Inspirador

Abhaya mudra – sem medo

sem medoQuando temos medo queremos afastá-lo! Com o abhaya mudra fazemos isso mesmo, em serenidade. abhaya significa sem medo e é uma palavra sânscrita. Este mudra é feito com a palma da mão direita aberta, estendida para fora, ao nível do peito ou ligeiramente mais alta. Se repararem nas imagens de buda com este mudra percebe-se o seu efeito de protecção, força interior e paz.

A história do abhaya mudra

Devadatta, primo de Buda, através da sua inveja causou um grande cisma entre os discípulos de Buda. À medida que o seu orgulho aumentava, tentou assassinar Buda. Um dos seus esquemas era usar um elefante para o esmagar. Mas, assim que o elefante se aproximou de Buda, este fez o Abhaya mudra que imediatamente o acalmou. Por isso, não só apazigua mas também indica a ausência do medo.

Os budistas costuma meditar nesta representação de buda para se libertarem da ilusão da inveja que é transformada na sabedoria da realização. A prática deste mudra leva a esta transformação.

Abhaya mudra com Reiki

Podemos usar o Abhaya mudra no Reiki, incluindo a sua intenção – afastar o medo, promover a força interior.

Coloquem a vossa mão direita com a palma virada para fora, à altura do peito. Sintam em vocês que a intenção é a de promover a força interior e que apenas Reiki flui pela vossa mão. Estão envoltos por Reiki e ele flui por isso, nada pode entrar. O medo não pode entrar dentro de vocês.

Numa situação de desconforto, façam isso, coloquem a mão nessa posição e deixem fluir, sentindo por dentro a força de um não e ao mesmo tempo o envio de serenidade e amor incondicional.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.