Nível 2 - Okuden,  Reiki

Autotratamento de Reiki nível 2

Chegados ao nível 2, Okuden, a transformação, deparamo-nos com mais 21 dias de autotratamento de Reiki. Sendo um nível que nos traz a sabedoria de três símbolos, como os podemos aplicar na nossa rotina diária?

Processo de autotratamento

O autotratamento implica sempre seguirmos os 3 pilares do Reiki – Gassho, Reiji-ho, Chiryo – Ligação à fonte, Intenção e agradecimento, Tratamento.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/EIyaGCT3JGQ”]

Aplicação de símbolos no autotratamento de Reiki

Estas são apenas sugestões do que se pode fazer no autotratamento. O praticante deve seguir as intruções dadas pelo seu Mestre pois ele é que está a acompanhar todo o processo de crescimento do aluno. Interpretem estes passos como experiências.

autotratamento simples

A energia dos símbolos é desenhada no início do autotratamento e flui sempre que necessária.

  • Gassho
  • Desenhar os três símbolos, do terceiro para o primeiro
  • Reiji-ho
  • Chiryo – autotratamento, todas as posições

autotratamento simples – um símbolo por autotratamento de Reiki

autotratamento de Reiki nível 2Vamos apenas escolher um símbolo por dia. Esta é uma experiência útil para quem o nível 2 possa estar a ser intenso. No primeiro dia, o primeiro símbolo; segundo dia, segundo símbolo; terceiro dia, terceiro símbolo. Se preferirem podem fazer antes séries de 2, 3 ou 5 dias por cada símbolo. Irá também ajudar-vos a compreender melhor o efeito de cada símbolo em cada posição ou autotratamento. Nesta experiência, podem ou desenhar o símbolo só uma vez ao início ou desenhar ao início e depois repeti-lo em cada posição.

  • Gassho
  • Desenhar o símbolo que vai ser trabalhado no dia
  • Reiji-ho
  • Chiryo – autotratamento, todas as posições
  • (opcional) visualizar o símbolo em cada posição.

autotratamento centrado em cada posição

A energia dos símbolos é desenhada no início do autotratamento e em cada posição, mentalizando e dizendo o mantra três vezes.

  • Gassho
  • Desenhar os três símbolos, do terceiro para o primeiro
  • Reiji-ho
  • Chiryo – autotratamento. Em cada posição, visualizar os três símbolos, do terceiro para o primeiro, dizendo o seu mantra. Podem imaginar como se estivessem a ser desenhados na palma da mão e fosse para a posição onde estão – simplifiquem.

Com o nível dois de Reiki, o Okuden, trabalhamos a transformação emocional e mental. É um processo de elevação da consciência e transformação da nossa energia pessoal. É o nível mais exigente pela quantidade de ferramentas e possibilidades de trabalho que nos traz. Deve ser encarado com seriedade e respeito, aplicado com discernimento e muito amor incondicional.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Cátia

    Tal como o João referiu, o 2º Nível de Reiki é exigente e confesso que doloroso também, na medida em que teremos de sofrer para que nos transformemos e possamos ir evoluíndo. Deste modo deixámos para trás o obsoleto e nefasto, como uma cobra como muda de pele.
    Namasté.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.