O jejum no Reiki

whats-the-point-of-fastingQuando iniciei a minha prática de Reiki, a primeira coisa que me pediram foi para não comer carne durante uma semana, não beber alcool, não fumar e não ter relações sexuais. Encontramos assim o jejum no Reiki como uma preparação para a sintonização com a Energia Universal.

Assim o fiz, não comer carne não foi problemático assim como não beber alcool. Nunca fumei mas no que toca à parte das relações, o outro lado da família não o compreendeu bem, assim como eu também não o tinha compreendido nem o tinha sido explicado. Mas, foi cumprido.

Afinal o que será este jejum no Reiki, será que realmente o Mestre Usui o requeria, ou será um conceito “new age” com muita mistura de crenças pelo meio?

“Quando se começa a levar adiante a decisão, cuidados devem ser tomados para que tudo possa acontecer de uma maneira confortável e relaxada.” ~ Lu-Tzu

Não sabemos como era nos inícios do Século XX, na escola Japonesa, não conhecemos de onde veio a ideia deste rigor de jejum mas, podemos pensar no que faça sentido.

O propósito da preparação para a sintonização, que geralmente ocorre uma semana antes, é a de proporcionar um corpo físico com a menor quantidade de toxinas possível, um corpo mental e emocional o mais equilibrado possível. Se formos a ver os requisitos, eles apenas falam em físico. A parte do relacionamento sexual, que deve ser natural e saudável entre casais, é tido como um desgaste de energia. É um facto, se tal for feito de uma forma despropositada, desprovida de amor e respeito. Se forem seguidos estes preceitos de união (yoga) então o relacionamento torna-se uma profunda comunhão com todas as dimensões entre duas pessoas e o universo.

Além dos cuidados alimentares, falta um pormenor importante – a água. A hidratação é muito importante, além de que ajuda a eliminar as toxinas que vamos acumulando. Esta ingestão de água deve ser uma constante a partir do momento em que se tornam praticantes de Reiki.

Não peçam a um fumador para parar de fumar, se isso lhe criar ansiedade, não conseguirá estar mental e emocionalmente estável para a sintonização – o que será mais importante? Pedir para reduzir pode ser aceitável.

Outro pormenor importante, que nem sempre é abordado, é o descanso. O repouso e a introspecção. Repousar permite harmonizar mente e coração e a introspecção pode levar a pessoa a refletir sobre para que quer esta sintonização de Reiki. Coloquem uma intenção na vossa sintonização, aproveitem para elevar a consciência e crescer com este aumento de energia.

Estas considerações sobre o jejum no Reiki mostram que devemos tentar compreender a dimensão total da pessoa e não forçá-la a situações que poderão significar desgaste e um maior equilíbrio. Tudo deve ser feito em serenidade e Reiki deve ser praticado com alegria.

No caso do Mestre pretender incluir um regime de purificação mais exigente, tenham em atenção o tipo sanguíneo da pessoa, as suas necessidades de saúde e o impacto que terá física, mental e emocionalmente. Pedir um jejum rigoroso deve ser acompanhado de uma responsabilidade médica e totalmente consciente. Se a pessoa realizar jejum e trabalhar diariamente, os resultados poderão ser… desastrosos.

Acima de tudo, o tempo de preparação para um curso de Reiki, deve ser um momento de vivência interior, alegria, partilha e cuidado com todos os corpos. Reiki não é uma mistificação nem uma coisa esquisita – é energia universal.

4 thoughts on “O jejum no Reiki”

  1. Volto a dizer que sou grata por estas partilhas tão bem explicadas e em que vejo sempre, com alegria, o bom senso a imperar e nada de radicalismos.Obrigada João

  2. Marizetehenriquedefreitas@gmail.com

    Oi gostei do conteúdo minha mestra fOi bem radical no jejum pois eu sou fumante e nos preparos para a iniciação foi pedido para manter por 21 dias com eseção das mulheres casadas o xexo de 3 dias ou uma semana mais cuando aí pedi cuando eu não cocegui parar de fumar e o esposo não aceita ou permanese o fãs cepa ração do casal joga fora 25 hanos de casamento e uma linda família de 4 filhos e ela respondeu quem ama entende e aceita o amor é resiploco dos dois lados ele deve Seitar e eu não e aparte do cigarro não consegui ficar sem fumar aí ela disse que é jogar tudo fora e recomeçar do zero não meu amor e fé e muito grande vontade de receber e doar o bem mais jogar fora todo um esforço e recomeçar minha cabeça dois e o estômago muito tontura e aumento da depressão se puder me dar uma orientação se de fato por eu ter fumado está tudo perdido me dá uma orientação por favor fico Gradecida

    1. Olá Marizete,
      em relação à aprendizagem, tenta seguir o que a tua mestre te indica.
      Na nossa vida precisamos encontrar equilíbrio. Mesmo para beber um copo de água, temos que fazer algum esforço, mas também não podemos beber água em excesso pois poderá fazer mal. Então a lição é encontrar um caminho do meio e saber que com tempo, lá iremos.
      Sobre o relacionamento, acho que nem Reiki nem nada deve colocar bloqueios na vida familiar, que deve ser decidida em conjunto 🙂
      Muita força e felicidade.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.