O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Reiki é Simples – a filosofia de vida do Reiki

Em vários momentos da nossa vida encontramo-nos num turbilhão infindável e esgotante de actividade, sejam problemas, indecisões, tarefas ou apenas o deixar que o que nos rodeia tome rédeas sobre a nossa vida. O Reiki pode então surgir-nos como a bonança após a tempestade e tal por a energia que representa nos levar ao equilíbrio, ao encontro do nosso Eu e ao cuidado e amor que somos capazes de dar a nós próprios.

Para apoiar os que pretendem iniciar o seu percurso no Reiki e mesmo os praticantes, criamos este Guia de apoio – “Reiki é Simples – a filosofia de vida do Reiki“, que podem ler na íntegra aqui…

A descoberta da nossa vida interior

happiness-love-peace-typography-Favim.com-135593_largeEste pequeno guia fala-nos sobre a simplicidade e quando, verdadeiramente, se pratica Reiki, É-se em Reiki. A nossa identidade perde-se e encontra-se, o nosso corpo dissolve-se e une-se com a energia, tudo em nós brilha por um momento. Como dizia o Mestre Mikao Usui, o Reiki é um caminho para atingir o Satori, a iluminação. Tal caminho é feito com a prática, temos que trabalhar os nossos canais energéticos, a disciplina, a elevação da consciência como se trabalhassemos o corpo físico num ginásio. Para o crescimento de qualquer coisa é também necessário saber cuidar, preservar, vendo-nos como bambu, devemos preservar a Terra onde iremos crescer, regá-la com todos os nutrientes que necessitamos e cuidá-la com muito amor.

Para os conceitos e estilos de vida ocidentais, o vazio é algo de quase impossível e assustador, a nossa vida deve ser preenchida de afazeres, de listas de coisas a cumprir e cumpridas, de convivios, festas e imensas horas de trabalho. Tudo isto conjugado torna quase impossível a disponibilidade até para cinco minutos de silêncio, vivemos de cabeça cheia. Toda a realidade é um turbilhão que muitas vezes nos arrasta até ao limite das nossas forças.

Com o Reiki encontramos algumas ferramentas que nos permitem perceber a importância do silêncio, do acto de cuidar de nós e do estar em comunhão com a vida, essas ferramentas fazem parte da filosofia de vida criada por Mikao Usui.

Os cinco princípios

Estes cinco princípios (Gokai) são tão simples e bonitos que valem a pena serem vividos e praticados como Mikao Usui dizia, de manhã e à noite, com as mãos em Gassho. Experimentem e sintam como diariamente a vossa consciência se vai alterando, percorrendo todo um belo caminho até à iluminação.

Kyo Dake Wa今日たけは                    Só por Hoje,

Ikaru-Na怒るな                                    Sou Calmo,

Shinpai Suna心配すな                    Confio,

Kansha Shite感謝して                         Sou Grato,

Gyo-o Hage Me業をはけめ                Trabalho honestamente,

Hito Ni Shinsetsu Ni人に親切に          Sou Bondoso.

Previous

Sinceridade e reverência no caminho do Reiki

Next

Transformar as fraquezas em forças

1 Comment

  1. Filomena Isidoro

    mUITO BOM,PARA SERMOS iNSTRUMENTO TEMSO QUE SABER PRATICAR EM N´+OS O ÓS OS PRINCIPIOS,nAO HÁ OUTYRO CAMIINHO.REIKI É SIMPLES PELO AMOR,PELA ENTREGA,MAS EXIGE TRABALHO MOMENTO A MOMENTO,PARA SERMOS EXEMPLO.

Deixe um comentário

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén