Mente limpa e coração predisposto
Praticar reiki com a cabeça cheia e sem vontade nem sempre produz os resultados pretendidos. Quando temos uma mente limpa e coração predisposto o Reiki flui através de nós com a simplicidade da água num ribeiro.
As quantidade enorme de actividades que temos todos os dias, são muito exigentes para a nossa mente. Ela absorve “toneladas” de informação que nem sempre é processada no aqui e agora e, que será mostrada naquele preciso momento em que estamos a praticar Reiki e queremos ter serenidade. Podemos depois não sentir a energia a fluir ou não ter mesmo vontade de praticar. Então, antes de iniciarmos a nossa prática de Reiki, temos que desenvolver a mente limpa e o coração predisposto.
Mente limpa
Mente limpa significa estar no aqui e agora – o “Só por hoje” que recitamos nos cinco princípios. Para isso, temos que também saber domar a mente, tal faz-se com vontade e prática. Uma das técnicas é prestarmos apenas atenção na nossa respiração, contando, por exemplo até vinte – inspira 1, expira 2, inspira 3, expira 4…
Outra técnica útil é aprendermos a esvaziar a mente com uma meditação simples – a da sala vazia:
- Centra-te na tua mente, como se estivesses no centro de uma sala
- Observa ao teu redor, como está essa sala?
- Esvazia-a totalmente
- Pinta as paredes de branco, o tecto de branco e o chão de branco
- Observa – como está a sala?
- Se surgir algum objecto retira e volta a pintar
Esta técnica permite criar o espaço vazio dentro de nós, no interior do nosso chakra da terceira visão, o que irá ajudar no desenvolvimento da intuição, da visão clara e gerar, manter uma mente limpa.
Coração predisposto
125 – O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho
~ Imperador Meiji
Para praticar Reiki devemos estar predispostos, ser capazes de sentir amor incondicional, o dar sem esperar receber, o fazer bem, sem olhar a quem. Esse amor incondicional deve estar primeiro virado para nós e depois para os outros. Quando estamos cheios de nós, podemos transbordar para os outros. Fazer autotratamento é uma expressão de amor por nós mesmos, é saber cuidar de nós. Podem também desenvolver essa atenção no coração, através da meditação Gassho.
- Experimentem ter as mãos em posição gassho mesmo junto ao coração
- Concentrem-se na respiração
- Na inspiração digam “eu inspiro amor”
- Na expiração digam “eu partilho amor”
- Ao mesmo tempo, vão sentindo o Reiki fluir
- O que vos acontece?
Praticar Reiki é muito simples e ajuda bastante termos a mente limpa e o coração predisposto – estar no aqui e agora dispostos a dar, a nós e aos outros.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/GRTeR6yPVE4″]
4 comentários
João Barreto
Obrigado João.
Realmente, tudo vem a nós quando tem de vir. Obrigado por mais uma vez e no momento exato transmitires as mensagens que preciso ouvir, mais não sendo, para lembrar que mais alguém me está ajudando a crescer e me vai ajudando a desbravar o meu caminho interior para que possa desfrutar da “paisagem” que me envolve.
Só por hoje, sou grato
Tudo de bom e um forte abraço, João Barreto
Alexandra Gonzalez
olá joão, a imagem diz tudo… obrigada! 🙂
vermelho
Olá João todo bem contigo, na vida nada acontece por a causo, só com o tempo é que vamos dado valor as coisa,,,Célia Santos
Ana Cristina
Muito bom!Namastê!