Artigos,  Reiki

Procedimento de um terapeuta energético – um modelo experimental

Avaliar a ação de um terapeuta energético mais concretamente de um terapeuta Reiki é ainda uma prática subtil e exigente. Os valores estudados são com pouca variação no entanto surgem indicações de alterações. Devemos talvez pensar que se a ciência ainda não está a conseguir medir, é porque precisa de outro tipo de indicadores ou instrumentos com uma outra sensibilidade. Procedimento de um terapeuta energético – um modelo experimental é um trabalho realizado por Maura Ferreira, Paulo Rodrigues-Santos, Vera Alves, Manuel Santos-Rosa, Silvério Cabrita, do Instituto de Patologia Experimental e do Instituto de Imunologia, da Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra.

Este trabalho recebeu o prémio Hayashi de Investigação Reiki, em Dezembro de 2012.

Energy Healer o tao do reiki

Contexto e objectivos

Os procedimentos de terapeutas energéticos, ganharam popularidade nas últimas décadas, embora envolvendo conceitos polémicos e muitas vezes faltando estudos credíveis. As intervenções de cura energética ganharam popularidade como uma abordagem não-invasiva e não-farmacológica, para o relaxamento, alívio da ansiedade e modificando a percepção da dor. Existe muito pouca evidência para apoiar a aplicação destas técnicas na prática clínica e mais estudos clínicos e laboratoriais são necessários. O objetivo deste estudo é avaliar a possível ação de um procedimento de Reiki sobre os leucócitos do rato.

Materiais e Métodos

Um grupo de dez ratos machos Wistar, com 8 semanas de idade, foram aleatoriamente divididos em dois grupos pequenos de 5 animais cada. O grupo I não foi submetido a qualquer tipo de manipulação e os animais do grupo II foram submetidos a Reiki 15 minutos por dia, três vezes por semana, durante 8 semanas. Após este período, o sangue foi colhido de todos os animais e enviado para avaliar a autofluorescência dos linfócitos e monócitos, sem identificar o grupo de cada animal. Autofluorescência intracelular é geralmente dominada pelos reduzidos nucleótidos piridina (NAD (P) H) e as flavinas oxidadas (FMN, FAD), ambos os quais são potencialmente úteis como indicadores metabólicos celulares. A autofluorescência tem de excitação e de emissão semelhante de isotiocianato de fluoresceína (FITC) e R-ficoeritrina (EPR). Portanto, foi realizada a avaliação através da  medição da autofluorescência em um FITC / RPE dot plot usando um BD FACSCanto citometro de fluxo II.

Resultados

A média de autofluorescência foi aumentada significativamente nos monócitos grupo II (0,76% versus 0,10%; Mann-Withney test p = 0,0238). Linfócitos do Grupo II apresentaram também aumento da autofluorescência (0,10% vs 0,04%), sem significância estatística.

1enery

Não houve diferença significativa na histologia do pulmão entre os dois grupos de animais após 8 semanas do procedimento experimental.

2grafico

Conclusões

Em conjunto, estes resultados preliminares sugerem um aumento da atividade dos leucócitos em animais submetidos ao procedimento de Reiki. Estudos de caracterização da resposta imunitária podem elucidar sobre os efeitos dos processos de um terapeuta energético.

3control

 

Nota: Tradução de João Magalhães, do inglês. No caso de identificar alguma correção necessária à tradução, por favor contate-nos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.