A importância de praticar Reiki
Quando o Mestre Usui dizia que “Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”, estava a demonstrar a profundidade do que é Reiki e da importância de praticar Reiki.
É uma arte pois requer prática – qualquer artista tem um processo de crescimento interior e desenvolvimento da técnica. É secreta pois é interior, não por ser esotérica ou mística. Convida a felicidade pois desenvolve a nossa consciência neste caminho, pois todos queremos atingir a felicidade, muitas vezes não sabemos é como.
A prática é importante, como autotratamento, pois permite compreender com profundidade as nossas questões físicas, mentais, emocionais através de uma dimensão energética. Não é o mesmo que um diagnóstico médico, nem nada que se aproxime mas é uma chegada da pessoa a si mesma.
É com este saber e autoconfiança, que o praticante de Reiki chega aos outros – a sua autoaplicação permite compreender o que a energia do outro lhe transmite. Chegar a terapeuta de Reiki, se for feito com consciência, não é algo imediato.
A responsabilidade
É responsabilidade do mestre de Reiki formar convenientemente, dando oportunidades de crescimento e prática aos seus alunos. Se não puderem praticar, como poderão chegar a terapeutas com experiência e autoconfiança. Reiki é simples, sem dúvida alguma mas a interação com os outros não o é.
O aluno não está isento de responsabilidade. Ele deve manter a sua prática constante com autotratamento e desenvolvimento da consciência, através dos cinco princípios. Não adianta saltar de mestre em mestre para fazer todos os níveis rapidamente ou tirar os três níveis num mesmo se depois não adquire experiência alguma.
Quando fizerem Reiki a alguém, lembrem-se que representam o Reiki, são o rosto do Reiki. A impressão que deixarem na outra pessoa é que contará. Este deve ser um objeto de reflexão – “Como aprendo, o que aprendo, como aplico o que aprendo”.
Foto: Grupo 1 de Estágio – Vânia, Diana, Goreti, Olívia e Fátima, CENIF Amadora.
Dicas para o desenvolvimento da prática de Reiki
Para alunos
- Prática constante de autotratamento
- Aprofundamento das técnicas
- Aproximação ao tratamento de outros com familiares e amigos
Para mestres
- Criar aulas práticas
- Proporcionar experiências diversificadas com voluntariado
- Proporcionar a aproximação profissional, com estágio
