Reiki

Posição das mãos num tratamento de Reiki

posições das mãosQue posição das mãos podemos usar num autotratamento ou tratamento de Reiki? Não se podem cruzar? A direita tem que estar por cima da esquerda? Devemos tocar ou nunca tocar?

“Reiki está disponível para quem procura” ~ Hawayo Takata

A prática de Reiki requer mente limpa e coração predisposto, ou seja, estar no momento presente e não preso nos pensamentos, sem julgamento e pleno de amor incondicional, na atitude de doação.

Algumas considerações sobre a energia

Reiki é sem polaridade. Como?

Considerando o Reiki como uma energia universal, vital, presente em todo o lado e disponível para todos, ela pode ser descrita como não tendo polaridade. Assumindo esse princípio ela tanto flui pelo lado esquerdo como direito do nosso corpo. Ou seja, o lado feminino e masculino, yin e yang em algumas tradições. Em métodos como a cura quântica e outros de origem taoista, a mão esquerda é receptora e a direita emissora. Isso não acontece com o Reiki. Ambas as mãos servem como condutoras da energia universal. É como se todo o nosso corpo fosse um único canal, com uma entrada pela coroa e com várias saídas.

Reiki é uma energia passiva. Como?

Dizemos que Reiki é amor incondicional, isto porque é uma energia que não pode nem é forçada para o corpo de alguém. Já experimentaram forçar amor a alguém? Não resulta, pois não? Isso é porque já não é amor.

Quando estamos verdadeiramente predispostos na acção, então é mesmo amor incondicional e a energia vital Reiki flui. Outra das vantagens (e mais uma razão do Reiki ser espectacular) é que o receptor precisa aceitar essa energia – é passiva. Se não quiser, por alguma razão, não flui mesmo para dentro dele.

A prática – posição das mãos num tratamento

“o que não quiseres que te seja feito, não faças aos outros” ~ Confúcio

Antes de fazer um tratamento a alguém temos obrigatoriamente que fazer em nós. Quem está já em nível 2 ou 3, mais responsabilidade tem e maior a obrigação de cumprir em si ou que quer fazer aos outros. As dúvidas dissolvem-se e surgem com a prática. A prática em si mesmo, além do crescimento pessoal e equilíbrio energético, leva-nos ainda mais longe, a compreender o outro! O que somos também os outros são e vice-versa.

Retomando o tema de que somos um único canal sem polaridade, vamos experimentar uma posição. Coloquem as mãos por cima da parte superior dos pulmões, junto a uma covinha nas clavículas. Terão que cruzar os braços. Deitem-se e deixem fluir. Como se sentem?

A energia flui mesmo com os braços cruzados e esses pontos irão auxiliar a tratar do estado de alma. Experimentem.

Assim como colocar a mão esquerda por cima da direita ou vice-versa, é exactamente a mesma coisa. Experimentem.

Fazer Reiki com as mãos encostadas ou ligeiramente afastadas, está a tratar aspectos diferentes e pode dar sensações diferentes. Experimentem.

O que sentiram?

A prática de Reiki pode ser intuitiva – as mãos nas posições que sentem ser necessárias fazer, não obrigatoriamente as indicadas – ou metódica – seguindo as posições típicas de um tratamento. Para verem a posição das mãos num autotratamento, podem ver este artigo.

A predisposição, deixa fluir em cada posição das mãos

“Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade” ~ Mikao Usui

Reiki é uma arte, sem dúvida. Todos a podem praticar? sim. Para desenvolver essa arte é necessária muita mas muita prática. Ela convida felicidade porque traz-nos o equilíbrio, a paz duradoura. Essa é construída através da prática interior e exterior dos cinco princípios e do autotratamento. Reiki é muito simples, ao colocar as mãos, deixar fluir com alegria por estarmos a tratar da nossa própria felicidade. Imaginem as palmas das mãos a sorrirem enquanto flui Reiki. Como se sentem?

Deixem que a vossa intuição vos guie para a posição das mãos – irá ajudar a compreender melhor a necessidade de energia em vocês e nos outros.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Angela Vêscovi

    Maravilhoso…estas questões devem ser esclarecidas e cada vez mais pontuadas, porque existe muita confusão. Fazendo uma analogia o Reiki é para a energia, assim como a Arte é para o conhecimento: a arte é! A nível de enrgia o Reiki É!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.