Meditação,  Tao

Criar um banco para meditação em seiza

Como fazer um banco para meditação em seiza. Vi estas fotografias num fórum e pareceu-me suficientemente ilustrativo para quem queira fazer por si mesmo o banquinho. Em alternativa podem comprar e cortar as madeiras em lojas como o Leroy & Merlin ou Aki.

As medidas aqui indicadas são 45cm de tábua, as pernas, têm 15cm a parte maior e 12cm a menor. A largura é mais ou menos de 20 cm. É sem dúvida uma boa alternativa e apoio para quem medita em seiza.

12 34

Imagens por Dusko

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • nanu

    Empreitada arriscada essa de indicar medidas universais para um banquinho seiza. A variação de pessoa a pessoa é muito grande. Pra mim, por exemplo, o assento não precisa passar de 18×36 cm. Já a angulação para as pernas pede ângulo de +/- 20º, e a abertura mínima para as panturrilhas pede espaço de 18cm, o que faz com que a parte traseira fique com aproximadamente 24 cm de altura (só imaginar um triângulo com ângulo agudo de 20º – dá uma tangente de aproximadamente 0,36; só fazer as contas a partir da altura confortável para abrigar a panturrilha de cada um). Observe que as medidas de assento que você sugere são grandes pra mim, mas as medidas das pernas são muitíssimo pequenas. Minas panturrilhas ficariam esmagadas sob o assento a 12 cm de altura.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.