Reiki

John Gray, Takata e o Reiki

John GrayÉ sempre interessante termos uma perspectiva do Reiki sobre como este era nos tempos de Takata, Hayashi e Usui. No seu livro Hand to Hand, o John Harvey Gray descreve alguns dos seus encontros e experiências com Takata.
John Gray foi o terceiro Mestre de Reiki formado por Hawayo Takata. Iniciou o seu primeiro nível na casa de Wally Ricardson a 12 de Junho de 1974. Segundo as suas memórias, não se recorda muito do dia, excepto que Takata usava um belíssimo vestido dourado. Apesar da sua aparência delicada, Takata emanava presença e falou o seguinte sobre o Reiki:

  • O sistema de Reiki é simples, tão simples que uma criança pode usar. O praticante usa uma técnica de imposição das mãos em posições específicas no corpo, movendo de uma posição a outra à medida que as mãos “arrefecem”
  • Os praticantes não usam a sua própria energia para curar, antes tornam-se condutores da energia universal (Reiki)
  • O praticante e o cliente sentem-se bem após um tratamento
  • O praticante pode fazer um autotratamento
  • Os praticantes estão protegidos de apanhar os problemas físicos ou emocionais dos seus clientes
  • Reiki é eficaz em emergências.

A 6 de Outubro de 1976, John Gray tornou-se mestre de Reiki – o terceiro formado por Takata. Os seus dois colegas anteriores foram Virginia Samdahl e Ethel Lombardi. Gray assumiu o Reiki a tempo inteiro em 1979. É curiosa a sua partilha sobre o primeiro ano de actividade – foi um tempo aterrador, não ganhava dinheiro suficiente e estava preocupado por ter que voltar ao seu anterior negócio.
É interessante esta partilha pois muitas vezes tem-se uma noção errada sobre o “dinheiro” que se faz com a prática de Reiki. É como qualquer outra actividade, requer muito esforço, muito sacrifício, muito investimento inicial e possivelmente, a maior parte do tempo, o valor que se ganha é para pagar despesas. Assim como Gray, que se mostrou humano ao identificar a sua preocupação, também o mesmo pode acontecer a qualquer terapeuta ou mestre de Reiki que avance com o seu projecto. Há que confiar e colocar todo o saber no que se faz, sempre com muito Reiki.

John Gray e Takata

John Gray a ser tratado por Takata

Até à sua passagem a 12 de Janeiro de 2011, John Gray criou o sistema Usui-Gray Integrated Reiki System® pelo qual ensinou mais de 1000 classes e treinou milhares de praticantes em 35 anos de ensino e prática de Reiki.

Este artigo é uma partilha sobre o tempo de ensino da Mestre Takata e também uma homenagem ao Mestre John Gray.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Angela Vescovi

    Esta questão do dinheiro é muito mal compreendida pela maioria das pessoas que não se dedicam em tempo integral às Terapias integrativas. Como tal, pontuo sempre , que o que se “cobra”, não é a Energia , mas sim o tempo que nos colocamos à disposiçao, porque temos contas a pagar. Vivemos num mundo normal e somos “normais”! Mas foi muito bom o artigo para pontuar esta questão e contextualizar a história do Reiki. Namastê! _/\_

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.