
A intenção no Reiki
Para onde dirigimos a atenção, dirigimos a energia. A intenção no Reiki é tão precisa quanto o termos um canal pronto, uma mente limpa e um coração predisposto.
A intenção inicia-se no momento em que colocamos as mãos em posição Gassho – conetamo-nos à energia universal, sentimos o fluir da energia e de alguma forma pedimos ou queremos que a energia faça algo. Continuamos esse pedido no Reiji-ho e ao longo do tratamento, o chiryo, vamos reforçando o pedido ou intenção.
Será preferível que este pedido se torne consciente, que inconsciente, pois devemos saber colocar a intenção que vá ao encontro do Bem Supremo e daquilo que a pessoa também pediu para si mesma. Parece confuso?
Se formos fazer Reiki a alguém, possivelmente essa pessoa tem uma motivação para receber Reiki, pode até ser apenas para relaxar ou experimentar. Ao conversar com a pessoa, ela pode chegar à conclusão que o seu motivo é diferente do objetivo que pretende alcançar. Por exemplo, vem para tratar a dor nas costas e apercebe-se que afinal deve é tratar o seu equilíbrio emocional, para que não reaja com tensão. O tratamento irá para essa intenção, além de aliviar ou reduzir por completo a dor localizada que teria. Neste caso, o praticante ou terapeuta pode colocar uma intenção para a harmonia emocional e para o tratamento da dor, para o bem supremo da pessoa (por exemplo).
Diferença entre desejo e intenção no Reiki
O desejo origina-se de uma vontade forte, de uma impulsão que nos move para o objeto do desejo – isso pode ser descontrolado e totalmente contra a razão do amor incondicional. O desejo pode vir da mente, a intenção do coração. A intenção é um sopro suave, um pedido que colocamos e entregamos ao Universo, à Vida. Não ficamos apegados à intenção, enquanto que o desejo pode deixar-nos expectantes.
É por esta distinção que devemos antes colocar a intenção no Reiki e não o desejo. O tratamento deve ser feito com todo o respeito pela pessoa, pela energia, por nós – sem interferência pelo nosso ego ou por uma atitude voluntarista de querer a cura. Esta apenas acontecerá se tal for possível – a condição da pessoa é recuperável e o seu corpo atinge a homeostase, o mesmo se passará no campo emocional e mental.
Deixem fluir Reiki, guiado pela intenção – aí a energia fará o seu trabalho.