O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Mente limpa e coração predisposto

Mente limpa

Praticar reiki com a cabeça cheia e sem vontade nem sempre produz os resultados pretendidos. Quando temos uma mente limpa e coração predisposto o Reiki flui através de nós com a simplicidade da água num ribeiro.

As quantidade enorme de actividades que temos todos os dias, são muito exigentes para a nossa mente. Ela absorve “toneladas” de informação que nem sempre é processada no aqui e agora e, que será mostrada naquele preciso momento em que estamos a praticar Reiki e queremos ter serenidade. Podemos depois não sentir a energia a fluir ou não ter mesmo vontade de praticar. Então, antes de iniciarmos a nossa prática de Reiki, temos que desenvolver a mente limpa e o coração predisposto.

Mente limpa

Mente limpa significa estar no aqui e agora – o “Só por hoje” que recitamos nos cinco princípios. Para isso, temos que também saber domar a mente, tal faz-se com vontade e prática. Uma das técnicas é prestarmos apenas atenção na nossa respiração, contando, por exemplo até vinte – inspira 1, expira 2, inspira 3, expira 4…

Outra técnica útil é aprendermos a esvaziar a mente com uma meditação simples – a da sala vazia:

  1. Centra-te na tua mente, como se estivesses no centro de uma sala
  2. Observa ao teu redor, como está essa sala?
  3. Esvazia-a totalmente
  4. Pinta as paredes de branco, o tecto de branco e o chão de branco
  5. Observa – como está a sala?
  6. Se surgir algum objecto retira e volta a pintar

Esta técnica permite criar o espaço vazio dentro de nós, no interior do nosso chakra da terceira visão, o que irá ajudar no desenvolvimento da intuição, da visão clara e gerar, manter uma mente limpa.

Coração predisposto

125 – O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho
~ Imperador Meiji

Para praticar Reiki devemos estar predispostos, ser capazes de sentir amor incondicional, o dar sem esperar receber, o fazer bem, sem olhar a quem. Esse amor incondicional deve estar primeiro virado para nós e depois para os outros. Quando estamos cheios de nós, podemos transbordar para os outros. Fazer autotratamento é uma expressão de amor por nós mesmos, é saber cuidar de nós. Podem também desenvolver essa atenção no coração, através da meditação Gassho.

  • Experimentem ter as mãos em posição gassho mesmo junto ao coração
  • Concentrem-se na respiração
  • Na inspiração digam “eu inspiro amor”
  • Na expiração digam “eu partilho amor”
  • Ao mesmo tempo, vão sentindo o Reiki fluir
  • O que vos acontece?

Praticar Reiki é muito simples e ajuda bastante termos a mente limpa e o coração predisposto – estar no aqui e agora dispostos a dar, a nós e aos outros.

Previous

Inauguração do CENIF Amadora

Next

Sintonização de cura no Reiki

4 Comments

  1. Obrigado João.
    Realmente, tudo vem a nós quando tem de vir. Obrigado por mais uma vez e no momento exato transmitires as mensagens que preciso ouvir, mais não sendo, para lembrar que mais alguém me está ajudando a crescer e me vai ajudando a desbravar o meu caminho interior para que possa desfrutar da “paisagem” que me envolve.
    Só por hoje, sou grato
    Tudo de bom e um forte abraço, João Barreto

  2. Alexandra Gonzalez

    olá joão, a imagem diz tudo… obrigada! 🙂

  3. vermelho

    Olá João todo bem contigo, na vida nada acontece por a causo, só com o tempo é que vamos dado valor as coisa,,,Célia Santos

  4. Ana Cristina

    Muito bom!Namastê!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén