Transformar o sofrimento em felicidade com Reiki
Nem sempre os nossos momentos são bons e, quando encontramos o momento de força, queremos transformar o sofrimento em felicidade. Esta transformação é possível quando praticamos a aceitação. Neste processo devemos colocar a nós mesmos algumas questões:
- Compreendo o momento que estou a passar?
- Culpabilizo outros?
- Responsabilizo-me por este momento?
- Tenho força interior ou sinto-me exausto?
- Parei forçado ou por vontade própria?
- Consigo estar com pessoas ou preciso muito de estar com pessoas?
“É extremamente importante investigar as origens do sofrimento , saber como ele surge. Para iniciar este processo devem estar cientes da natureza mutável da nossa existência. Todas as coisas , eventos e fenómenos são dinâmicos, mudando a cada momento , nada permanece estático. E se todas as coisas estão sujeitas a alterações , nada existe em um estado permanente, portanto, todas as coisas estão sob o poder ou influência de outros factores, nada vai durar , não importa o quão agradável ou agradável pode ser a experiência. ~ Dalai Lama
No momento de sofrimento, precisamos parar. Concentrar todas as nossas energias em nós mesmos, ir buscar cada bocadinho nosso que entregamos a outros e a coisas e sermos um todo. Fazendo este exercício, muitas vezes apercebemo-nos que estavamos demasiado dispersos e, a dispersão, apenas nos traz fraqueza. Meditem, enraizem-se, pratiquem Reiki e recebam Reiki. Podemos dizer que o primeiro passo para transformar o sofrimento em felicidade é o estar centrado e uno consigo mesmo.
“A aceitação da mudança pode ser um factor importante para reduzir muito o nosso sofrimento. Muitas vezes causam sofrimento recusando-se a desistir do passado. Se definirmos a nossa imagem pela aparência que tinha ou o que se costumava fazer e não pode fazer agora , é provável que se sinta mais infeliz … a aceitação da inevitabilidade da mudança como um princípio geral ajuda-nos a enfrentar muitos problemas e a assumir um papel mais activo. Conhecimento e compreensão podem mudar e evitar a ansiedade, que é a causa de muitos dos nossos problemas … ” ~ Howard C. Cutler
Ao reconhecer a situação, estamos a colocar numa tela branca o nosso problema. Observar esse problema objectivamente, sem apego, irá ajudar a perceber uma outra perspectiva dele, assim como o caminho que ajuda na sua resolução, pois “não há soluções, há caminhos”. Após o reconhecimento devemos trabalhar a aceitação, compreendendo que tudo muda, tudo está em constante mudança e que essa mudança é benéfica se nos lembrarmos das palavras de Mikao Usui – Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade.
Reconhecimento e aceitação da mudança, ajuda-nos a transformar o sofrimento em felicidade e podemos fazê-lo com a nossa prática de Reiki.
Uma outra perspectiva – o sofrimento e a energia
Quando estamos num estado de sofrimento, sentimo-nos pesados – tudo é pesado, nós estamos pesamos. Somos uma fina película onde qualquer coisa pode fazer uma marca profunda. Este estado pesado, atrai ainda mais energia da mesma qualidade e afecta a energia envolvente. A mudança terá que começar no interior para que depois mais facilmente possam limpar o exterior. Para a mudança do padrão energético interior, pratiquem além do autotratamento, o Hesso Chiryo e o Nentatsu. Não se esqueçam também de limpar o espaço onde estão, irá ajudar.
Exercícios para transformar o sofrimento em felicidade com Reiki
Reiki é amor incondicional, ele traz transformação e equilíbrio mas, requer prática, não acontece milagrosamente. Possivelmente, se estão num momento de sofrimento, devem ter o chakra da coroa tapado e, como tal, será mais difícil de praticar ou terem vontade de praticar. O truque é – Não desistir!
Posições de Reiki
- Tratamento da cabeça
- Mão no coração e no chakra raiz
- Mão no coração e no esplénico
- Mão no coração e no plexo solar
- Mão no coração e na laringe
- Mão no coração e na terceira visão
- Mão no coração e na coroa
- Terminar com as mãos no cardíaco
Os cinco princípios para transformar o sofrimento em felicidade
Os gokai podem sempre ajudar-nos nestas situações. Parem, centrem-se e com as mãos em Gassho, recitem:
Só por hoje – aqui e agora, no momento presente, paro e centro-me
Sou calmo – concentro-me na minha respiração, deixo fluir o Reiki para dentro de mim
Confio – confio em mim, nas minhas capacidades e no universo pois estou num caminho onde procuro a felicidade
Sou grato – sou grato por esta situação que me leva a compreender o que tenho a mudar, sou grato porque sei que sou capaz de mudar
Trabalho honestamente – sou verdadeiro comigo e aceito-me, encaro esta situação de frente e em verdade
Sou bondoso – abraço-me e sei que posso contar comigo, eu acredito em mim e gosto de mim, sei que a minha força irá ajudar-me a prevalecer.
Num momento de sofrimento, acima de tudo é preciso não nos esquecermos de nós mesmos. Centrar, procurar ajuda, compreender o momento e aceitar a mudança que é necessária. Tudo pode ser feito com serenidade e muito Reiki.
Um comentário
vanda prado
ESTOU MUITO FELIZ POR TÊ-LOS ENCONTRADO.ESTAVA ME SENTINDO MUITO SOZINHA NESTA CAMINHADA. POR FALTA DE IDENTIFICAÇÃO. TIVE QUE CHEGAR AS MESMAS CONCLUSÕES SO E ESTA É A PROVA DE QUE REIKI É A ENERGIA DA VIDA,E QUE TODOS SOMOS IGUAIS NÃO IMPORTA CREDO ,RELIGIÃO NIVEL CULTURAL OU INTELECTUAL
PAZ,AMOR
sangit