Inspirador

Transformar as fraquezas em forças

Monk (1)Ontem, ao fazer 50 minutos de meditação Ch’an no templo chinês, esqueci-me de um pequeno grande pormenor – calças confortáveis. Tentei colocar-me na melhor postura possível e iniciei o percurso de plena atenção. Como a nossa mente gosta de sempre de dar a sua opinião, passado algum tempo surgiu-me a constatação – “as calças sustentam as pernas”.

Após a meditação, surgiu-me o alegre e iluminado pensamento de que as nossas fraquezas podem e transformam-se em forças. Que ao deixarmos fluir no caminho,  o universo conspira connosco. Esta conspiração nada tem de nefasto, pelo contrário – conspirar é respirar em conjunto. Quando estamos sintonizados, em harmonia, a vida conspira connosco. Ao ter sido distraído com um pormenor mas não me ter deixado bloquear por isso, permiti que tudo fluísse e que a minha real fraqueza, a falta de flexibilidade,  fosse colmatada.

Em pequenos momentos de atenção, podemos atingir o satori sobre a nossa vida. Observar as nossas fraquezas, permite-nos ser criativos para as tornarmos em forças.

“Tens de saltar de precipícios o tempo todo e construir as tuas asas enquanto cais!” ~ Annie Dillard

Transformar as fraquezas em forças é possível também com a prática de Reiki. A meditação Gassho permite-nos encontrar o espaço em nós para a união com o universo e o silêncio interior. A prática de Anshin Ritsumei é também como a subida das escadas para a elevação da consciência. Após 13 anos de prática de Reiki, sinto-me sempre como se tivesse começado ontem, como se hoje fosse um dia novo e mais tenho a praticar para chegar ao amanhã. Vale a pena praticar, torna-nos mais conscientes.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.