Reiki

Reiki é Simples – a filosofia de vida do Reiki

Em vários momentos da nossa vida encontramo-nos num turbilhão infindável e esgotante de actividade, sejam problemas, indecisões, tarefas ou apenas o deixar que o que nos rodeia tome rédeas sobre a nossa vida. O Reiki pode então surgir-nos como a bonança após a tempestade e tal por a energia que representa nos levar ao equilíbrio, ao encontro do nosso Eu e ao cuidado e amor que somos capazes de dar a nós próprios.

Para apoiar os que pretendem iniciar o seu percurso no Reiki e mesmo os praticantes, criamos este Guia de apoio – “Reiki é Simples – a filosofia de vida do Reiki“, que podem ler na íntegra aqui…

A descoberta da nossa vida interior

happiness-love-peace-typography-Favim.com-135593_largeEste pequeno guia fala-nos sobre a simplicidade e quando, verdadeiramente, se pratica Reiki, É-se em Reiki. A nossa identidade perde-se e encontra-se, o nosso corpo dissolve-se e une-se com a energia, tudo em nós brilha por um momento. Como dizia o Mestre Mikao Usui, o Reiki é um caminho para atingir o Satori, a iluminação. Tal caminho é feito com a prática, temos que trabalhar os nossos canais energéticos, a disciplina, a elevação da consciência como se trabalhassemos o corpo físico num ginásio. Para o crescimento de qualquer coisa é também necessário saber cuidar, preservar, vendo-nos como bambu, devemos preservar a Terra onde iremos crescer, regá-la com todos os nutrientes que necessitamos e cuidá-la com muito amor.

Para os conceitos e estilos de vida ocidentais, o vazio é algo de quase impossível e assustador, a nossa vida deve ser preenchida de afazeres, de listas de coisas a cumprir e cumpridas, de convivios, festas e imensas horas de trabalho. Tudo isto conjugado torna quase impossível a disponibilidade até para cinco minutos de silêncio, vivemos de cabeça cheia. Toda a realidade é um turbilhão que muitas vezes nos arrasta até ao limite das nossas forças.

Com o Reiki encontramos algumas ferramentas que nos permitem perceber a importância do silêncio, do acto de cuidar de nós e do estar em comunhão com a vida, essas ferramentas fazem parte da filosofia de vida criada por Mikao Usui.

Os cinco princípios

Estes cinco princípios (Gokai) são tão simples e bonitos que valem a pena serem vividos e praticados como Mikao Usui dizia, de manhã e à noite, com as mãos em Gassho. Experimentem e sintam como diariamente a vossa consciência se vai alterando, percorrendo todo um belo caminho até à iluminação.

Kyo Dake Wa今日たけは                    Só por Hoje,

Ikaru-Na怒るな                                    Sou Calmo,

Shinpai Suna心配すな                    Confio,

Kansha Shite感謝して                         Sou Grato,

Gyo-o Hage Me業をはけめ                Trabalho honestamente,

Hito Ni Shinsetsu Ni人に親切に          Sou Bondoso.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Filomena Isidoro

    mUITO BOM,PARA SERMOS iNSTRUMENTO TEMSO QUE SABER PRATICAR EM N´+OS O ÓS OS PRINCIPIOS,nAO HÁ OUTYRO CAMIINHO.REIKI É SIMPLES PELO AMOR,PELA ENTREGA,MAS EXIGE TRABALHO MOMENTO A MOMENTO,PARA SERMOS EXEMPLO.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.