Reiki

Chorar após um tratamento de Reiki

Chorar ReikiChorar lava-nos a alma e traz-nos conforto, alívio. Chorar após um tratamento de Reiki não é algo de mau ou um indicador que a terapia tenha corrido mal, antes pelo contrário – em relação àquele paciente, correu muito bem, houve uma libertação emocional.

Ao chorar, estamos a ir ao mais profundo de nós. Permitimo-nos tocar, indo ao encontro da dor, trazendo-a ao limiar do visível e da consciência. Devemos quebrar com as crenças que nos ensinaram – “chorar não é para homens, um adulto não chora, não se chora em público”, entre outras. Chorar é bom, é libertador e construtivo.

Chorar após um tratamento de Reiki

“Por cada mudança positiva que faças na tua vida, algo também muda para melhor – isso cria uma reacção em cadeia” ~ Leon Brown

Reiki traz-nos equilíbrio a todos os níveis – físico, mental, emocional e espiritual. Em cada uma destas camadas, a energia encontra a forma de trazer harmonia à pessoa. Se durante ou após o tratamento o paciente chorar isso é sinal que está em contacto com a sua dor, a traz ao de cima e se torna disponível a resolver e libertar. Chorar após um tratamento de Reiki permite construir um processo terapêutico mais eficaz, indo ao encontro daquilo que é realmente necessário para a pessoa.

Quando o terapeuta tem vontade de chorar ou mesmo chora

Durante o tratamento pode também dar vontade ao terapeuta de chorar. Esta vontade pode mesmo converter-se em choro. Isto pode acontecer por troca energética – o terapeuta sentiu a energia da pessoa, esta comunicou-lhe o que precisava e isso era chorar. Pode também acontecer, a própria energia estar a ajudar o terapeuta a libertar-se de alguma situação sua. Após a sessão, deve ser feita uma reflexão sobre a situação e um autotratamento para que se possa compreender o que era energia da outra pessoa e o que é a energia do terapeuta.

Alguns benefícios de chorar

  • Acalma a respiração e traz serenidade
  • Liberta as emoções
  • Lubrifica os olhos
  • Ajuda a desenvolver empatia e sinceridade
  • Liberta pesos do passado

O que fazer com o paciente

Este é um momento muito sensível para a pessoa e nem todos sabem lidar bem com a sua atitude de chorar. Por isso, o terapeuta deve respeitar da melhor forma possível o espaço e o tempo da pessoa. Por vezes é necessário um abraço, outras vezes um sorriso. Algo de muito importante é que a pessoa deve sair melhor do que entrou, por isso, não se deve ir procurar e exacerbar o momento de tristeza, antes pelo contrário – Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade. Reiki ajudou a libertar, isso é motivo de alegria. A pessoa encontrou-se, abraçou a sua dor e ao conhecê-la, teve oportunidade de se libertar. Começa agora o momento de cura, o momento de alegria.

Acompanhada pelo terapeuta de Reiki, a pessoa pode caminhar por um trilho mais ligeiro, sem o peso da sua dor. Chorar faz bem, é libertador.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.