Reiki

Benefícios da sintonização Reiki

Uma sintonização Reiki é um processo que qualquer aluno passa ao longo dos seus três níveis de desenvolvimento pessoal – Shoden, Okuden, Shinpiden.

“- Mestre, diz-me uma máxima da mais elevada sabedoria.
E o Mestre disse:’ATENÇÃO’.
– É só isso? E o Mestre repetiu: ‘ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO’.”
~ Tradição Zen

awakeningfareastern

A sintonização Reiki é diferente de nível para nível, será essa diferença no processo que fará o praticante apto para cada um dos níveis. O seu processo é apenas ensinado no Gokukaiden ou, em alguns sistemas, no Shinpiden, nível 3. Se hoje em dia falamos abertamente sobre técnicas e símbolos, a sintonização deve ser ainda um processo reservado e respeitado. Não por qualquer razão de crenças mas sim pelo respeito à acção, ao Mestre e ao seu Aluno.

Alguns dos benefícios da sintonização Reiki

Podemos listar alguns dos benefícios do processo, que poderá ser diferente de pessoa para pessoa.

  • Expande a criatividade
  • Cura mente, corpo e espírito
  • Trabalha nas causas, ajudando a compreende-las
  • Desenvolve atitude positiva
  • Alivia o stress
  • Equilibra a energia e os chakras
  • Aumenta a energia, alargando o canal energético

Todos estes benefícios advém principalmente do alargamento do canal energético e purificação que leva a uma elevação da consciência. Estes efeitos não são permanentes. Se o aluno praticar, mais eles são desenvolvidos. Se não praticar, naturalmente que desaparecerão ao longo do tempo. Alguns mestres optam ainda por dar sintonizações a alunos, com a intenção de cura. Ou seja, com o objectivo de ajudar energeticamente a ultrapassar uma determinada questão.

Desmistificar a sintonização

Por vezes encara-se o processo de sintonização como um ritual iniciático. Poderá ser, dependendo da perspectiva de cada um e isso deve ser respeitado. Para mim é um processo que nos conecta à Energia Universal, tem tanto de sagrado quando o nosso próprio acto de respirar – toda a vida é sagrada. Para mim, não implica crenças numa religião mas sim a profunda ligação com o universo e com a energia.

Ao entrar no processo de sintonização, o aluno fica apto a pratica Reiki, dentro do nível ao qual é sintonizado. É como se o seu canal energético ficasse apto a compreender, receber e usar determinada frequência.

Se o Reiki pode ser feito sem sintonização?

Esta é uma questão muito interessante. Uns dizem que sim, outros dizem que não. Ao longo de todos estes anos de prática em diferentes terapias e vivências energéticas, só posso dizer que nada é como Reiki nem que antes de ser sintonizado, praticava Reiki.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Angela Vêscovi

    Me incomoda muito esta questão de pessoas que não querem ser sintonizdas , dizer que não precisam! Desculpem, mas acho desrespeito à metodologia e ao mesmo tempo uma certa soberba. Acho que devemos ter no mínimo respeito pelos Mestres e sua metodologia! Desculpem se falei demais! Namastê!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.