?
    Desde já agradeço a sua atenção, a partilha dos seus conhecimentos e felicito-o pelo publicação do seu livro.
    Bem haja 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.