Reiki

Transformar o sofrimento em felicidade com Reiki

Transformar o sofrimento em felicidadeNem sempre os nossos momentos são bons e, quando encontramos o momento de força, queremos transformar o sofrimento em felicidade. Esta transformação é possível quando praticamos a aceitação. Neste processo devemos colocar a nós mesmos algumas questões:

  • Compreendo o momento que estou a passar?
  • Culpabilizo outros?
  • Responsabilizo-me por este momento?
  • Tenho força interior ou sinto-me exausto?
  • Parei forçado ou por vontade própria?
  • Consigo estar com pessoas ou preciso muito de estar com pessoas?

“É extremamente importante investigar as origens do sofrimento , saber como ele surge. Para iniciar este processo devem estar cientes da natureza mutável da nossa existência. Todas as coisas , eventos e fenómenos são dinâmicos, mudando a cada momento , nada permanece estático. E se todas as coisas estão sujeitas a alterações , nada existe em um estado permanente, portanto, todas as coisas estão sob o poder ou influência de outros factores, nada vai durar , não importa o quão agradável ou agradável pode ser a experiência. ~ Dalai Lama

No momento de sofrimento, precisamos parar. Concentrar todas as nossas energias em nós mesmos, ir buscar cada bocadinho nosso que entregamos a outros e a coisas e sermos um todo. Fazendo este exercício, muitas vezes apercebemo-nos que estavamos demasiado dispersos e, a dispersão, apenas nos traz fraqueza. Meditem, enraizem-se, pratiquem Reiki e recebam Reiki. Podemos dizer que o primeiro passo para transformar o sofrimento em felicidade é o estar centrado e uno consigo mesmo.

“A aceitação da mudança pode ser um factor importante para reduzir muito o nosso sofrimento. Muitas vezes causam sofrimento recusando-se a desistir do passado. Se definirmos a nossa imagem pela aparência que tinha ou o que se costumava fazer e não pode fazer agora , é provável que se sinta mais infeliz … a aceitação da inevitabilidade da mudança como um princípio geral ajuda-nos a enfrentar muitos problemas e a assumir um papel mais activo. Conhecimento e compreensão podem mudar e evitar a ansiedade, que é a causa de muitos dos nossos problemas … ” ~ Howard C. Cutler

Ao reconhecer a situação, estamos a colocar numa tela branca o nosso problema. Observar esse problema objectivamente, sem apego, irá ajudar a perceber uma outra perspectiva dele, assim como o caminho que ajuda na sua resolução, pois “não há soluções, há caminhos”. Após o reconhecimento devemos trabalhar a aceitação, compreendendo que tudo muda, tudo está em constante mudança e que essa mudança é benéfica se nos lembrarmos das palavras de Mikao Usui – Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade.

Reconhecimento e aceitação da mudança, ajuda-nos a transformar o sofrimento em felicidade e podemos fazê-lo com a nossa prática de Reiki.

Uma outra perspectiva – o sofrimento e a energia

Quando estamos num estado de sofrimento, sentimo-nos pesados – tudo é pesado, nós estamos pesamos. Somos uma fina película onde qualquer coisa pode fazer uma marca profunda. Este estado pesado, atrai ainda mais energia da mesma qualidade e afecta a energia envolvente. A mudança terá que começar no interior para que depois mais facilmente possam limpar o exterior. Para a mudança do padrão energético interior, pratiquem além do autotratamento, o Hesso Chiryo e o Nentatsu. Não se esqueçam também de limpar o espaço onde estão, irá ajudar.

Exercícios para transformar o sofrimento em felicidade com Reiki

Reiki é amor incondicional, ele traz transformação e equilíbrio mas, requer prática, não acontece milagrosamente. Possivelmente, se estão num momento de sofrimento, devem ter o chakra da coroa tapado e, como tal, será mais difícil de praticar ou terem vontade de praticar. O truque é – Não desistir!

Posições de Reiki

  • Tratamento da cabeça
  • Mão no coração e no chakra raiz
  • Mão no coração e no esplénico
  • Mão no coração e no plexo solar
  • Mão no coração e na laringe
  • Mão no coração e na terceira visão
  • Mão no coração e na coroa
  • Terminar com as mãos no cardíaco

Os cinco princípios para transformar o sofrimento em felicidade

Os gokai podem sempre ajudar-nos nestas situações. Parem, centrem-se e com as mãos em Gassho, recitem:

Só por hoje – aqui e agora, no momento presente, paro e centro-me

Sou calmo – concentro-me na minha respiração, deixo fluir o Reiki para dentro de mim

Confio – confio em mim, nas minhas capacidades e no universo pois estou num caminho onde procuro a felicidade

Sou grato – sou grato por esta situação que me leva a compreender o que tenho a mudar, sou grato porque sei que sou capaz de mudar

Trabalho honestamente – sou verdadeiro comigo e aceito-me, encaro esta situação de frente e em verdade

Sou bondoso – abraço-me e sei que posso contar comigo, eu acredito em mim e gosto de mim, sei que a minha força irá ajudar-me a prevalecer.

Num momento de sofrimento, acima de tudo é preciso não nos esquecermos de nós mesmos. Centrar, procurar ajuda, compreender o momento e aceitar a mudança que é necessária. Tudo pode ser feito com serenidade e muito Reiki.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • vanda prado

    ESTOU MUITO FELIZ POR TÊ-LOS ENCONTRADO.ESTAVA ME SENTINDO MUITO SOZINHA NESTA CAMINHADA. POR FALTA DE IDENTIFICAÇÃO. TIVE QUE CHEGAR AS MESMAS CONCLUSÕES SO E ESTA É A PROVA DE QUE REIKI É A ENERGIA DA VIDA,E QUE TODOS SOMOS IGUAIS NÃO IMPORTA CREDO ,RELIGIÃO NIVEL CULTURAL OU INTELECTUAL
    PAZ,AMOR
    sangit

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.